quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Palavra se fez carne - 08 de outubro, 27ª Domingo do Tempo Comum


08 de outubro, 27ª Domingo do Tempo Comum


- Hoje é dia 08 de outubro, 27ª Domingo do Tempo Comum.

- O Evangelho de hoje revela que, quando as pessoas rompem a aliança com Deus e se afastam d’Ele, a vinha fica estéril. Quando uns poucos se apropriam dela como donos, ela passa a ser o lugar da espoliação, da devastação, da morte e deixa de ser espaço para a convivência fraterna e solidária. De fato, contemplando a “grande Vinha do Senhor”, percebemos que o poder-dominação sobre a natureza e o consumismo exacerbado destruiu o sentido cordial das criaturas e legou-nos um devastador vazio existencial. Refletindo sobre isso comece tua oração.

- Escute o Evangelho segundo Mateus, Capítulo 21, versículos 33 a 43:

Naquele tempo, Jesus disse aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo: "Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas, e construiu uma torre de guarda. Depois, arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: 'Ao meu filho eles vão respeitar'. Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: 'Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!' Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros?" Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: "Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo". Então Jesus lhes disse: "Vós nunca lestes nas Escrituras: 'A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?' Por isso, eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos".

- A parábola do evangelho de hoje aponta para uma relação de acolhida agradecida e reconhecida para com a Vinha, pois ela é o lugar no qual não só existimos, mas somos chamados a uma plenitude de vida, em aliança e comunhão com o Deus Trindade. Somos todos “lavradores” encarregados de tornar a vinha fecunda. Somos todos “lavradores” que temos de prestar contas a Deus dos frutos de sua vinha, que não nos pertence. Assim, o exercício do senhorio, ou a dominação, por parte do ser humano, deve significar respeito à ação criativa divina e contribuir com o crescimento e a evolução da natureza em todas as suas dimensões; igualmente, cuidado com o meio ambiente para fazer dele uma fonte de bênçãos, ou seja, de comunhão com todos e, a partir dele, crescer em harmonia interior e estreitamento de relações com o próprio Criador. Reflita sobre como você está cuidando dessa vinha exterior que é planeta terra e da vinha interior que é seu coração.

- Uma leitura honesta do texto do evangelho de hoje nos move a fazer-nos graves perguntas: Estamos produzindo em nossos tempos os frutos que Deus espera de sua vinha: justiça para com os excluídos, solidariedade, compaixão para com quem sofre, a vivência do perdão...?

- “Por isso, eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos", diz o evangelho. Deus não deixou de esperar os frutos da sua Vinha, mas, em vez de Israel ouvir os profetas que Deus mandou, os vinhateiros os maltratavam. Tomado de amor, Deus envia seu Filho predileto. Como resposta, os chefes do povo irão chegar ao cúmulo de sua infidelidade matando o Filho cuja herança é a vinha (o povo). Mas, a morte do Filho abrirá uma nova etapa no Plano de Deus. Quais são os frutos que o Pai espera da sua vinha? Dom Helder Câmara assim dizia num poema:

Reparte teu pão, porque há irmãos famintos que não podem esperar...
Reparte justiça, porque há irmãos oprimidos cansados de tanto esperar...
Reparte o amor, porque a terra inteira anda sedenta de compreensão e de amor-Amor.

- Termina tua oração dizendo ao Senhor os frutos que deseja repartir na sua vinha. Apresente a ele também o desejo de cuidar da sua criação.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário