domingo, 7 de abril de 2013

São Marcelino - 6 de Abril







Ocupou um cargo eminente no Império Romano entre os séculos IV e V, tanto que o imperador Honório o enviou para a África, em Cartago, devido a uma confusão com os donatistas, que ensinavam que a eficácia dos sacramentos dependia da santidade dos ministros.
Marcelino se aconselhou com seu amigo, Santo Agostinho, que era bispo de Hipona. E juntos, buscaram o bem comum e a paz para aquela cidade.
O santo de hoje foi mártir. Os donatistas vendo nele um entrave para os interesses pessoais, mandaram assassiná-lo.
Pai de família, São Marcelino é exemplo para quem quer doar-se pela verdade e pela justiça.
São Marcelino, rogai por nós!
São Marcelino
+ 411
Marcelino foi um sábio e dedicado religioso, amigo e discípulo de Agostinho, bispo de Hipona, depois canonizado e declarado doutor da Igreja. Entretanto Marcelino acabou sendo vítima de um dos lamentáveis cismas que dividiram o cristianismo. Foram influências políticas, como o donatismo, que levaram esse honrado cristão à condenação e ao martírio.
Tudo teve início muitos anos antes, em 310. O imperador Diocleciano ordenara ao povo a entrega e queima de todos os livros sagrados. Quem obedeceu, passou a ser considerado traidor da Igreja. Naquele ano, Ceciliano foi eleito bispo de Cartago, mas teve sua eleição contestada por ter sido referendada por um grupo de bispos traidores, os mesmos que entregaram os livros sagrados.
O bispo Donato era um desses e, além disso, tinha uma posição totalmente contrária ao catolicismo ortodoxo. Ele defendia que os sacramentos só podiam ser ministrados por santos, não por pecadores, isto é, gente comum. Os seguidores do bispo Donato, portanto, tornaram-se os donatistas, e a Igreja dividiu-se.
Em Cartago, Marcelino ocupava dois cargos de grande importância: era tabelião e tribuno, funcionando, assim, como um porta-voz da população diante das autoridades do Império Romano. Era muito religioso, ligado ao bispo Agostinho, de Hipona, reconhecido realmente como homem de muita fé e dedicação à Igreja. Algumas obras escritas pelo grande teólogo bispo Agostinho partiram de consultas feitas por Marcelino. Foram os tratados "sobre a remissão dos pecados", "sobre o Espírito", e o mais importante, "sobre a Trindade", porém nenhum deles pôde ser lido por Marcelino.
Quando Marcelino se opôs ao movimento donatista, em 411, foi denunciado como cúmplice do usurpador Heracliano e condenado à morte. Apenas um ano depois da execução da pena é que o erro da justiça romana foi reconhecido pelo próprio imperador Honório. Assim, a acusação foi anulada e a Igreja passou a reverenciar são Marcelino como mártir. Sua festa litúrgica foi marcada para o dia 6 de abril, data de sua errônea execução.
São Marcelino
NascimentoNo séc. V
Local nascimentoCartago
OrdemLeigo casado e consagrado
Local vidaNorte da África e Cartago
EspiritualidadeSão Marcelino data do século III. Era muito amigo de santo Agostinho e um alto funcionário do Império. Nessa época a Numídia se encontrava contra África proconsular, os proletários contra proprietários romanos. Marcelino era tabelião e trabalhava no tribunal. Bom pai de família, cristão exemplar, santo Agostinho costumava dizer que era amigo de um homem notável. Por diversas vezes são Marcelino vezes se dirigiu a santo Agostinho para obter esclarecimentos sobre pontos que julgava controvertidos da doutrina cristã. Os donatistas acusaram injustamente são Marcelino de cumplicidade com o usurpador Heracliano, o que fez o conde Marino em 13 de setembro condená-lo à morte. Passado um ano o próprio imperador reconheceu o erro da justiça romana e todas as decisões de Marcelino foram aprovadas. A Igreja passou a honrá-lo como mártir.
Local morteCartago
Morte13 de setembro de 411
Fonte informaçãoO Livro dos Santos
OraçãoSenhor, por intercessão de São Marcelino, concedei-me as graças de que necessito para o meu crescimento espiritual, a fim de que eu possa propagar Vossas maravilhas entre aqueles que me confiastes. Maria, Espelho da Justiça, rogai por nós.
DevoçãoAo combate à heresia
PadroeiroDos injustiçados
Outros Santos do diaMiguel Rua, São Guilherme (abade). São Celestino; (papa); Celso, Prudêncio; Irineu (bispos); Platônides, Ciríaca (confs); Timóteo, Diógenes, Amando, Marcário e Máximo (mártires); Urbano e Geramaro (abades); Eutíquio (patr).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário