quarta-feira, 11 de outubro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 10,38-42 - 10/10/2023


Reserve, em sua vida, um espaço especial para o Senhor

“Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: ‘Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!’ O Senhor, porém, lhe respondeu: ‘Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada'”. (Lucas 10,40-42)



Parar para escutar o Senhor, estar aos pés d’Ele e em oração tem sido para muitos um grande desafio. Muitos têm encontrado uma grande dificuldade em fazer isso, principalmente nestes nossos tempos. Conseguimos tempo para tudo, mas quando se trata de reservar um espaço do nosso dia para vivermos um recolhimento, para estarmos na presença do Senhor, para escutarmos a Sua Palavra, logo já tratamos de arrumar, de inventar uma outra atividade.
Vamos vivendo a agitação do dia, vamos nos preocupando com diversas coisas e nos esquecemos do essencial, esquecemo-nos de nos relacionar com o Senhor, de estar aos Seus pés.
Meus irmãos, a conversão sincera nasce da escuta, nasce daquilo que o Senhor tem para nos ensinar, daquilo que Ele tem para nos falar. E quando não damos tempo para escutar, para estar com o Senhor, dificilmente vamos viver este processo de conversão porque vamos achar que está tudo bem.
Precisamos voltar a dar espaço para o Senhor em nossa vida. Jesus nos dá a entender que essa escuta atenta, esse “estar aos Seus pés” deve ser a parte preferida do nosso dia, deve ser o melhor momento do nosso dia.
Se queremos verdadeiramente cumprir este mandamento do amor a Deus, devemos dar esse espaço a Deus na nossa vida.

Quando se trata de reservar um espaço do nosso dia para estarmos na presença do Senhor, logo já tratamos de arrumar uma outra atividade

O Evangelho, hoje, ao se referir a Maria, que deu preferência para estar aos pés de Jesus e escutá-Lo, vai dizer que Maria escolheu a melhor parte. Maria escolheu dar tempo para escutar o Senhor.
Por isso,  Jesus também afirma que a melhor parte, aquilo que Maria escolheu, não lhe será tirado, justamente já aludindo ao fato de que a parte de Marta — que foi a sua agitação, as suas preocupações —, perde-se, passa. Precisamos também estar em contemplação, em escuta; escuta que dá significado àquilo que nós fazemos. A contemplação dá sentido para o nosso trabalho, para as nossas atividades apostólicas.
Podemos realizar muitas outras atividades, mas será a partir da contemplação que todas essas atividades terão um sentido e um significado, terão uma eficácia, porque Jesus já nos disse: “Sem mim nada podeis fazer”. Precisamos buscar a presença do Senhor!
Maria, ao se abastecer dos ensinamentos de Jesus, ficou apta não apenas para ajudar Marta, mas também para ensinar a muita gente: é preciso estar na presença do Senhor.
Que possamos sempre dedicar uma considerável parte do nosso dia para estarmos aos pés de Jesus, para escutá-Lo, para amá-Lo; dar tempo para o outro, dar tempo para escutar o Senhor, que, muitas vezes, nos fala nos momentos de contemplação e oração.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário