sexta-feira, 28 de abril de 2023

Palavra se fez carne - 23 de abril, 3º Domingo da Páscoa


23 de abril, 3º Domingo da Páscoa


- Hoje é dia 23 de abril, terceiro domingo do Tempo Pascal

- Estamos no tempo do Ressuscitado. Cristo vive no meio de nós e somos convidados a perceber os sinais da sua presença para sermos as suas testemunhas. Peça a Deus a graça de perceber os sinais de Sua presença no meio de nós e de levar uma vida que se empenhe em mostrar essa presença transformadora para que o mundo seja melhor.

- Escuta alguns versículos que estão presentes no Evangelho segundo Lucas, capítulo 24, versículos 13 a 35:

Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. Então Jesus perguntou: “O que ides conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?” Ele perguntou: “O que foi?” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham visto. A ele, porém, ninguém viu.” Então Jesus lhes disse: “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?” E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Jesus entrou para ficar com eles. Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?” Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.

- Somos convidados a ser testemunhas do Ressuscitado. Aquele que fez a experiência de conviver com Jesus, que foi cativado por Ele, não consegue mais, mesmo que queira, esquecê-lo. Isto significa que devemos comunicar a alguém o que experimentamos dentro de nós. Converse com Deus sobre o teu testemunho para que Ele te dê olhos para enxergar a presença do Ressuscitado no meio de nós e um coração aquecido pelas Suas palavras.

- Sabes enxergar a presença de Deus nos acontecimentos da vida? Consegues abrir o teu coração para acolher a Palavra do Senhor? Te sentes comprometido com a missão de anunciar?

- “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?” Jesus caminha conosco. O caminho se abre ao encontro dos nossos anseios e desejos mais profundos e nos conduz para o mistério da plenitude de vida que Deus nos oferece. Se o nosso coração está ardendo, certamente é o Senhor que está falando conosco. Ouça e faça no teu íntimo essa oração de F. Ulíbarri:

Fica, Senhor, porque já está ficando tarde,
o caminho é longo e o cansaço grande.
Fica para dizer-nos tuas palavras vivas,
que aquietam a mente e inflamam a alma.
Mantém inquietos nossos corações lerdos,
dissipa nossas dúvidas e temores.
Olha-nos com teus olhos de luz e vida,
devolve-nos a ilusão perdida.
Fica e limpa-nos o rosto e as entranhas;
queima esta tristeza, dá-nos esperança.
Fica e renova valores e sonhos;
dá-nos de novo tua alegria e tua paz.
Fica, Senhor, porque já está ficando tarde,
o caminho é longo e o cansaço grande.

- Termine tua oração pedindo a graça de reconhecer a presença do Ressuscitado em tua vida, já no caminho que fazes. Assim, esta jornada se torna uma peregrinação de fé, na escuta que conduz ao reconhecimento de que Jesus está em nós e entre nós quando Ele parte o pão e nós o repartirmos com nossos irmãos. Sinta teu coração ardendo de amor pela missão que tens de testemunhar o Senhor que vive no meio de nós.

- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo; como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário