quinta-feira, 25 de julho de 2013

Saudação do Cardeal Rylko na Missa de abertura da JMJ Rio2013

Missa de abertura da JMJ Rio 2013
Saudação do Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanisław Ryłko
Copacabana – Rio de Janeiro
Terça-feira, 23 de julho de 2013

Caríssimos jovens!

Chegou o dia tão esperado por todos vós: a inauguração da XXVIII Jornada Mundial da Juventude. Bem-vindos ao Rio de Janeiro, bem-vindos a esta metrópole brasileira de extraordinária beleza, dominada pela estátua do Cristo Redentor do Santuário do Corcovado. Nos próximos dias esta cidade será a capital da juventude católica proveniente dos recônditos mais distantes do planeta… Após um longo e árduo caminho de preparação nas vossas paróquias e nas vossas comunidades, vos reunistes aqui – uma Igreja jovem, cheia de alegria da fé e de ímpeto missionário! As palavras do salmista nos encorajam: “Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!” (Sal 118,24).

Caros jovens, em nome do Pontifício Conselho para os Leigos, o dicastério do Vaticano ao qual o Santo Padre confiou a organização das Jornadas Mundiais da Juventude, dou-vos as mais calorosas boas-vindas, e saúdo-vos com afeto. Uma palavra de gratidão queremos dirigir aos vossos bispos, aos sacerdotes, aos religiosos e às religiosas, assim como aos formadores leigos que vos acompanharam e guiaram no itinerário de preparação espiritual em vista desta grande aventura da fé, que viveremos juntos aqui no Rio nestes dias. O Senhor reserva para cada um de vós tantas surpresas! Para todos vós serão dias inesquecíveis, dias de importantes descobertas, dias de escolhas decisivas para a vossa vida!

Esta JMJ no Rio é bem particular: após 26 anos a Jornada Mundial da Juventude volta à América Latina, um continente jovem, um continente de esperança. Vale a pena lembrar as palavras que o Beato João Paulo II dirigiu aos jovens durante a JMJ de Buenos Aires no distante 1987: «Quero repetir-vos, mais uma vez – como vos disse no primeiro dia do meu pontificado – que “sois a esperança do Papa”, “sois a esperança da Igreja” /…/ Sim – dizia o Papa – eu também quero repetir convosco: “América Latina: sê tu mesma! Na tua fidelidade a Cristo, resiste àqueles que querem sufocar a tua vocação de esperança”».1  A JMJ do Rio é particular também porque, querida e preparada pelo Papa Bento XVI, será presidida pelo Papa Francisco, o primeiro Papa latino-americano… Realmente as vias do Senhor são imperscrutáveis!

Esta JMJ acontece aos pés da imponente estátua do Cristo Redentor do Corcovado. É Ele o verdadeiro protagonista deste evento! O seu coração bate, movido por um amor infinito por cada um de vós, e os seus braços abertos estão prontos a acolher todos vós! Durante esta JMJ, deixai-vos abraçar por Cristo! Confiai-Lhe todos os vossos anseios, os vossos projetos para o futuro, as vossas alegrias mais profundas, confiai-Lhe também as decisões mais difíceis que sois chamados a tomar, os vossos medos e as inquietações que habitam os vossos jovens corações! A juventude é em si mesma uma enorme riqueza: vós a possuís e deveis fazê-la frutificar! Confiai-a a Cristo! Quem escolhe a Cristo, não perde nada, absolutamente nada, mas – ao contrário – ganha tudo e encontra a felicidade verdadeira e a vida em plenitude!

O tema que guia esta JMJ – como sabeis – é o mandato missionário que Cristo confiou à sua Igreja: “Ide e fazeis discípulos entre todas as nações!” (cf. Mt 28,19). A missão é a razão de ser da Igreja e de cada cristão! Todos somos convidados a ser o sal da terra e a luz do mundo! Durante esta JMJ, Cristo nos chama a sair de nós mesmos – como frequentemente diz o Papa Francisco – pede-nos para abandonar a nossa vida cômoda, derrubar os muros do nosso egoísmo, para ir com coragem às “periferias” geográficas e existenciais do mundo, levando Cristo e o seu Evangelho. Nestes dias fazemos nossas as palavras de São Paulo: “Ai de mim se eu não evangelizar!” (1Cor 9,16) e gritamos a todo o mundo – como nos pede o Santo Padre – «é bom seguir Jesus /…/ é boa a mensagem de Jesus; é bom sair de nós mesmos, para levar Jesus às periferias do mundo e da existência!».2

Cristo precisa de vós, jovens! Precisa da vossa fé jovem, cheia de alegria e de entusiasmo missionário! Cristo conta com cada um de vós!

Caríssimos jovens de todo o mundo! A JMJ do Rio começou! Digo mais uma vez a todos vós: bem-vindos ao Rio de Janeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário