domingo, 7 de abril de 2013

São João Batista de La Salle - 7 de Abril




Nasceu na França, em Reims, no ano de 1651, dentro de uma família abastada. Perdeu muito cedo seus pais, e foi ele, com este amor alimentado na oração, na vivência dos mandamentos, na vida sacramental, que educou os seus irmãos. E o carisma da educação foi brotando naquele coração chamado à vida religiosa e sacerdotal.
Estudou em Paris, e deu passos concretos de encontro às necessidades no campo da educação: cuidar e educar de maneira virtuosa os homens. Sendo assim, foi uma resposta de Deus para a Igreja.
La Salle teve uma santidade reconhecida pela sociedade. Doze 'irmãos' se uniram a ele nesse projeto de Deus. Esse sacerdote, centrado na Eucaristia, teve suas escolas populares espalhadas pela França, Europa, e hoje, pelo mundo.
São João Batista de La Salle, fundador dos “irmãos das escolas cristãs”, nos prova que quando se tem uma inspiração, e como Igreja, ela fará bem à sociedade, vale a pena nos doarmos, mesmo que a incompreensão nos visite.
Faleceu com quase 70 anos, e é intercessor dos mestres e educadores, para que sejamos na sociedade um sinal de esperança.
São João Batista de La Salle, rogai por nós!

São João Batista de La Salle


São João Batista de La Salle
1651-1719

Fundou a Congregação
Irmãos das Escolas Cristãs
A tradição da família de La Salle, na França, é muito antiga. No século XVII, descendente de Carlos Magno, Louis de La Salle era conselheiro do Supremo Tribunal quando sua esposa, também de família fidalga, deu à luz a João Batista de La Salle, em 30 de abril de 1651, na casa da rua de L'Arbatete, que ainda existe, na cidade de Reims.
O casal não era nobre só por descendência, ambos tinham também nobreza de espírito e seguiam os ensinamentos católicos, que repassaram aos sete filhos. João Batista era o mais velho deles. Dos demais, uma das filhas tornou-se religiosa, entrando para o convento de Santo Estevão, em Reims. Dois outros filhos ocuparam cargos elevados no clero secular, mas João Batista revelou-se o mais privilegiado em termos espirituais.
Desde pequeno a vocação se apresentava no garoto, que gostava de improvisar um pequeno altar para brincar de realizar os atos litúrgicos que assistia com a mãe. Paralelamente, teve no pai o primeiro professor. Apaixonado por música clássica, sacra e profana, toda semana havia, na casa dos de La Salle, uma "tarde musical", onde se apresentavam os melhores e mais importantes artistas da cidade, assistidos pelas famílias mais prestigiadas de Reims. João Batista fazia parte da apresentação, executando as músicas de caráter religioso, o que fez com que o pai o estimulasse a ingressar no coral dos cônegos da catedral. Entretanto, no íntimo, o desejo dos seus pais era que ele seguisse uma carreira política.
Mas esse desejo durou pouco tempo, pois, na hora de definir sua profissão, João Batista confessou que queria ser padre. Seu pai entendeu que não poderia disputar o filho com Deus e ordenou que ele seguisse a voz do Criador, para onde fosse chamado. Ainda jovem, tornou-se coroinha e, com dezesseis anos, era nomeado cônego da catedral de Reims. Como tinha muita cultura e apreciava os estudos, com dezoito anos recebeu o título de mestre das Artes Livres, entrou para a Universidade de Sorbonne e passou a morar no seminário Santo Sulpício, em Paris. Ali se tornou catequista, chegando a ensinar um total de quatro mil crianças, preparando-as para a primeira comunhão.
Ao sair do seminário, João Batista, com vinte e um anos, tinha já perdido o pai e a mãe. Cuidou dos irmãos e depois pôde vestir a batina, em 1678, quando, finalmente, se ordenou sacerdote. Fundou uma escola para a formação de professores leigos e, mesmo em meio a todo esse trabalho, continuou estudando teologia, até receber o título de doutor, em 1681.
Fundou, ainda, a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, que em pouco tempo necessitou da implantação de muitas casas. Tão rápido cresceu a Ordem, que já em 1700 foi possível inaugurar um seminário, onde se lecionava pedagogia, leitura, gramática, física, matemática, catolicismo e canto litúrgico. Ele teve a grata felicidade de ver a congregação comportando setecentos e cinqüenta irmãos, possuindo cento e quatorze escolas e sendo freqüentadas por trinta e um mil alunos, todos pobres.
Aqui no Brasil, os Irmãos das Escolas Cristãs se estabeleceram em 1907, espalhando-se pelos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ele morreu numa Sexta-Feira Santa, no dia 7 abril de 1719, em Rouen, e foi canonizado, em 1900, pelo papa Pio X. São João Batista de La Salle foi proclamado "padroeiro celeste, junto a Deus, de todos os educadores", pelo papa Pio XII.

São João Batista de La Salle

Lembramos hoje, o testemunho santo de João Batista de La Salle, que foi canonizado no ano de 1900 e elevado como patrono principal de todos os mestres e professores. Nascido em 1651 numa pobre família da França, que tinha como reinado, uma certa decadência moral e exclusão dos mais simples.
Desde pequeno, São João foi despertado para duas realidades: a primeira, o chamado ao sacerdócio; a segunda diz respeito a qualidade de vida das crianças e adolescentes. Por ter perdido muito cedo os pais, teve de assumir a educação dos irmãozinhos, sendo assim foi ordenado Sacerdote com 27 anos.
Quanto aos sofrimentos, renunciou tudo e deu aos pobres que precisavam muito mais de carinho, amor e Deus. O santo deste dia, tornou-se o fundador dos Irmãos das Escolas Cristã, conhecido como primeiro instituto de base leiga. Desta forma, La Salle tornou-se precursor do ensino popular generalizado e grande amante dos livros, por isso repetia: "A ciência infla, só a caridade edifica."
São João Batista de La Salle conseguiu transformar a arte de ensinar e educar em apostolado cristão. Dedicado, orante e com espírito de sacrifício, soube viver e morrer em Cristo, portanto com 69 anos de idade entrou na Eternidade.
São João Batista de La Salle, rogai por nós.
São João Batista de La Salle
NascimentoNo ano de 1651
Local nascimentoLa Salle (França)
OrdemFundador de escolas para meninos pobres
Local vidaReims ( França)
EspiritualidadeDe família rica e nobre da cidade Reims, com a idade de quinze anos já tinha grande prestígio social e era considerado como um brilhante aluno em Sorbona (paris). Aos 27 anos de idade, no entanto, a tudo deixou, ordenando-se sacerdote, desprendendo-se de seus bens, da família, e dedicando-se exclusivamente na educação de meninos pobres. Junto aos colaboradores que foram surgindo, fundou uma nova família religiosa: o primeiro Instituto de base leiga, sem a presença de sacerdotes. A esta fundação denominou como " Irmãos das Escolas Cristãs". E apesar de ser íntegro em tudo o que fazia, passou por momentos terríveis de provação, com todos os tipos de perseguições e calúnias. Chegou a pensar que sua presença estorvava o desenvolvimento da obra e dela se afastou. Mas as súplicas dos irmãos persuadiram-no a retornar após alguns meses. Igualmente revolucionária foi sua ação no campo do ensino, com cursos profissionalizantes e professorado. São João Batista de la Salle é considerado como precursor do ensino popular generalizado. Quando faleceu, a nova congregação que começara com doze pessoas (com hábito) era composta de duzentos, distribuídos em 22 casas.
Local morteFrança
Morte7 de abril de 1719, com 67 anos de idade
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoÓ Deus que concedestes inumeráveis Graças ao Vosso filho, São João de La Salle, inspirando-o no desenvolvimento do ensino e aprendizagem, concedei-me também a mim, por sua intercessão, ser sempre feliz nos meus estudos e aprendizado. Por Cristo Nosso Senhor. Amém. São João de La Salle rogai por nós.
DevoçãoAos meninos pobres
PadroeiroDos Professores
Outros Santos do diaEpifânio(bispo); Pelúsio(presbt); Donato, Rufino, Aquilina; Calópio, Ciríaco (mártires); Estanislau, Perpétuo e Saturnino (bispos); Afrates (anacoreta); Hegesipo (conf).
FONTE: ASJ

2 comentários:

  1. Não conhecia a história desse Santo. Sou professor e a partir de hoje, o terei como símbolo dos educadores.

    prof. Charles M.K

    ResponderExcluir
  2. AMÉM prof. Charles M.K!!!

    Oração a São João Batista de La Salle - Padroeiro dos Professores - (7 de abril)

    Ó Deus, que escolhestes São João Batista de La Salle para a educação cristã dos jovens, suscitai na vossa Igreja Educadores que se consagrem inteiramente a formação humana e cristã da juventude.
    Amém.

    ResponderExcluir