quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Palavra se fez carne - 26 de novembro, 6ª feira da 34ª Semana do Tempo Comum


26 de novembro, 6ª feira da 34ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 26 de novembro, 6ª feira da 34ª Semana do Tempo Comum

- Hoje nós somos convidados por Jesus a ver os sinais que se descortinam no nosso tempo e época e a reconhecer nestes sinais a aproximação do Reino de Deus. É necessário discernir sua vinda nos momentos mais simples e inesperados de cada dia. A pequena parábola da figueira tem por finalidade encorajar os discípulos e dar a eles o discernimento desses sinais dos tempos. Peça ao Senhor a graça de discernir a presença de Deus em sua vida.

- Escute o Evangelho segundo Lucas, Capítulo 21, versículos de 29 a 33:

Naquele tempo Jesus contou-lhes uma parábola: 'Olhai a figueira e todas as árvores. Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.

- Jesus recomenda aos seus discípulos discernimento, mas também Esperança. A contemplação das mudanças que aparecem na figueira serve para Jesus ensinar aos discípulos a estarem atentos aos acontecimentos da história. Desde Jesus, o Reino está próximo, ou seja, convivemos com os seus sinais próximos de nós e em nós: gestos, palavras, ações. Uma vez que o Evangelho foi semeado, que o Reino foi anunciado, ele irá brotar no chão da vida. Peça ao Senhor a graça de reconhecer os sinais do Reino na sua vida e no mundo.

- Permanecerá a Palavra que é eterna. Tudo o resto é passageiro e efêmero. Você tem isto presente? Está atento à realidade que nos rodeia para ver os sinais da ação de Deus no nosso meio? Ainda que a realidade seja muito incompreensível para nós, você acredita que Deus está agindo a nosso favor? Sabe esperar contra toda a esperança, ou seja, acreditando que a Palavra de Deus é sempre a verdade?

- “Ficai sabendo que o Reino de Deus está perto”, diz Jesus no evangelho de hoje. Os sinais do Reino não estão apenas diante de nós, mas também estão em nós. Ao passo em que acolhemos Jesus e a sua proposta, o broto desponta em nossa existência, tornando-se sinal de esperança para o mundo. Somos um sinal do Reino, um broto do Evangelho, um sinal de libertação. Veja o que diz a música “O meu Reino tem muito a dizer”:

O meu reino é um apelo que vem transformar as razões do viver
que te faz desatar tantos nós que ainda tens
dizer sim é saberes repor
tudo quanto prejuízo causou
dar as mãos, repartir, acolher, servir!
Sim senhor, nossas mãos
vão plantar o teu reino.
o teu pão vai nos dar
teu vigor, tua paz.

- Peça ao Senhor a confiança no seu amor e na sua Palavra. Peça também que Ele te faça sempre mais sensível para perceber os sinais do Reino de Deus no mundo e em você mesmo.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era o princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário