quinta-feira, 13 de outubro de 2022

LITURGIA DIÁRIA - 14/10/2022


Tema do dia

SENHOR, ESTEJA SOBRE NÓS O TEU AMOR, COMO ESTÁ EM TI A NOSSA ESPERANÇA

O apóstolo Paulo fala aos discípulos de Éfeso, mostrando seu encantamento pela Pessoa e missão do Mestre. Jesus nos fez conhecer a Palavra Salvadora do nosso querido Pai. Em Cristo, somos todos predestinados à glória e à completa libertação pelo Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 16/10/2020

PALAVRAS DO SANTO PADRE

«Não se vendem cinco pardais por duas moedas? Entretanto, nem um só deles passa despercebido diante de Deus. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados». Eis então «a exortação final: “Não temais, pois valeis mais que muitos pardais!”». «Perante todos estes temores insinuados pelo vírus da hipocrisia farisaica, Jesus nos diz: Há um Pai, um Pai que vos ama, um Pai que cuida de vós. (Santa Marta, 16 de outubro de 2015)

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturasFazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, ojustoperseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Sexta-feira, 28ª Semana do Tempo Comum, Ano Par (II)
Cor: Verde


Primeira Leitura (Ef 1,11-14)
28ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira - 14/10/2022

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 11em Cristo nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a ser, para o louvor de sua glória, os que de antemão puseram a sua esperança em Cristo. 13Nele também vós ouvistes a palavra da verdade, o Evangelho que vos salva. Nele, ainda, acreditastes e fostes marcados com o selo do Espírito prometido, o Espírito Santo, 14o que é o penhor da nossa herança para a redenção do povo que ele adquiriu, para o louvor da sua glória.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 32(33),1-2.4-5.12-13 (R. 12b)
28ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira - 14/10/2022

— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!
— Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
— Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Dos altos céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens.

Evangelho (Lc 12,1-7)
28ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira - 14/10/2022


Cuidado com o fermento dos fariseus, a hipocrisia

 Aleluia, aleluia, aleluia.
 Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos. (Lc 12,1-7)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
 Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido.
3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados.
4Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno.
Sim, eu vos digo, a este temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário