sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Palavra se fez carne - 26 de janeiro, 4ª feira da 3ª Semana do Tempo Comum


26 de janeiro, 4ª feira da 3ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 26 de janeiro, 4ª Feira da 3ª Semana do Tempo Comum | Memória de São Timóteo e São Tito companheiros de Paulo na sua ação missionária.

- No Evangelho de hoje Jesus envia setenta e dois discípulos aos lugares onde ele mesmo deveria ir. Jesus demonstra a confiança que depositava nos discípulos que estão sendo enviados. Também a nós, Jesus confia uma missão, somos seus (as) discípulos (as), enviados aos lugares onde ele mesmo deseja chegar. Peça ao Senhor a graça e a coragem de acolher o chamado que ele te faz para anunciar com alegria o seu Evangelho na realidade em que vives.

- Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 10, versículos 1a 9:

O Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir. E dizia-lhes: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não vos demoreis para saudar ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; senão, ela retornará a vós. Permanecei naquela mesma casa; comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador tem direito a seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’

- Jesus chama o grupo dos setenta e dois discípulos e estes, são enviados “na frente” dele com a missão de: curar os doentes e, anunciar ao povo a quem são enviados, que o Reino de Deus chegou até eles. Chamar os 72 discípulos significa que todo o povo de Deus é chamado a se lançar na missão de anunciar a Boa Nova do Reino. Cada um de nós é responsável por tornar o mundo um pouco melhor seguindo o Seu exemplo. É missão de todos os batizados. Agradeça ao Senhor a missão que ele lhe confia no cotidiano de sua vida desde o seu batismo.

- Enviando os discípulos de “dois a dois” Jesus mostra que o anúncio do Evangelho não é uma tarefa pessoal, mas de uma comunidade e de todos. Você tem consciência de sua missão como batizado (a) na comunidade que você participa? A sua presença na comunidade mostra o seu testemunho como missionário? Como você tem anunciado a presença da Boa Nova do Reino?

- “O Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir”, diz o Evangelho de hoje. Somos todos incluídos neste envio pois consagrados no batismo fomos. O apóstolo não se anuncia a si próprio mas a quem o envia. Veja o que nos diz a música Consagrados em teu nome do Pe. Zezinho.

Consagrados em teu nome.
Dedicados ao teu Reino,
Eis-nos aqui Senhor a jurar fidelidade.
Fo teu amor, foi teu querer.
Foi tua graça Senhor,
A nos chamar, a nos convidar
E a nos desinstalar.
E a resposta Senhor é sim
Eis-nos aqui a nos consagrar
Nosso verbo é servir, nosso verbo é amar.

- Termina a sua oração agradecendo ao Senhor pela confiança que ele deposita em você e pelo o envio que ele lhe faz cada dia para ser discípulo(a) dele, vivendo a disponibilidade como missionário(a) da Boa Nova do Reino de Deus promovendo a vida e a esperança, deixando-se conduzir pelo seu amor.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário