quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mc 8,27-33 - 16/02/2023


Busque ter a sua experiência pessoal com o Senhor

“Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho, perguntou aos discípulos: ‘Quem dizem os homens que eu sou?’ Eles responderam: ‘Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas’. Então ele perguntou: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’ Pedro respondeu: ‘Tu és o Messias’” (Marcos 8,27-29).



Um bom discípulo é aquele que compreende a missão do seu mestre, conhecendo a sua identidade. E para que nós possamos conhecer bem uma pessoa, precisamos fazer a nossa experiência pessoal. Por mais que nós ouçamos falar de alguém, de fato, só vamos compreender com profundidade quem é aquela pessoa, conhecendo a sua identidade, quando nós fazemos a nossa experiência com aquela pessoa; do contrário, nós vamos ficar somente com as impressões, com as opiniões dos outros. E nem sempre a experiência do outro é capaz de nos revelar a verdade sobre aquela pessoa.
Bom, certamente nós conhecemos Jesus Cristo, já ouvimos falar d’Ele. Com certeza, alguém já nos falou sobre Jesus Cristo, mas se, de fato, nós quisermos conhecê-Lo em profundidade, saber mesmo quem é Jesus Cristo, não podemos ficar somente no “ouvir falar” sobre Jesus.

Jesus deseja nos conduzir a uma experiência pessoal com Ele

É preciso ir além, é preciso ir até a experiência pessoal. Precisamos fazer a nossa experiência pessoal com o Senhor. O testemunho dos outros é importante, nos conduz, ilumina a nossa fé, mas, no momento da provação, no momento da luta, o que nos manterá na fidelidade ao Senhor, na fidelidade do discipulado do Senhor, é a nossa experiência pessoal.
Alguns diziam — vai dizer a Palavra — “Tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas. Mas e vós, quem dizeis que eu sou?”. Meus irmãos, Jesus deseja nos conduzir a uma experiência pessoal com Ele, com a Sua pessoa. E será nessa experiência pessoal que Ele nos revelará a verdadeira identidade e a missão.
“Tu és o Cristo, o Messias.” Pedro, falando em nome de todo o grupo dos discípulos, responde prontamente: “Tu és o Messias, tu és aquele que veio para nos salvar, o ungido do Senhor”. E é a partir da experiência pessoal que somos sustentados no seguimento.
Peçamos, hoje, meus irmãos, a graça de conhecermos o Senhor por nós mesmos, mesmo que nós já tenhamos ouvido falar de Jesus Cristo, queiramos também fazer a nossa experiência pessoal. Porque quando chegar o tempo da provação, o tempo do sofrimento, o que nos sustentará não vai ser a experiência do outro, mas sim a experiência do meu conhecimento de Jesus Cristo, a minha experiência pessoal com Ele.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário