sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Palavra se fez carne - 24 de janeiro, 2ª feira da 3ª Semana do Tempo Comum


24 de janeiro, 2ª feira da 3ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 24 de janeiro, segunda-feira da 3ª semana do Tempo Comum.

- O Evangelho de hoje nos provoca e interpela a esperar em Deus contra toda a esperança, esperar não nas coisas, mas no Seu amor certo, mesmo quando os sentimentos e os fatos são contrários. Na verdade, este evangelho trata do “sim” ou do “não” que damos à Vida e ao Amor. Trata-se da abertura ou do fechamento do nosso coração. Peçamos ao Senhor um coração sempre aberto a sua Palavra.

- Com fé e disposição interna escute o Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos, capítulo 3, versículos 22-30.

Naquele tempo: Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: 'Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno.' Jesus falou isso, porque diziam: 'Ele está possuído por um espírito mau.'

- A ação de Deus visa a integração do ser humano, sua unidade interna e comunhão consigo, com os outros e com a criação. Satanás age dividindo e gerando confusão. Jesus fazia gestos que reintegravam a vida plena das pessoas. E os doutores da lei não se abrem a estes sinais, não se deixam tocar pela recuperação da vida do outro, não se deixam mover pela compaixão a ponto de romper os próprios esquemas e interesses. Fecham-se neles, com interpretações que não revelam mais que o “não” ao Amor. Se “não” é a resposta, nem Deus pode fazer algo, porque não pode desdizer-se e retirar a liberdade dada, que caracteriza o ser humano. Peça ao Senhor o discernimento para perceber seus sinais.

- Como está seu coração na acolhida do dom do Amor? Ou você vem confundindo o mal com o bem? O que os sinais de Deus na sua vida e na dos outros fazem com você? Aonde te levam?

- Jesus diz: “tudo será perdoado”. Deus é amor e compaixão. Não condena. Sempre perdoa. O amor tudo integra. Podemos perceber neste trecho da canção de Beto Guedes:

Tudo que move é sagrado
E remove as montanhas com tudo cuidado, meu amor
Enquanto a chama arder, todo dia te ver passar
Tudo viver a teu lado
Com o arco da promessa no azul pintado pra durar
A abelha fazendo o mel
Vale o tempo que não voou
Uma estrela caiu do céu
O pedido que se pensou
O destino que se cumpriu
De sentir seu calor e ser todo
Todo dia é de viver
para ser o que for
e ser tudo

- Conclua sua oração agradecendo a Deus esse encontro que provoca unidade no seu ser. Peça a Ele a graça de reconhecer os seus sinais presentes no outro e na vida; a abrir seu coração a acolhê-los.

- Gloria ao Pai, o Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário