quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mc 8,22-26 - 15/02/2023


Deixe o Espírito Santo clarear a sua visão

“Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, pôs as mãos sobre ele, e perguntou: ‘Estás vendo alguma coisa?’ O homem levantou os olhos e disse: ‘Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam’. Então Jesus voltou a pôr as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez” (Marcos 8,23-25).



As curas que Jesus realizava sempre foram carregadas de um sentido muito mais profundo do que apenas uma cura física, até porque Jesus não era um curandeiro nem fazia das curas motivo para ser conhecido. Acima de tudo, Jesus era alguém que tinha profunda atenção com as pessoas.
E aqui, nessa cura, não foi diferente; aqui, os gestos de Jesus demonstram que Ele tinha paciência e atenção com as pessoas. Jesus pegou o cego pela mão e o levou para fora, ou seja, Ele quis estar à parte com aquele cego, no lugar à parte com ele, reservado com aquele homem. Depois, cuspiu em seus olhos, pôs a mão sobre ele e perguntou: “Estás vendo alguma coisa?”.

Jesus deseja nos dar uma visão nítida sobre nós mesmos e também sobre as pessoas

Jesus, depois de dialogar com o cego — que disse estar vendo homens que pareciam como árvores que andavam —, toca novamente naquele homem que volta a enxergar com clareza. E é interessante notarmos que Jesus realiza uma cura em duas etapas, e aí poderíamos nos perguntar: “Mas por que Jesus não curou o cego de uma vez só, numa única etapa?”. E aí, meus irmãos, podemos compreender que a obra de Deus em nossa vida deve acontecer diariamente. A cada dia, o Senhor é capaz de realizar uma obra nova em nossa vida, Ele é capaz de nos fazer enxergar cada vez melhor a Sua vontade.
E esse processo é gradual, nem sempre nós vamos enxergar tudo de uma vez, de imediato e com clareza. Às vezes, no início da nossa caminhada, no início do nosso processo de conversão, não vamos enxergar tudo rapidamente com clareza. Acabamos por tirar, às vezes, conclusões precipitadas e equivocadas.
O cego disse: “Vejo homens como árvores”, enxergamos os acontecimentos e as pessoas, muitas vezes, na superficialidade; fazemos o nosso ajuizamento delas e assim continuamos na cegueira, mas Jesus deseja nos dar uma visão nítida sobre nós mesmos e também sobre as pessoas.
E quando nós nos colocamos em oração, nesse processo gradual de cura, somos conduzidos pelo Senhor, é Ele quem nos pega pela mão. E ainda que sejamos incapazes de caminhar sozinhos, é o Senhor quem nos leva, Ele quem nos dá a visão clara sobre as coisas e sobre as realidades.
Por isso Jesus não cura somente o nosso interior, mas Ele cura também as nossas relações. É através desse nosso contato diário com o Senhor, na oração, que o Espírito Santo vai clareando a nossa visão, que o Espírito Santo vai nos dando discernimento, vai iluminando a nossa fé e a nossa inteligência. O Senhor deseja gradualmente nos curar para que possamos enxergar com nitidez todas as realidades.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário