quinta-feira, 13 de outubro de 2022

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 13/10/2022

ANO C


Lc 11,47-54

Comentário do Evangelho

A pretensão nos impede de escutar Deus.

Os profetas eram tidos como “homens de Deus”. A dificuldade e a resistência, no interior do próprio povo de Deus, de aceitar e acolher sua mensagem e reconhecer nela a Palavra de Deus têm uma longa e dramática história em Israel. Os profetas, homens portadores da Palavra de Deus, que falavam inspirados por Deus, suscitavam a esperança, quando o povo desanimava, denunciavam os crimes e infidelidades do povo e de seus governantes, quando esses se esqueciam da Aliança, denunciavam os pecados das “nações”, quando essas ameaçavam a existência do povo eleito de Deus. Eles, como é o caso do profeta Jeremias, foram perseguidos por seu próprio povo. Há uma postura diante das Escrituras que faz dos doutores da Lei intérpretes autorizados da Palavra de Deus, coniventes com a morte dos profetas. A pretensão de possuir todo o conhecimento da Escritura, sem precisar aprender mais, os impede de escutar Deus e, na sua autossuficiência, eles fecham, por seu ensinamento, aos outros a possibilidade de acesso à verdade de Deus (v. 52). Mas, se Jesus fala dos profetas do passado, ele aponta, ao mesmo tempo, para o seu próprio destino, pois, como profeta, ele terá a sorte dos profetas.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, que a compreensão de teu sábio plano de salvação para a humanidade me leve a estar atento às palavras de Jesus, o qual me indica o caminho para chegar a ti.
Fonte: Paulinas em 16/10/2014

Vivendo a Palavra

Os profetas, quando vivos, incomodam. Mortos, recebem homenagens. Com Jesus não foi diferente. A Verdade revelada por Ele mostrava o vazio do ritual religioso. Sacerdotes e doutores da Lei iludiam o povo com o sangue dos animais sacrificados, mas se esqueciam da Justiça e da Fraternidade.
Fonte: Arquidiocese BH em 16/10/2014

VIVENDO A PALAVRA

Para Jesus, o grande Mandamento – o Amor a Deus e aos irmãos – é que nos leva a viver a plenitude do Reino de Deus. Lucas lembra hoje como o Mestre condena o legalismo dos que se apoderam desse conhecimento, que é a chave da Vida, mas não o vivem. São aqueles que não entram e ainda impedem a chegada dos que querem entrar.
Fonte: Arquidiocese BH em 15/10/2020

Reflexão

A sociedade humana é a sociedade da morte e procura destruir todas as iniciativas que promovem a verdadeira vida. Como o Reino de Deus é o Reino da Vida, ele sofre perseguições e rejeição por parte do mundo. O mundo odeia tudo o que está relacionado com a vida e nega seus valores, trata mal quem age assim, provoca quem procura viver retamente, arma ciladas para pegá-los de surpresa. Mas todo aquele que de fato é do Reino de Deus enfrenta todas essas dificuldades e luta pela vida, sabendo que Deus é o seu grande parceiro nesta luta e que a vida triunfará sobre o pecado e a morte.
Fonte: CNBB em 16/10/2014

Reflexão

Jesus reprova o comportamento dos fariseus porque levam vida falsa. Apresentam uma imagem de gente honesta, no entanto disfarçadamente aprovam a morte dos profetas, como fizeram seus antepassados. Na mesma linha dos profetas coloca-se Jesus, a legítima voz de Deus na história humana. Jesus também será eliminado, e seus apóstolos, perseguidos. Aos especialistas da Lei, Jesus chama a atenção porque se apoderam da “chave da ciência”. Sentem-se donos das Escrituras, mas não as entendem e ainda atrapalham o povo simples que gostaria de entendê-las. O saber usado como meio de dominação é uma forma de injustiça e um dos obstáculos à fraternidade universal. Mais do que compreensível a reação dos fariseus e dos especialistas da Lei. Jesus pagará caro por sua franqueza e coerência com a verdade.
Oração
Ó Jesus Messias, pões em risco tua vida, ao censurares as atitudes malévolas dos dirigentes do povo. E o fazes com toda franqueza e sem medo. Por não aceitarem tua mensagem nem tuas correções, tramam como acabar com a tua vida. Salva-nos, Senhor, de gente impiedosa e traiçoeira. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))
Fonte: Paulus em 15/10/2020

Reflexão

Jesus é contundente contra a religião falsa. Os especialistas da Lei se consideram perfeitos na ciência, mas são duros de coração. Essa dureza se evidencia na forma como seus antepassados trataram os profetas, e agora o Profeta por excelência, Jesus, terá a mesma sorte: vão lhe armar ciladas e eliminá-lo. Cabe à comunidade cristã hoje viver a espiritualidade de forma autêntica, assim como o Mestre ensinou. De nada adiante uma religiosidade de aparência se nosso coração não dói diante de um irmão sofredor.
(Dia a dia com o Evangelho 2022)

Recadinho

Você tem mania de corrigir os que erram? - Não é melhor colocar em primeiro lugar o espírito de caridade fraterna? - Procura usar de delicadeza no trato com os outros? - Como tratamos os que não professam a mesma fé e do mesmo modo que nós professamos? - Lembra-se de rezar pelos cristãos que, em muitos países, são perseguidos por causa da fé?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 – Santuário Nacional em 16/10/2014

Comentário do Evangelho

Seguem-se as duas increpações finais dirigidas aos doutores da Lei. O judaísmo surgiu a partir do Exílio (séc. VI a.EC). Desde então a profecia é desautorizada, pois é decretado que Deus só fala ao povo através do sumo sacerdote. Os profetas eram considerados hereges, eram perseguidos e mortos. Agora, doutores da Lei e fariseus constroem túmulos para estes profetas, porém sabem que são herdeiros da doutrina de seus assassinos. Ainda mais, arvoram-se em porta-vozes e intérpretes dos profetas, porém com sua doutrina distorcem suas palavras e afastam o povo de Deus. Em reação às denúncias de Jesus, os escribas e fariseus empenham-se, cada vez mais, em provocações para pegá-lo em alguma palavra que justifique sua condenação.
Oração
Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Dom Total em 16/10/2014

Meditando o evangelho

A SABEDORIA DE DEUS

A sabedoria de Deus consiste em oferecer à humanidade pecadora a possibilidade da salvação. Para isto, o Pai tem um projeto no qual a presença dos profetas é altamente relevante. Eles são os porta-vozes da salvação, indicando à humanidade o caminho a ser seguido, e as condições para alcançá-la. Erguem-se contra os injustos e os ímpios. Colocam-se na defesa dos pobres e oprimidos, vítimas inocentes de um sistema que rejeita Deus e seu plano de amor. Proclamam, a plenos pulmões, que o castigo virá, caso se obstinem no caminho do mal. Enfim, são os instrumentos de que Deus se serve para fazer-se ouvido.
Mas a rebeldia foi a resposta do povo eleito, pois perseguia e matava os profetas e os demais enviados de Deus, no intento de fazer calar o apelo que lhe era dirigido. Os assassinos dos profetas pensavam que, agindo assim, invalidariam o plano de Deus. Enganaram-se, pois, o amor de Deus é invencível.
Jesus, o Filho de Deus enviado como profeta, tinha consciência da sorte que o esperava. Seu destino estaria em perfeita consonância com o dos profetas enviados antes dele. O Mestre, porém, não se intimida. Com o mesmo vigor dos profetas do passado, opôs-se tenazmente aos fariseus e aos mestres da Lei que, no seu tempo, impediam que a salvação chegasse ao povo. O que pretendiam era calar a voz de Jesus.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Pai, que a compreensão de teu sábio plano de salvação para a humanidade me leve a estar atento às palavras de Jesus, o qual me indica o caminho para chegar a ti.
Fonte: Dom Total em 15/10/2020

Comentário ao Evangelho

O SANGUE DOS PROFETAS

A franqueza usada por Jesus no confronto com os seus adversários permitia-lhe entrever o que se passava no coração deles. Recusava-se a pactuar com sua hipocrisia, denunciando o modo como pretendiam agradar a Deus. Essa liberdade de Jesus em denunciar o comportamento dos seus adversários só podia torná-lo alvo de ódio feroz.
A experiência do Mestre estava em perfeita consonância com a dos profetas do passado. Também eles foram perseguidos e mortos, sem que o povo desse ouvido à apelos. Em outras palavras, preferiu-se calar a voz de Deus a acolhê-la com humildade e desejo de conversão.
Mais que todos os profetas e mensageiros do passado, Jesus era a voz privilegiada de Deus na história humana. Na condição de Filho, fora enviado para proclamar o caminho da salvação. Todas as suas palavras e suas ações deveriam levar as pessoas a se converterem para o Reino. No entanto, por parte de um grupo de escribas e fariseus, só encontrou fechamento e recusa de acolher o caminho que ele lhes propunha.
O Pai pedirá contas a esse grupo de pessoas, como pediu aos que derramaram o sangue dos profetas, desde a criação do mundo. Tamanha insensibilidade clama aos céus! Sua punição manifesta a rejeição divina de pactuar com a maldade.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Postura correta no conhecimento da Palavra
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Um Teólogo ajuda ou atrapalha a nossa caminhada de Igreja? Depende... Se ele for igual àqueles teólogos de Israel, nossos amigos Doutores da Lei e Fariseus, só atrapalham e muito, a caminhada do nosso Povo de Deus. Como conhecedores da Escritura e principalmente da Lei, eles tinham em mãos uma ferramenta maravilhosa, dada por Deus, que era o conhecimento para interpretarem a Lei e a Palavra, facilitando assim a compreensão do povão, ajudando e contribuindo de maneira decisiva, para o povo buscasse e vivesse na santidade a que foi chamado pelo próprio Deus. É essa a função de um teólogo, fazer o “meio de campo” preparando as jogadas, ajudando a defender, ou a atacar, quando for oportuno, no século quarto da História da Igreja tivemos um timão de ótimos teólogos, fiéis á missão, chamados Padres da Igreja, os pais de nossa Fé apostólica. Defendiam a Igreja contra as Heresias, orientavam, educavam, formavam e foram decisivos na preservação da Doutrina Católica.
Postura bem diferente dos Teólogos de Israel, que sentindo-se donos do conhecimento e da cultura religiosa, aproveitavam para explorar e oprimir o povo, impondo-lhes leis, normas e práticas religiosas duríssimas. Deveriam ser os facilitadores para que a comunidade acolhesse Jesus, o Messias enviado por Deus, deveriam ser os primeiros a acolhê-lo, já que sabiam tanto á seu respeito. Mas queriam e pensavam em um Messianismo que lhes confirmasse como “iluminados e Justos”, dando-lhes ainda mais regalias e benefícios nos trabalhos do templo.
Pareciam e muito, com alguns agentes pastorais do nosso tempo, que se julgam especialistas naquilo que fazem e não admitem interferência de ninguém, nem a ingerência do padre. Irmãos e irmãs que são acolhidos na pastoral, têm e devem passar primeiro pelo seu crivo, em tudo que fazem julgam-se absolutos. Poucos conseguem escapar desse nefasto “Bichinho” do poder e do prestígio que se torna ainda mais evidente nos Ministérios dos Leigos.
Na Comunidade a gente vê de tudo, leigo querendo mandar mais que padre e diácono juntos, Diácono querendo mandar mais que padre, e padre querendo mandar mais que Bispo. Os Teólogos antigos matavam e faziam belos túmulos para os profetas que Deus enviava, nas comunidades não se mata as pessoas, mas sim os carismas e talentos que muitas vezes ela quer oferecer á comunidade, mas que logo são sufocados pelo Clericalismo Laical.
Precisamos olhar esse evangelho com humildade, para aprofundarmos a reflexão e ao final admitirmos que em nossas comunidades também há os Doutores das Pastorais e dos Movimentos, que não entram no Espírito Cristão, e são obstáculos a que outros entrem. Todos um dia irão responder diante de Deus, por estas ações que em cada contribuem com o Reino de Deus, ao contrário, faz dele uma caricatura...

2. Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e a alguns, eles matarão ou perseguirão - Lc 11,47-54
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Jesus conclui suas críticas com a morte dos profetas. Jesus é o profeta que eles querem matar. Escribas e fariseus começaram a persegui-lo fortemente, e essa perseguição não terminará simplesmente com a morte de mais um profeta, mas sim do profeta por excelência, anunciado por Moisés. Constroem túmulos para os profetas que seus pais mataram. Sendo doutores da Lei e possuindo a chave da ciência, não entram e não deixam os outros entrar. Sobre eles escreve Paulo ao romanos: “Se tu descansas na Lei e te glorias em Deus, tu que conheces sua vontade e que, instruído pela Lei, sabes discernir o que é melhor, que estás convencido de ser o guia dos cegos, a luz dos que andam nas trevas, educador dos ignorantes e mestre dos que não sabem, possuindo na Lei a expressão da ciência e da verdade, tu que ensinas aos outros, não ensinas a ti mesmo!”.
Fonte: NPD Brasil em 15/10/2020

HOMILIA

Peçam contas do sangue de todos os profetas, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias.

Pai,
que a compreensão de teu sábio plano
de salvação para a humanidade
me leve a estar atento às palavras de Jesus,
o qual me indica o caminho para chegar a ti.

A SABEDORIA DE DEUS

Temos aqui as duas últimas invectivas, introduzidas por "Ai de vós", dirigidas por Jesus aos fariseus e aos doutores da Lei, por ocasião de uma refeição que tomava na casa de um deles. A primeira relembra os profetas que na história foram mortos pelos antepassados destes fariseus e doutores da Lei. É citado Zacarias, apedrejado no Templo (2Cr 24,20-22). Mais tarde Jesus pronunciará seu clamor: "Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados" (Lc 13,34). É uma alusão a ele próprio que, também, será morto em Jerusalém. Na conclusão, o "ai de vós" é dirigido aos doutores da Lei.
A promessa de Deus revelada por meio dos profetas e concretizada em Jesus está sendo abafada e amordaçada. A onda da desesperança que cresce no nosso meio, mesmo entre os cristãos, está enterrando a Palavra de Deus. As gerações estão cheias de medo. O Evangelho de Jesus Cristo deve ser encarnado por nós tanto nas coisas que nos agradam como também naquelas que questionam o nosso comportamento.
Quando Jesus se refere às más atitudes dos pais, que, atravessando as gerações,são copiadas pelos filhos, Ele está nos exortando a cortar pela raiz toda má ação que reproduzimos, porque também aprendemos daqueles que nos geraram. As gerações passam uma para outra a mesma mentalidade. Os filhos acompanham os pais e, assim, tornam-se responsáveis e testemunhas do fracasso “aparente” da humanidade. Assim como nos ensinaram os nossos antecessores, nós também hoje, somos os que temos o papel de formar as gerações futuras.
A chave de todo conhecimento do homem é a Palavra de Deus. Por isso, é que nós temos a chave da ciência, isto é, do conhecimento de Deus. Não podemos reter somente para nós, tudo o que aprendemos e recebemos de Deus. “Os mestres da Lei” hoje somos todos nós que pregamos a Palavra, mas não a vivenciamos. Precisamos, sim, como Seus cooperadores na construção do Seu reino, escancarar as portas do nosso ser para que por aí possam entrar aqueles que ainda não conseguiram penetrar nos mistérios da Salvação de Jesus.
Como é o seu comportamento na edificação do reino de Deus: você tem sido profeta ou perseguidor dos profetas? – O que você quer deixar para as gerações futuras? – O que você tem ensinado hoje é o mesmo que você aprendeu ontem? – Qual a influência que a Palavra de Deus tem na sua vida? – Como você encara as pessoas que ainda não tiveram nenhum acesso ao conhecimento de Deus? – Você abre o seu coração para que elas através de você possam conhecer o amor de Deus, ou acha que Ele é exclusividade sua?
Pai, que a compreensão de teu sábio plano de salvação para a humanidade me leve a estar atento às palavras de Jesus, o qual me indica o caminho para chegar a ti.
Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
Fonte: Liturgia da Palavra em 16/10/2014

REFLEXÕES DE HOJE

QUINTA

Fonte: Liturgia Diária Comentada2 em 16/10/2014

HOMILIA DIÁRIA

Jesus é a alegria e a bênção que nos une ao céu

Que não percamos a graça, que não percamos o tesouro, que é Cristo Jesus, Nosso Senhor. E que Ele seja a alegria e a bênção de que nós tanto necessitamos em nossa vida!

Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu” (Efésios 1,3).

Nós hoje queremos meditar e contemplar a bênção que Deus derramou em nossas vidas: Seu próprio Filho, Aquele que é Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. De modo que todo aquele que está em Cristo Jesus é repleto das bênçãos e da graça do céu. Esse mesmo Espírito, que vem com Cristo em nós, nos une a essa realidade maravilhosa que é a vida em Deus.
Sabem, meus irmãos, bênção é ação, é graça de Deus em nós! Não existe coisa mais maravilhosa do que viver na bênção de Deus! Viver na bênção de Deus significa: viver no selo de Deus, viver no Espírito d’Ele e de acordo com Seus desígnios. Todos nós nascemos pelas bênçãos que vêm do coração de Deus, para aquilo que vamos fazer e realizar; permanecer na bênção de Deus é permanecer em Jesus Cristo. É ter comunhão com Ele, é acolhê-Lo dentro de nós e assim experimentar essa bênção que Ele significa em nossa vida.
Nós hoje queremos louvar, bendizer, adorar, glorificar e exaltar Aquele que é Nosso Pai pela forma como nos amou ao nos dar o Seu principal tesouro, a Sua maior riqueza: Seu Filho Unigênito se fazendo um de nós.
Algumas vezes, paramos para olhar as coisas da nossa vida e somos tomados por uma tristeza, um desânimo ou um cansaço. Quando olhamos para a nossa vida e dizemos assim: “Eu não consegui nada nesta vida! Eu não conquistei nada! Parece que eu não tenho nada!”. Ah, meu irmão, pode ser que materialmente, pode ser que em sua vida profissional ou em outros aspectos da sua vida você experimente um certo fracasso, um certo desânimo, mas se olhar para a sua vida e perceber que você foi conquistado por Jesus, que você O manteve e fez d’Ele o amor da sua vida, você estará mais do que no lucro! Estará na bênção que ninguém pode tirar de você. Estará totalmente tomado pelo maior e pelo mais importante dos amores.
Que não percamos a graça, que não percamos o tesouro, que não percamos essa riqueza que é Cristo Jesus, Nosso Senhor. E que Ele seja a alegria e a bênção de que nós tanto necessitamos em nossa vida!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 16/10/2014

HOMILIA DIÁRIA

Coloquemo-nos sob a autoridade da Mãe Igreja

“Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar” (Lucas 11,52).

É duro saber que mestres da Lei, que são doutores no conhecimento da Lei divina, Lei sagrada, não entram no Reino de Deus, porque eles conhecem a Lei, mas não a praticam; conhecem as Sagradas Escrituras, mas não as colocam em prática; se acham conhecedores de tudo quanto é coisa a respeito de Deus: o que pode e o que não pode, o que deve e o que não se deve, mas não vivem o amor, a caridade, e ainda impedem os outros de entrarem.
Geralmente, os chamados “mestres da Lei”, “doutores da Lei” rechaçam e condenam tudo; o certo são eles, os outros estão sempre errados.
Hoje, temos muitos doutores da Lei, mesmo sem estudar a Lei divina, a Lei canônica, mesmo sem estudar se acham conhecedores. Há os que estudam e buscam, inclusive as pessoas estão com uma prática e se acham um máximo. Eles recorrem aos textos na internet, pegam os pensadores que querem, os gurus que os inspiram, e tudo o que escrevem vão copiando, colando dali e daqui, vão juntando e criando as escolas farisaicas no nosso meio para julgar, condenar, discutir e agredir os irmãos.

Só podemos nos deixar conduzir pela Mãe Igreja

Eles estão por todas as partes, invadem as redes sociais dos outros para condenar quem não faz e não pensa como eles. Quem sou eu para julgar, condenar e atacar seja lá quem for? O primeiro critério que tenho para me relacionar com alguém é, justamente, essa postura. Quem vive de condenar, agredir e atacar, não vou perder tempo para me relacionar com quem não contribui com o diálogo, com o amor fraterno; com quem não sabe ouvir, porque esses são elementos essenciais do Evangelho. A essência do Evangelho não é a agressão, a discussão, o ataque aos outros, não é formar grupos armados. Inclusive, quando digo “armados”, quer dizer armados de argumentos, de sofismas, para partir para cima dos outros.
Coloco-me sob a autoridade da Igreja, que é Mãe, Mestra, a Igreja que escuta e que silencia. Não posso me deixar levar por quem se acha mestre, doutor e conhecedor seja lá do que for. Só podemos nos deixar conduzir pela Mãe Igreja que, nestes dois mil anos, passou por ataques de cá e de lá, mas ela subsiste, ela é a arca da aliança, ela é a arca de Noé que nos conduz para a salvação em Deus. Todos os demais que atacam dentro ou fora dela não passam desses que criaram apenas ataques a Jesus.
Quando Jesus diz “Ai”, preciso dizer “Ai” para mim, para não me achar ou não me tornar um mestre, um doutor da Lei como aquele que se acha conhecedor de tudo, e tudo só é certo se estiver de acordo com o que penso. Há uma autoridade maior: o próprio Deus, e cá entre nós, a Santa Mãe Igreja.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 15/10/2020

Oração Final
Pai Santo, dá-nos força e coragem para mostrar nossa fé através do jeito de nos relacionarmos com os irmãos e com a natureza. Que nossa vida seja o testemunho de que sabemos que somos muito amados por Ti, Pai querido. Nós pedimos pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 16/10/2014

ORAÇÃO FINAL
Pai, que és todo misericordioso, nós amamos a tua Lei, e cumpri-La é o nosso único desejo. Dá-nos discernimento e coragem para ultrapassar a letra e penetrar no Espírito de teu Mandamento, para vivê-lo em união com os nossos companheiros de caminhada – sempre alegres, leves e agradecidos. Por Jesus, o Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 15/10/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário