sexta-feira, 28 de abril de 2023

Palavra se fez carne - 28 de abril, 6ª feira, 3ª Semana da Páscoa


28 de abril, 6ª feira, 3ª Semana da Páscoa


- Hoje é dia 28 de abril, 6ª feira da 3ª semana da Páscoa.

- No evangelho de hoje Jesus diz às autoridades e a seus discípulos que se não comermos e bebermos da carne e do sangue do Filho do Homem, ou seja, se não estivermos em comunhão com Jesus, não teremos a vida em nós. Ou acreditamos que Jesus Cristo é o Senhor ou morreremos, nos alimentando do que não sacia verdadeiramente a fome e sede de vida e amor. Peça ao Senhor a graça de viver em comunhão com Ele.

- Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 6, versículos 52 a 59:

“Naquele tempo, Os judeus discutiam entre si: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” Jesus disse: “Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem consome a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem consome a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que me consome viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram – e no entanto morreram. Quem consome este pão viverá para sempre”. Jesus falou estas coisas ensinando na sinagoga, em Cafarnaum.”

- Mais uma vez, Jesus esbarra com a dureza do coração humano, o qual parece incapaz de chegar ao nível proposto pelo Mestre. Um dos elementos mais significativos desse evangelho é a indicação de que comer da carne e beber do sangue são condições indispensáveis para ter a vida. É, portanto, um momento crucial de decisão, é preciso “sair de cima do muro”, escolher estar com Jesus ou com os mestres da Lei. O Cristo conduz, assim seus interlocutores para decidirem o que realmente querem. Comer a carne significa comunhão plena de vida, relação íntima, por isso, quem comer viverá por causa Dele. Contemple, neste dia, o Mistério Eucarístico tantas vezes vivenciado de qualquer forma, sem a devida profundidade.

- Na sua vida, como considera a comunhão com Cristo? Como se preparo para a comunhão?

- “Este é o pão que desceu do céu.”, nos diz o evangelho de hoje. E Diz o Cardeal José Tolentino Mendonça:

“Todas as vidas reentram na imagem diária, quase banal, do pão é partido e repartido. Porque as vidas são coisas semeadas, que crescem, amadurecem, são colhidas, trituradas, amassadas: são como o pão.
Porque não apenas nós saboreamos e consumimos o mundo: dentro de nós damo-nos conta que também o mundo, o tempo, nos consome, esboroa, devora. Por boas e por más razões, ninguém permanece inteiro.
Somos uma massa que se rasga, um miolo que se desfaz, uma espessura que se reduz, um alimento que é distribuído. A questão é saber com que consciência, com que sentido, com que intensidade vivemos este processo inevitável
....
Para nós, cristãos, a Eucaristia é o lugar vital da decisão sobre o que fazer da nossa vida. Porque todas as vidas são pão, mas nem todas são “eucaristizadas”, ou seja, configuradas em Cristo e assumidas, no seu seguimento, como entrega radical de si, oferta, dom vivo, serviço de amor incondicional”.

- Termina tua oração pedindo a Deus Pai que te ajude a tornar-se pão, eucaristia, vida partida e repartida, doada...

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário