quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Palavra se fez carne - 28 de novembro, 1º domingo do Advento


28 de novembro, 1º domingo do Advento


- Hoje é dia 28 de novembro, 1º domingo do Advento.

- Quando sabemos que uma data importante está chegando em nossa vida, começamos a nos preparar de várias maneiras (escolhendo novas roupas, um cardápio para o dia, a lista de convidados ... Mais que o exterior, a liturgia do advento nos ajuda a colocar a casa que há dentro de nós em ordem, para poder acolher com toda a alegria Deus que virá ao nosso encontro. Peça ao Senhor a graça de aprender a esperar, se colocando ativamente no movimento de arrumar a casa do seu coração.

- Escuta o Salmo 24, proposto para a liturgia neste domingo:

Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,
e fazei-me conhecer a vossa estrada!
Vossa verdade me oriente e me conduza,
porque sois o Deus da minha salvação!

O Senhor é piedade e retidão,
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
Ele dirige os humildes na justiça,
e aos pobres ele ensina o seu caminho.

Verdade e amor são os caminhos do Senhor
para quem guarda sua Aliança e seus preceitos.
O Senhor se torna íntimo aos que o temem
e lhes dá a conhecer sua Aliança.

- Os salmos apresentam Deus conforme as várias experiências que perpassam o coração do ser humano ao longo de sua vida. Às vezes o sente perto, às vezes longe. Aqui o salmista celebra este Deus que é capaz de conduzir seu povo, que constrói a história com ele. Esse caminho não é uma armadilha. Uma vez que a fidelidade de Deus nos conduz, nos orienta, só pode haver uma direção: a vida plena. O Deus que nos guia é o mesmo Deus que nos salva. O Deus que vem ser conosco é o mesmo que, desde já, conduz nossos passos. Peça ao Senhor que te ajude neste Advento a encontrar o caminho da luz, que é Jesus, Deus conosco.

- Qual caminho neste início do período do Advento Deus te chama a percorrer para poder encontrá-lo e celebrar juntos a vida?

– “Verdade e amor são os caminhos do Senhor”, diz o salmo de hoje. Ao caminhar, vemos que Deus torna-se nosso companheiro de viagem, a ponto de ser considerado amigo íntimo, a quem podemos confiar nossas confidências e nossos segredos. Que o tempo do Advento nos ajude a viver o caminho dessa forma como apresenta o escritor Fernando Sabino:

“Façamos da interrupção um caminho novo.
Da queda um passo de dança,
do medo uma escada,
do sonho uma ponte,
da procura um encontro!”

- Termina tua oração agradecendo ao Senhor pelos teus caminhos e por ele ser teu companheiro nos caminhos da vida. Agradeça também por Ele vir ao teu encontro e ser a luz que dá significado para tua vida.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário