segunda-feira, 17 de julho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 10,34–11,1 - 17/07/2023


Deixe Cristo ocupar o primeiro lugar no seu coração

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra’”. (Mateus 10,34-35)



Meus irmãos e minhas irmãs, onde está o nosso Príncipe da Paz? Onde está aquele Jesus que disse ser manso e humilde de coração a partir da Leitura desse trecho do Evangelho?
Na verdade, Jesus veio nos tirar daquela falsa paz, aquela paz que tem a ver com morte, com comodismo, com inércia, com parasitismo, com “água parada”, com uma vida sem sentido. É dessa falsa paz que Jesus veio nos tirar!
Ele veio nos tirar do sofá, das tocas digitais, dos nossos esconderijos e das nossas cavernas, porque nós somos tendenciosos a nos acomodar e a viver uma vida à margem das realidades, viver uma vida longe daquelas situações que nos causam incômodo.
Mesmo que tenha sido um pai, uma mãe, um irmão, uma sogra que tenha nos jogado numa situação de comodismo e de desistência da vida, Cristo está acima de qualquer relacionamento.

Colocando Jesus em primeiro lugar na nossa vida, todas as outras relações ocupam o seu devido lugar

Muitas vezes, algumas pessoas que entram na nossa vida não vêm para somar, mas para atrapalhar. Alguns relacionamentos nos tiram e nos afastam de Deus. Podem existir relações doentias, até mesmo dentro de casa: um pai e uma mãe podem afastar os filhos de Deus pelo contratestemunho, pela distância dos valores do Evangelho.
Ninguém pode ser uma desculpa para não amarmos Jesus Cristo, ninguém pode ser um empecilho. Se uma mulher cristã quer viver a sua fé, ir a sua missa dominical, as implicâncias do marido não podem roubar a sua relação com Cristo.
Cristo está acima de qualquer relacionamento. Somente quando Ele ocupar, de fato, o primeiro lugar é que as outras relações serão harmoniosas. Porque nos enganamos pensando que, colocando em primeiro lugar as pessoas, talvez sobre um lugar para Cristo.
Jesus deve basilar todas as nossas relações humanas. A relação de um pai com um filho se torna plena quando Cristo é Senhor de ambos. A relação entre o marido e a mulher é fecunda quando Cristo é a razão da vida dos dois.
Que a espada do amor de Cristo — que fala o Evangelho — seja instrumento de cura para todos os relacionamentos. Que este incômodo sadio que Jesus provoca possa curar as nossas relações doentias. E colocando Jesus em primeiro lugar na nossa vida, todas as outras relações ocupam o seu devido lugar.
Sobre vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário