sexta-feira, 28 de abril de 2023

Palavra se fez carne - 22 de abril, sábado, 2ª Semana da Páscoa


22 de abril, sábado, 2ª Semana da Páscoa


- Hoje é dia 22 de abril, sábado da 2ª semana da Páscoa

- O Evangelho de hoje nos enche de alegria e confiança! Jesus está conosco, não é preciso ter medo! Jesus que caminha sobre as águas do mar da Galileia, vem ao nosso encontro como foi ao encontro dos seus discípulos, em cima das águas. Peça ao Senhor que aumente sua confiança Nele.

- Escuta o Evangelho de João, capítulo 6, versículos de 16 a 21:

“Ao entardecer, os discípulos desceram à beira-mar. Entraram no barco e atravessaram o mar em direção a Cafarnaum. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo a eles. Soprava um vento forte, e o mar estava agitado. Os discípulos tinham remado cerca de vinte e cinco ou trinta estádios, quando avistaram Jesus andando sobre as águas, aproximando-se do barco; e ficaram com medo. Jesus, porém, lhes disse: “Sou eu. Não tenhais medo!” Queriam, então, recebe-lo no barco. E, sem demora, o barco chegou à terra para onde se dirigiam”.

- O barco da nossa vida, muitas vezes é agitado pelas ondas do medo, da surpresa, pelas dificuldades do dia a dia e tantas outras realidades. Como para os discípulos acolha o apelo de Jesus “não tenha medo sou eu”. Ele prometeu igualmente que estaria conosco. Convide Jesus a entrar no seu barco como amigo, companheiro de jornada no dia a dia. Peça que Ele te dê coragem.

- Quais pessoas precisam também ouvir “não tenhas medo” de Jesus, tendo você como instrumento? Que palavras de consolo ou gestos de solidariedade podem concretizar uma autêntica ajuda ao próximo?

- “Sou eu. Não tenhais medo!”, nos diz Jesus. Sinta o olhar que Jesus te dirige e ouça ele dizer: “Coragem! Não tenhas medo, eu estou com você!”. Responda a Jesus como o Pe. Zezinho na música A Barca”:

Tu, te abeirastes da praia, / não buscaste nem sábios nem ricos, / somente queres que eu te siga.
Tu, sabes bem que em meu barco / eu não tenho nem ouro nem espadas, / somente redes e o meu trabalho.
Tu, minhas mãos, solicitas, / meu cansaço, que a outros descanse, amor que almeja seguir amando.
Tu, pescador de outros lagos, / ânsia eterna, de almas que esperam, / bondoso amigo que assim me chamas.
Senhor, tu me olhaste nos olhos/ a sorrir pronunciaste o meu nome. / Lá na praia, eu larguei o meu barco, junto a ti, buscarei outro mar.

- Peça ao Senhor que permaneça no barco da sua vida. Converse com ele sobre as dificuldades que enfrenta, a alegrias que sente pela sua presença ao seu lado.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. AMÉM


Nenhum comentário:

Postar um comentário