quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Palavra se fez carne - 11 de outubro, 4ª feira, 27ª Semana do Tempo Comum


11 de outubro, 4ª feira, 27ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 11 de outubro, 4ª feira da 27ª Semana do Tempo Comum

Narrador 1: No texto de hoje, Jesus ensina os discípulos a rezarem o Pai-Nosso, que, mais do que uma oração a ser decorada, é um projeto de vida. Peça ao Senhor, nesse momento, para compreender e fazer da oração que Jesus ensinou aos discípulos, a proposta de um verdadeiro seguimento de Jesus.

Escute o Evangelho segundo Lucas, Capítulo 11, versículos de 1 ao versículo 4.

Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.

- Os discípulos, ao verem Jesus rezando, sentem a necessidade de aprender a rezar. Nós também somos chamados a pedir: “Senhor ensina-nos a rezar”. Ensina-nos a ter essa profunda intimidade com o Pai, com Deus, o Senhor de nossas vidas. O Pai-Nosso reúne tudo que desejamos: o pão cotidiano, o perdão, o ser liberto da tentação de desistir do seguimento de Jesus e da proposta de vida de Deus-Pai, a santificação do nome de Deus, enfim que venha o Reino de Deus. Todas essas coisas estão relacionadas com a primeira invocação “Pai”, ou seja, se Deus é nosso Pai, somos irmãos e irmãs e fazemos parte dessa grande família que se reúne ao redor de Deus, tendo Jesus como nosso irmão maior. Mais do que uma oração, o Pai-nosso é uma proposta de um estilo de vida, marcado pela solidariedade e pela irmandade.

- Diante da oração do Pai-nosso, tão conhecida por nós, quais dessas invocações é mais difícil de viver no dia a dia? O que significa chamar Deus de Pai ou de materno Pai? O que significa pedir para que o “Reino de Deus” venha até nós? Quais são as pessoas que você preciso perdoar? Quais são as tentações que te conduzem a desviar do caminho do seguimento de Jesus?

“Ensina-nos a orar...”: é um pedido carregado de humildade, de afeto e de simplicidade. Pedir a Jesus que ensine a orar significa descobrir o caminho a fim de sentir Deus como Alguém que ama. Os discípulos querem descobrir o segredo da confiança e do abandono; querem amar e não ter medo de Deus, já que o encontro de Jesus com o Pai comunica paz, tranquilidade, entrega... Dizia Santo Agostinho:

“Minha prece é meu desejo, meu desejo é minha prece”

- Termine sua oração dando graças a Deus por ser nosso materno Pai e peça a graça de se comprometer com as invocações que estão na oração do Pai-nosso.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário