quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Palavra se fez carne - 16 de fevereiro, 5ª feira, 6ª semana do Tempo Comum


16 de fevereiro, 5ª feira, 6ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 16 de fevereiro, 5ª feira da 6ª semana do Tempo Comum.

- A narrativa do evangelho de hoje nos convida a contemplar o caminho de Jesus com os discípulos. Eles já ouviram e experimentaram muita coisa a partir da convivência com o mestre. Jesus pergunta quem as pessoas dizem que Ele é e, após ouvir as diversas opiniões, volta a pergunta para eles: “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Em sua caminhada com Jesus, você certamente já vivenciou e testemunhou várias experiências. Peça ao Senhor a graça de confessar a fé em Jesus, coragem para reconhecer e abraçar o verdadeiro sentido da sua vida e missão.

- Escuta o Evangelho Segundo Marcos, Capítulo 8, versículos 27 a 33:

Naquele tempo, Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: "Quem dizem os homens que eu sou?" Eles responderam: "Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas". Então ele perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Pedro respondeu: "Tu és o Messias". Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: "Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens".

- Embora caminhando com Jesus, os discípulos não reconhecem a exigente profundidade do seu mistério. Pedro o reconhece apenas com palavras: “Tu és o Messias”, não compreende o sentido da afirmação que ele próprio faz. Quando Jesus explica o significado da sua missão, Pedro o repreende, não aceita que o a dor, o desafio da cruz é consequência na vida de quem abraça o projeto da construção do Reino. Jesus é duro com Pedro, o chama de satanás, ou seja, aquele que afasta os outros do caminho de Deus. Peça ao Senhor que ajude você a amadurecer cotidianamente na fé em Cristo e assim a adentrar na profundidade do seu mistério; coragem para segui-lo na desafiadora e apaixonante missão de anunciar e testemunhar seu projeto de amor, tornando esse mundo mais humano, justo, feliz...

- Jesus hoje, dirige a você a pergunta: “E tu, quem dizes que eu sou?”. Qual sua resposta? Como discípulo de Jesus, você busca caminhar com Ele, reconhecendo sua missão? Procura ser fiel no seguimento e colaborar com Ele na construção do Reino no dia a dia? Você tem consciência que a dor, a cruz, pode ser consequência, fazer parte, da vida de quem segue e assume o projeto de vida de Jesus?

- Diz o evangelho “...Começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias”. Jesus é o Messias que contradiz o desejo de muitos, por amor assume todas as consequências, na certeza que a resposta final é o bem maior: a vida, o amor. Em seu texto: Definitivo – Um poema sobre a dor e o sofrimento, Carlos Drummond de Andrade, diz:

“...A cada dia que vivo,
mais me convenço de que
o desperdício da vida está no amor que não damos,
nas forças que não usamos,
na prudência egoísta que nada arrisca,
e que, esquivando-se do sofrimento,
perdemos também a felicidade.

A dor é inevitável.

O sofrimento é opcional.”

- Termina sua oração, pedindo ao Senhor a graça de a cada dia, abraçar amorosa e fielmente o projeto de Deus, como Jesus o fez e não permita que ninguém afaste você da sua missão cristã.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário