sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Palavra se fez carne - 28 de janeiro, 6ª feira da 3ª Semana do Tempo Comum


28 de janeiro, 6ª feira da 3ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 28 de janeiro, 6ª feira da 3ª Semana do Tempo Comum

- No evangelho de hoje Jesus se dirige a cada um, em particular, de forma explícita, porque cada um é único para Ele, amado tal como é, mas com o desejo de que venha a ser mais, que cresça para o que foi criado. Passo a passo, de pequenos e frágeis que somos, chegaremos a dar muito fruto, com a graça de Deus. Peça ao Senhor que te ajuda a fazer da sua vida terra boa que acolhe a Sua Palavra e deixa o amor ir crescendo e fecundando tudo.

- Escuta o Evangelho de Marcos, Capítulo 4, versículos de 26 a 34:

Naquele tempo: Jesus disse à multidão: 'O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou'. E Jesus continuou: 'Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra'. Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

- O Evangelista São Marcos nos apresenta outra parábola de Jesus, trazendo a figura da terra e da semente. A semente que é lançada cresce silenciosamente no coração do homem e embora inicialmente pareça pequena e frágil, dia após dia vai crescendo e tornando-se uma árvore frondosa. Ao encontrar terra fértil, a semente do Reino de Deus cresce de forma misteriosa e conforme o tempo preciso. Deste modo, a vitalidade do Reino de Deus não se trata apenas da capacidade exterior do ser humano, mas principalmente da disposição em ouvir e acolher o ensinamento do Reino de todo coração. Peça ao Senhor que seu coração e sua vida seja sempre terra boa onde Ele possa plantar o amor.

- A Palavra de Deus é muito mais que um texto, é viva e se concretiza quando nos colocamos à disposição. Como você enxerga essa parábola em sua vida? O que o ensinamento de Jesus gera em seu coração? Em que medida você tem disposto seu coração como terra boa para que a Palavra encontre aí lugar para habitar e produzir frutos?

- “'O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra... e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.”, diz Jesus no evangelho de hoje. Acreditamos que o Reino de Deus cresce, sem que saibamos como e que por isso a vida e o amor terão sempre a última palavra. Veja o que diz a letra da música “Melhor de Mim”, da cantora portuguesa Marisa:

Hoje, a semente que dorme na terra e se esconde no escuro que encerra
Amanhã nascerá uma flor
Ainda que a esperança da luz Seja escassa
A chuva que molha e passa
Vai trazer numa gota amor
Também eu estou
À espera da luz
Deixo-me aqui
Onde a sombra seduz
Também eu estou
À espera de mim
Algo me diz
Que a tormenta passará
É preciso perder
Para depois se ganhar
E mesmo sem ver
Acreditar!
É a vida que segue
E não espera pela gente
Cada passo que dermos em frente
Caminhando sem medo de errar
Creio que a noite
Sempre se tornará dia
E o brilho que o sol irradia
Há-de sempre me iluminar
...
Sei que o melhor de mim
Está para chegar
Sei que o melhor de mim
Está por chegar
Sei que o melhor de mim
Está para chegar

- Termina a tua oração pedindo ao Senhor o dom da paciência, da coragem e da espera!

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário