quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Palavra se fez carne - 10 de outubro, 3ª feira, 27ª Semana do Tempo Comum


10 de outubro, 3ª feira, 27ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 10 de outubro, terça feira da 27ª Semana do Tempo Comum.

- Neste mês missionário, acompanhemos Jesus que continua o seu caminho fazendo o bem, curando doentes, restaurando vidas e visitando pessoas. Coloque no coração amigo e amoroso de Jesus todas as realidades e pessoas que você deseja que sejam encontradas, restauradas e acolhidas por ele. Hoje no povoado de Betânia que fica a poucos quilômetros de Jerusalém Jesus se encontra na casa de amigos, com duas amigas, mulheres que têm muito a nos ensinar, a nos comunicar através de suas atitudes, acolhida e de escuta. Peça ao Senhor a graça de aprender com Marta e com Maria a acolher cotidianamente a pessoa de Jesus e escutar a sua Palavra.

- Abra o coração para acolher o Evangelho de Lucas, capitulo 10, versículos 38 a 42:

Naquele tempo, Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: "Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!" O Senhor, porém, lhe respondeu: "Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada".

- O Evangelho nos apresenta valores que enriquecem nossa vida como cristãos, filhos e filhas de Deus. Um dos primeiros valores é a amizade, Jesus mantinha laços profundos de amizade com Lázaro e suas irmãs Marta e Maria, ambas no texto bíblico tem atitudes diferentes ao encontrar com a pessoa de Jesus. Marta é aquela que vai ao encontro de Jesus e o acolhe em casa, porém, as ocupações que a envolve no cuidado e nos afazeres são muitas e ela quer preparar o melhor para oferecer ao seu amigo Jesus. Maria, no entanto, ocupa-se com a escuta das palavras do Mestre, coloca-se aos seus pés como uma verdadeira discípula, escolhendo assim a melhor parte que não lhe será tirada. É deste encontro com Jesus e na escuta da sua palavra que nasce a força para a missão de amar e servir. Peça ao Senhor a acolhida de Marta e a escuta de Maria para sua vida missionaria, seja na família, no seu trabalho ou em algum serviço de evangelização na Igreja e como Igreja que você é.

- Você procura estar atento à pessoa de Jesus e se dispõe a escutar a sua palavra? O que você tem preparado para Jesus que deseja entrar na sua casa e participar da sua vida? O que predomina mais em sua vida, as atitudes de Marta ou de Maria?

- “Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra.” Marta e Maria representa cada um de nós que somos convidados a receber Jesus em nossa casa e escutar sua palavra. Para que isto aconteça precisamos viver a gratuidade. È o que nos diz José Tolentino Mendonça no seu poema A ousadia do gratuito:

Dá-nos Senhor, a capacidade de um gesto gratuito, pois o gratuito nos salva. Há a luta pela vida, o tráfego apressado e sempre comprometido dos nossos passos, a necessidade do dinheiro, dos bens, disto e daquilo, em nome de quem hipotecamos tempo, esforço e criatividade... Mas, dentro de nós, permanecermos sedentos. Falta-nos, por vezes, um ato puro de liberdade. Um ato que manifeste o que no segredo nós somos. Por isso te pedimos hoje a ousadia de um gesto gratuito: nem que seja abrir uma janela e olhar o céu; nem que seja reparar com ternura no rosto dos que nos rodeiam; nem que seja um frágil minuto de silêncio diante de tua imensidão.

- Termina tua oração agradecendo as oportunidades de encontros que o Senhor te oferece para cultivar atitude de Marta que acolhe e serve e a atitude de Maria que escuta atentamente ao Senhor para que o serviço missionário se torne ainda mais belo.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário