HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 23/06/2026
ANO A

Mt 7,6.12-14
Comentário do Evangelho
Entrai pela porta estreita

No Evangelho de hoje, Jesus resume toda a ética das nossas relações humanas em uma única frase, conhecida no mundo inteiro como a Regra de Ouro: “Tudo quanto quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a Lei e os Profetas”. O Senhor não nos pede apenas para “não fazer o mal” (o que seria uma postura passiva), mas nos impulsiona a tomar a iniciativa de fazer o bem. Se queremos compreensão, paciência, respeito e caridade, somos nós os primeiros que devemos oferecer isso aos outros.Logo em seguida, o Mestre nos faz um alerta realista sobre as escolhas que definem o nosso destino eterno: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que levam à perdição”. A porta larga representa a vida facilitada, o egoísmo, o relativismo, o seguir a onda do mundo e o buscar apenas o próprio prazer. A porta estreita, por sua vez, representa o caminho do Evangelho: exige renúncia, fidelidade, amor sacrificial e disciplina espiritual. Jesus não esconde que são poucos os que encontram a porta estreita, mas garante que ela é a única que conduz à Vida verdadeira e eterna.https://catequisar.com.br/liturgia/23-06-2026/
COMENTÁRIO AO EVANGELHO
Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos entram por ela!

Cães e porcos podem simbolizar, respectivamente, as pessoas hostis aos discípulos e os que se deixaram levar pela apostasia. Coisas santas e pérolas podem significar as palavras e as ações aprendidas com Jesus e que se tornarão ensinamentos e sacramentos. A proibição surge como um critério de comportamento para os fiéis que enfrentam as adversidades externas e internas à comunidade de fé. A regra de ouro contida no v. 12 indica a novidade da relação de Deus com o ser humano, e deste com o seu próximo. A imagem das duas portas e dos dois caminhos em oposição é eficaz para se conceber o que resulta de tudo o que Jesus tem ensinado. Como em Deuteronômio 30,15-20, há um caminho que conduz à vida e um que leva à morte. A escolha do discípulo é livre a partir do momento que aprendeu a discernir os efeitos das suas opções e decisões.Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.Fontes: https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/entrai-pela-porta-estreita-porque-larga-e-a-porta-e-espacoso-o-caminho-que-leva-a-perdicao-e-muitos-entram-por-ela-23062026
Reflexão
Encaminhando-nos para a conclusão do Sermão da montanha, Mateus reúne vários ditos de Jesus sobre a prudência, a caridade e a decisão em prol do Evangelho. Iniciamos com a prudência relacionada aos valores do Evangelho e do Reino, considerados sagrados, que nem todos entendem nem estão dispostos a acolher. Só quem tem um coração disponível é capaz de discernir e acolher a Palavra e os valores do Reino. A caridade é definida na chamada “regra de ouro”, ou seja, “façam às pessoas o mesmo que vocês desejam que elas façam a vocês”. O discípulo procura agir sempre pensando no bem do próximo e espera receber o mesmo dele. O difícil, às vezes, está em praticar isso em todos os momentos nas nossas relações com os outros, e assim chegamos ao terceiro dito de Jesus, sobre a decisão: optar pela porta estreita ou pela porta larga. Nem sempre é fácil trilhar o caminho proposto por Jesus, mas é com liberdade que optamos e decidimos pela felicidade ou infelicidade, pela salvação ou condenação.(Dia a dia com o Evangelho 2026)https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/23-terca-feira-12/
Reflexão
«Entrai pela porta estreita»
Rev. D. Lluís ROQUÉ i Roqué(Manresa, Barcelona, Espanha)
Hoje, Jesus nos faz três recomendações importantes. Não obstante, centraremos nossa atenção na última: «Entrai pela porta estreita!» (Mt 7,13), para conseguir a vida plena e sermos sempre felizes, para evitar cair na perdição e deparar-nos condenados para sempre.Se der uma olhada ao seu redor e à sua própria existência, facilmente comprovará que tudo quanto vale, custa, e tendo certo nível elevado está sujeito à recomendação do Mestre: como disseram os Pais da Igreja, com grande profundidade, «pela cruz se cumprem todos os mistérios que contribuem à nossa salvação» (São Joao Crisostomo). Uma vez, no leito da sua agonia, uma anciã que tinha sofrido muito em sua vida, me disse: «Padre, quem não saboreia a cruz, não deseja o céu; sem cruz não há céu».Tudo o que foi dito contradiz a nossa natureza caída, mesmo que tenha sido redimida. Por isso, além de nos enfrentarmos com o nosso natural modo de ser, é preciso ir contra a corrente do ambiente do bem estar, que se fundamenta no materialismo e no incontrolável gozo dos sentidos, que buscam —a preço de deixar de ser— ter mais e mais, obter o máximo prazer.Seguindo a Jesus —que disse «Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não caminha nas trevas, mas terá a luz da vida» (Jo 8,12)—, nos damos conta que o Evangelho não nos condena a uma vida obscura, aborrecida e infeliz, ao contrario, pois nos promete e nos dá a felicidade verdadeira. É só repassar as Bem-aventuranças e olhar àqueles que, depois de entrar pela porta estreita, foram felizes e fizeram a outros afortunados, obtendo —pela sua fé e esperança Naquele que não decepciona—a recompensa da abnegação: «receberá muitas vezes mais no presente e, no mundo futuro, a vida eterna» (Lc 18,30). O “sim” de Maria está acompanhado da humildade, da pobreza, da cruz, mas também pelo premio à fidelidade e à entrega generosa.
Pensamentos para o Evangelho de hoje
- «Quando o sacerdote oferece Jesus no altar e o leva a algum lugar, todas as pessoas deviam de dobrar os joelhos e render ao Senhor, ao Deus vivo e verdadeiro, louvor, glória e devoção» (São Francisco de Assis)
- «A liturgia é “obra de Deus”. Devemos nos dispor através de uma atitude orante, com disciplina, paz (sem pressa!) e reverência: estamos diante de Deus!» (Bento XVI)
- «O caminho de Cristo ‘leva à vida’; um caminho contrário ‘leva à perdição’ (Mt 7, 13). A parábola evangélica dos dois caminhos está sempre presente na catequese da Igreja. E significa a importância das decisões morais para a nossa salvação (…)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 1696)https://evangeli.net/evangelho/feria/2026-06-23
Reflexão
«Entrai pela porta estreita»
Diácono D. Evaldo PINA FILHO(Brasilia, Brasil)
Hoje, o Senhor faz-nos três recomendações. A primeira, «Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos» (Mt 7,6), contrastes em que “bens” são associados a “pérolas” e ao “que é santo”; e “cães e porcos” ao que é impuro. São João Crisóstomo ensina que «os nossos inimigos são iguais a nós quanto à natureza, mas não quanto à fé». Apesar dos benefícios terrenos serem concedidos igualmente aos dignos e indignos, não é assim quanto às graças espirituais”, privilégio daqueles que são fiéis a Deus. A correcta distribuição dos bens espirituais implica zelo pelas coisas sagradas.A segunda é a chamada “regra de ouro” (cf. Mt 7,12) , que compendia tudo o que a Lei e os Profetas recomendaram, tal como ramos de uma única árvore: o amor ao próximo pressupõe o Amor a Deus, e dele resulta.Fazer ao próximo o que se deseja seja feito connosco implica transparência de acções para com o outro, reconhecimento de sua semelhança com Deus, da sua dignidade. Por que razão desejamos o Bem para nós mesmos? Por que o meio de identificação para ser profundamente reconhecidos é a união com o Criador. Sendo o Bem, para nós, o único meio para a vida em plenitude, é inconcebível a sua ausência na nossa relação com o próximo. Não há lugar para o bem onde prevaleça a falsidade e prepondere o mal.Por fim, a “porta estreita”... O Papa Bento XVI pergunta-nos: «O que significa esta ‘porta estreita’? Por que muitos não conseguem entrar por ela? Trata-se de uma passagem reservada a alguns eleitos?» Não! A mensagem de Cristo « é-nos dirigida no sentido de que todos podem entrar na vida. A passagem é ‘estreita’, mas aberta a todos; ‘estreita’ porque exigente, requer compromisso, abnegação, mortificação do próprio egoísmo».Roguemos ao Senhor, que realizou a salvação universal com sua morte e ressurreição, que nos reúna a todos no Banquete da vida eterna.https://evangeli.net/evangelho/feria/2026-06-23
Reflexão
Liturgia: "Sancta sancte tractanda"
REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, o Senhor é incisivo: “as coisas santas têm que ser tratadas santamente” (“Sancta sancte tractanda”, diziam os clássicos). Precisamos de uma nova educação litúrgica! Na Igreja Católica o culto é específico e santo: é “liturgia”, quer dizer, acção de Cristo em nós e connosco (é Jesus Cristo quem me alimenta com o seu Corpo na Comunhão, etc.). Temos de receber com delicadeza esta acção do próprio Deus.A liturgia é “obra de Deus”, onde Ele próprio actua, em primeiro lugar, e nós somos redimidos através da sua acção. Temos de nos dispor através de uma atitude orante, com disciplina, paz (sem pressas!) e com reverência: estamos perante Deus! Devemos ser gratos aos olhos de Deus, até na postura do corpo e na emissão da voz (o que respeita tende a falar com voz “tímida”, porque Deus não precisa de ser despertado aos gritos).—Jesus, desperta em mim uma compreensão íntima perante o sagrado e faz com que me sinta atraído por Ti. Tudo o resto é secundário!https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2026-06-23
Reflexão
A ecologia: temos o dever de considerar a criação como um dom que nos foi confiado
REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, nós nos lembramos que o mundo não existe por si mesmo; provém do Espírito criativo de Deus, da Palavra criadora de Deus. E por este motivo reflecte inclusive a sabedoria de Deus. Na sua vastidão e na lógica omnicompreensiva das suas leis, ela deixa entrever algo do Espírito Criador de Deus. Exorta-nos ao temor reverencial.Precisamente quem, como cristão, crê no Espírito Criador, toma consciência do facto de que não podemos usar e abusar do mundo e da matéria como de um simples objecto da nossa acção e da nossa vontade; que temos o dever de considerar a criação como um dom que nos foi confiado não para a destruição, mas para que se torne o jardim de Deus e assim um jardim do homem.—Diante das múltiplas formas de abuso da terra que hoje vemos, ouvimos como que o gemido da criação, de que fala São Paulo (cf. Rm 8, 22); começamos a compreender as palavras do Apóstolo, ou seja, que a criação espera com impaciência a revelação dos filhos de Deus, para se tornar livre e alcançar o seu esplendor.https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2026-06-23
Comentário do Evangelho
O Sermão do Monte: «Tudo quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles»
.jpg)
Hoje, Jesus Cristo pede-nos para darmos o devido valor à nossa fé e às coisas santas. Jesus trouxe-nos Deus até à terra. Deus connosco! Aí está: na Igreja, na Eucaristia e nos outros sacramentos, na Bíblia (a sua Palavra escrita), nos seus fiéis… Mas, por vezes, há tanto desprezo de Deus… Alguns preferiam um “Deus- palhaço”: se fizeres um pequeno milagre…, se converteres pedras em pão…, se desceres da cruz…, então acreditarei em Ti.- Que fácil é zombar do Deus-humilde! Mas quando o homem despreza Deus, o homem também despreza o homem. Deita um olhar à História!https://family.evangeli.net/pt/feria/2026-06-23
Meditação
A Palavra: dos ouvidos ao coração!
Cercado pelo exército inimigo e com um exército inferior, o rei Ezequias recorre a Deus. A sua oração foi ouvida: Deus o libertou do inimigo opressor. Esse episódio da primeira leitura nos recorda as guerras atuais, nas quais muitos países, equipados de exércitos altamente capacitados, invadem outras nações para subjugá-las e extrair riquezas naturais. A busca incontrolável pelo poder e a ambição por riquezas deixam o coração humano insensível diante do sofrimento humano. O poder se apresenta como uma porta larga com falsas promessas que seduzem muitas pessoas. Por isso, Jesus Cristo nos alerta: “Entrai pela porta estreita”. Em qualquer situação, sempre é mais fácil entrar pela porta larga, já que passar pela porta estreita exige certo sacrifício. Na pedagogia de Jesus, entrar pela porta estreita significa amar a Deus e, por amor a Ele, amar também o próximo. Isso não é fácil.ColetaCONCEDEI-NOS, SENHOR, a graça de sempre temer e amar vosso santo nome, pois nunca cessais de conduzir os que firmais solidamente no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=23%2F06%2F2026&leitura=meditacao
Nenhum comentário:
Postar um comentário