quarta-feira, 11 de outubro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 11,1-4 - 11/10/2023


Abandone-se na presença de Deus por meio da oração

“Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: ‘Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos’. Jesus respondeu: Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome.’” (Lucas 11,1-2)



Jesus ensinava com palavras e com a própria vida. E, mesmo sendo Deus, sempre buscava ocasiões para estar em oração, sempre buscava momentos para estar na presença do Pai.
E foi nesta atitude — de estar em oração, de estar na presença do Pai —, que Jesus despertou no coração dos Seus discípulos o desejo de também aprenderem a rezar. Por isso, os discípulos pediram a Jesus: “Senhor, ensina-nos a rezar”… Foi a partir do exemplo, foi a partir de vê-Lo estando em oração.
Jesus, ao ensinar os Seus discípulos a rezar, ensina-lhes que o essencial da oração está nesta confiança íntima com Deus, que é Pai. Temos um Deus que é Pai.

Jesus, hoje, ensina-nos a termos uma completa confiança e abandono em Deus, por meio da oração

Muitas vezes, imaginamos que é a quantidade de palavras e gestos que dão eficácia na oração, porém, a oração eficaz é aquela que coloca a pessoa que reza nessa intimidade com Deus, como um filho com seu pai, que confia tudo a esse pai.
Intimidade que nos faz reconhecer essa paternidade e, assim, nós podemos confiar em Deus sem reservas, sem a necessidade de depender de outras coisas deste mundo, mas depender unicamente de Deus, que é Pai.
Jesus nos ensina, nessa oração, as coisas básicas da nossa vida: ensina-nos a confiar em Deus o nosso sustento diário, o pão de cada dia, tão necessário para o nosso sustento; ensina-nos que o perdão é um dom de Deus, que nós devemos pedir a Ele essa graça, pedir a graça de perdoar aquelas pessoas que nos ofenderam.
Ele nos ensina a termos confiança na Sua proteção, por isso, nós pedimos que Ele nos livre de cairmos em tentação, ou seja, Jesus hoje nos ensina a termos uma completa confiança e abandono em Deus, por meio da oração.
Quem reza, na verdade, demonstra que confia, que é dependente de Deus, que é Pai e que cuida de cada um de nós!
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário