quinta-feira, 25 de julho de 2013

No Hospital São Francisco de Assis, Papa emocionou dependentes químicos


Na noite desta quarta-feira (24), após a intensa agenda de atividades em Aparecida (SP), Papa Francisco se dirigiu ao Hospital São Francisco de Assis da Providência de Deus, no Rio de Janeiro (RJ), para inaugurar um pavilhão dedicado ao atendimento de dependentes de drogas, que entra em funcionamento no final do mês, com 40 leitos. O número deve dobrar até o fim do ano. Um ganho importante para a cidade do Rio de Janeiro, onde vivem mais de 600 mil dependentes químicos e apenas 20 leitos disponíveis para atendimento . O Brasil tem dois milhões de dependentes químicos, sendo 50% na região Sudeste (600 mil no Rio de Janeiro).
As figuras de São Francisco de Assis e do Bom Samaritano foram evidenciadas no discurso do Santo Padre. Citando o momento de conversão definitiva do santo italiano, ao abraçar um leproso, Papa Francisco estendeu seu abraço aos presentes e falou sobre o significado do abraço como acolhida cristã ao mais necessitado. “Precisamos todos de olhar o outro com os olhos de amor de Cristo, aprender a abraçar quem passa necessidade, para expressar solidariedade, afeto e amor”, destacou.
Mas só abraçar não é suficiente. Segundo o Santo Padre, é preciso estender a mão a quem vive em dificuldade, a quem caiu na escuridão da dependência, talvez sem saber como, ao exemplo do Bom Samaritano. Mas que isso não exclui a responsabilidade de cada um pela sua própria recuperação. “Você é o protagonista da subida; esta é a condição imprescindível! Você encontrará a mão estendida de quem quer lhe ajudar, mas ninguém pode fazer a subida no seu lugar. Mas vocês nunca estão sozinhos! A Igreja e muitas pessoas estão solidárias com vocês”, exortou o papa.
E ao final, deixou uma mensagem a todos que lutam contra a dependência química e aos seus familiares: “a Igreja não está longe dos esforços que vocês fazem, Ela lhes acompanha com carinho. O Senhor está ao lado de vocês e lhes conduz pela mão. Olhem para Ele nos momentos mais duros e Ele lhes dará consolação e esperança. E confiem também no amor materno de Maria, sua Mãe. Esta manhã, no Santuário da Aparecida, confiei cada um de vocês ao seu coração. Onde tivermos uma cruz para carregar, ao nosso lado sempre está Ela, nossa Mãe. Deixo-lhes em suas mãos, enquanto, afetuosamente, a todos abençôo.”
Mais informações: Site JMJRio2013
Utilize a #SeguindooPapa em suas redes sociais!

“Durante a JMJ, você acompanha ao vivo, pela televisão, todas as transmissões e a cobertura completa da visita do Papa ao Brasil (Rio de Janeiro e Aparecida), na REDE APARECIDA. #SeguindooPapa”

Nenhum comentário:

Postar um comentário