sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Palavra se fez carne - 23 de janeiro, 3º domingo do Tempo Comum


23 de janeiro, 3º domingo do Tempo Comum


- Hoje é dia 23 de janeiro, 3º domingo do Tempo Comum

- Olha o lugar onde te encontras e acolhe-o no teu coração. Talvez desejes estar noutro lugar. Talvez estejas onde desejas estar. Pensa que estás precisamente onde Deus te espera e onde quer encontrar-Se contigo. Se estás só, agradece a Deus porque está contigo, aí, na tua solidão. Se estás rodeado de gente, agradece a Deus por todos, conhecidos e desconhecidos, e arranja um cantinho para Ele, onde possas ficar os dois por uns minutos. E agora, em paz, começa tua oração.

- Escuta o evangelho de Lucas, Capítulo 1, versículo de 1 a 3 e capítulo 4, versículos de 14 a 21.

Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra. Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo. Deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste. Naquele tempo: Jesus voltou para a Galiléia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 'O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor.' Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então começou a dizer-lhes: 'Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir.'

- Jesus, o ungido, o Filho de Deus, em quem reside o Espírito Santo, é movido por ele a cumprir a missão de salvação. A vinda de Jesus em nosso meio tem um objetivo claro: encher do amor de Deus o mundo e dar esperança, com uma especial predileção por aqueles mais necessitados: os pobres, os encarcerados, os cegos e os oprimidos. Ou seja, que o “querer de Deus” está naqueles a quem o resto da humanidade normalmente vira as costas. Nós somos chamados a conservar o olhar “fixo em Jesus”, tais quais os que escutavam sua pregação. Peça ao Espírito Santo que te ajude a viver sua vida com os olhos fixos em Jesus, fiel a missão que Ele te confiou.

- O mesmo Espírito que ungiu Jesus ungiu você no Batismo. Que sentimentos esta afirmação produz em seu coração? Qual é a missão que Deus lhe pede para realizar hoje e que o Espírito Santo lhe inspira? Como você vai alimentar sua relação com o Espírito Santo?

- “'O Espírito do Senhor está sobre mim”, diz Jesus no evangelho de hoje. O Espírito Santo nos anima a viver, a agir. Façamos nossas as palavras de Florentino Ulibarri neste poema-oração:

Ao vento de teu Espírito,
que se apoderou de Jesus
e o encheu de força e de ternura
para anunciar a Boa Nova aos pobres,
nos aventuramos, Senhor.
Ao vento de teu Espírito,
que sopra onde quer, livre e libertador,
vencedor da lei, do pecado, da morte,
e alma e alento de teu Reino,
obedecemos, Senhor.

- Termine sua oração revendo sua vida à luz da missão de Jesus e peça ao Espírito Santo a coragem para realiza-la.

- Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário