quinta-feira, 13 de outubro de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 11,47-54 - 13/10/2022


Indique ao próximo o caminho para o Céu

“Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar” (Lucas 11,52).



Meu irmão e minha irmã, Nosso Senhor, através deste Evangelho, chamou a atenção dos doutores da Lei, daqueles que estavam à frente de um povo. Eles eram dotados da ciência, estudados; tinham a Palavra na cabeça, mas faltava ter a Palavra no coração, faltava ter essa Palavra nas atitudes. E, infelizmente, eles até eram bonitos por fora, mas por dentro estavam cheios de corrupção.
Meus irmãos, esta reflexão que o Senhor fez com os Seus discípulos: a atenção, a chamada de atenção para com os doutores da Lei, e esse ensinamento que Ele deu aos discípulos e dá a cada um de nós, Ele quer dizer o seguinte: “Olha, tomem cuidado! Não basta ter a Palavra na mente, mas é preciso ter essa Palavra nas atitudes”.
E, depois, o Senhor até citou que os pais mataram e eles estavam edificando túmulos, ou seja, eles estavam concordando com a morte dos profetas, dos homens de Deus. O Senhor disse a eles que prestariam conta do sangue que foi derramado. Eles tinham a chave da ciência, tinham a sabedoria, mas não estavam dispondo essa sabedoria com misericórdia, não estavam ensinando ao povo de Deus o caminho. E Jesus foi até duro aqui, não é!? — “Olha, vocês não entram no Reino e não estão deixando outros entrarem”.

Façamos o caminho para o Céu e vamos indicar também às pessoas o caminho do Céu

Estejam atentos, fariseus, doutores da Lei; estejamos atentos também nós! Nós que recebemos a graça do batismo também precisamos fazer jus ao batismo que nós recebemos. Viver o profetismo, acolher o profeta, acolher os homens de Deus, mas também viver o profetismo, ou seja, viver o nosso batismo.
Também recebemos a incumbência de viver a Palavra, de ensinar a Palavra e de apontar para as pessoas o caminho do Céu e não o caminho do inferno.
Estejamos atentos, meus irmãos, façamos um exame de consciência, diante de tudo aquilo que nós recebemos de Deus, a graça de sermos filhos de Deus, a graça de termos a vida. Devemos usá-la, devemos praticar a Palavra, usar e viver a vida de maneira a corresponder à vontade do Senhor. Entrar no Céu, mas ensinar também as pessoas o caminho do Céu.
Que nós não desprezemos os profetas de hoje, que nós ouçamos a Igreja, ouçamos a Doutrina da Igreja, ouçamos os nossos pastores e nossos sacerdotes. Que nós também sejamos responsáveis pela nossa vocação, pela nossa salvação e ajudemos outros também a se salvarem. Façamos o caminho para o Céu e vamos indicar também às pessoas o caminho do Céu!
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário