quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Tufão nas Filipinas: Igreja Católica muito comprometida na ajuda aos atingidos

Foto Manos Unidas (DC BY-NC-ND 2.0)

BANGKOK, 13 Nov. 13 / 10:36 am (ACI).- "Foi como um tsunami. A onda que submergiu a cidade de Tacloban, totalmente destruída, tinha 18 metros de altura. A área da província de Leyte (centro das Filipinas) atingida pelo tufão Haiyen é realmente ampla e a destruição é notável. Infraestruturas e casas foram destruídas. Será necessário um plano de reabilitação e de reconstrução de grande porte para restituir uma vida normal à população", afirma Eleazar Gómez, filipino, coordenador regional da Cáritas Ásia.
Em um comunicado enviado à agência vaticana Fides, Gómez comenta que "somos solidários com as pessoas que vivem o luto e apelamos a uma mobilização internacional, de governos, ONGs e entidades privadas para as ajudas".
Segundo as estimativas, morreram por causa do tufão aproximadamente 10 mil pessoas, enquanto as famílias dos desabrigados ou deslocados são mais de 900 mil. No total, calcula-se em 10 milhões o número de pessoas afetadas por este desastre natural.
Um comunicado enviado à Fides pelo Padre Edwin Gariguez, diretor da Cáritas Filipinas, informa que "o governo local está fazendo o que pode para fornecer refeições. A Igreja está tentando oferecer alojamentos provisórios e reparos".
Cáritas Filipinas lançou um chamado às 86 dioceses do país para fazer uma contribuição de solidariedade. A questão da ajuda às vítimas dos desastres naturais será o tema central da campanha quaresmal da Conferência Episcopal das Filipinas. O objetivo é educar os fiéis no espírito de generosidade e solidariedade.
Os voluntários da Cáritas estão se mobilizando nas dioceses afetadas pelo desastre e naquelas vizinhas. A arquidiocese de Jaro informou que as cidades de Concepção, Ajuy, Estancia e Balasan, foram destruídas e os voluntários católicos ainda estão trabalhando para salvar vidas.
Entre as dioceses mais atingidas, está a arquidiocese de Palo, que inclui a cidade de Tacloban. Ali existem mais de 150 mil residentes atingidos pelo tufão e que ficaram sem lar. Estão tentando organizar um "centro de crise" para enfrentar a emergência e distribuir ajudas.
As 15 paróquias de Tacloban serão os pontos de distribuição e o Santuário do Santo Nino em Tacloban foi eleito como ponto de referência e de coleta dos bens dos doadores.
A arquidiocese de Cebu se mobilizou para acolher os desabrigados, como aconteceu também na ilha de Palawan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário