Tema do dia
O PAI DO CÉU DARÁ O ESPÍRITO SANTO A QUEM O PEDIR
Diante dos desvios de comportamento, o apóstolo Paulo lembra – não só aos gálatas, mas também a nós! – que a Fé não é uma retribuição que merecemos pela observância da Lei, mas é Dom que nos é dado quando acolhemos a Mensagem de Jesus e vivemos a experiência do Espírito.
Fonte: Arquidiocese BH em 08/10/2020
As palavras dos Papas
«Pedi e ser-vos-á dado; procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á» (Lc 11, 9). Com estas palavras, Jesus convida a dirigirmo-nos com confiança ao Pai, sejam quais forem as nossas necessidades. (...) Com efeito, «Pedir» é reconhecer, na pobreza, que tudo é dom do Senhor e de tudo se deve dar graças; «procurar» é abrir-se, na obediência, à descoberta quotidiana da via a seguir no caminho da santidade, segundo os desígnios de Deus; «bater» é pedir e oferecer aos irmãos, com coração casto, os dons recebidos, esforçando-se por amar a todos com respeito e gratuidade. (...) «Pedir», «procurar», «bater» significa também olhar para trás, para a própria existência, trazendo à mente e ao coração o que o Senhor realizou, ao longo dos anos, para multiplicar os talentos, para aumentar e purificar a fé, para tornar mais generosa e livre a caridade. Por vezes, isto aconteceu em circunstâncias alegres, outras vezes por caminhos mais difíceis de compreender, talvez passando até pelo misterioso crisol do sofrimento; porém, sempre abraçados por aquela bondade paterna que caracteriza a sua ação em nós e através de nós, para o bem da Igreja (cf. Conc. Ecum. Vat. II, Const. dogm. Lumen gentium, 43). (...) Sem Ele nada existe, nada tem sentido, nada tem valor, e o vosso «pedir», «procurar» e «bater», tanto na oração como na vida, diz respeito também a esta verdade. (Papa Leão XIV, Homilia de 9 de outubro de 2025)
Oração para antes de ler a Bíblia
Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.
Quinta-feira, 27ª Semana do Tempo Comum, Ano Par (II)
Cor: Verde
27ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira - 08/10/2026
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.
1Ó gálatas insensatos, quem é que vos fascinou? Diante de vossos olhos, não foi acaso representado, como que ao vivo, Jesus Cristo crucificado? 2Só isto quero saber de vós: Recebestes o Espírito pela prática da Lei ou pela fé através da pregação? 3Sois assim tão insensatos? A ponto de, depois de terdes começado pelo espírito, quererdes terminar pela carne? 4Foi acaso em vão que sofrestes tanto? Se é que foi mesmo em vão!
5Aquele que vos dá generosamente o Espírito e realiza milagres entre vós, faz isso porque praticais a Lei ou porque crestes, através da pregação?
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório Lc 1,69-70.71-72.73 e 75 (R. cf. 68)
27ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira - 08/10/2026
— Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!
— Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!
— Fez surgir um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servidor, como falara pela boca de seus santos, os profetas, desde os tempos mais antigos.
— para salvar-nos do poder dos inimigos e da mão de todos quantos nos odeiam. Assim mostrou misericórdia a nossos pais, recordando a sua santa Aliança.
— e o juramento a Abraão, nosso pai, de conceder-nos que, libertos do inimigo, a ele nós sirvamos sem temor em santidade e em justiça diante dele, enquanto perdurarem nossos dias.
Evangelho (Lc 11,5-13)
27ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira - 08/10/2026
Se vós, mesmo sendo maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Abri-nos, ó Senhor, o coração para ouvirmos a palavra de Jesus!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’,7 e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá.
11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Oração para depois de ler a Bíblia
Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.




.jpg)


.gif)
Nenhum comentário:
Postar um comentário