terça-feira, 26 de novembro de 2013

São João Berchemans - 26 de Novembro

São João Berchmans
1599-1621
João Berchmans nasceu um Diest (Bélgica). De família muito humilde, teve que trabalhar como criado para pagar seus estudos. Não pôde realizar outra coisa em sua vida do que ser estudante, caso insólito dentro da tipologia da santidade medieval e sua conceção de santidade “heróica”. Contudo, viveu toda a vida sob o império da santidade. Cada um dos seus atos era realizado como em uma competição consigo mesmo. Foi chamado o mestre do detalhe na santidade, “maximus in minimus” era seu lema. Assim, em Berchmans o heróico ganhou um novo sentido, ou como ele mesmo escrevia: “Minha penitência, a vida diária”. Entrou para a a Companhia de Jesus em 1616 e fazia filosofia quando adoeceu e morreu em 1621. Amorosamente fiel às regras, humilde, colega sempre alegre e gentil, estudante esforçado, tornou-se padroeiro da juventudo e modelo de obediência e amor à Companhia. Foi canonizado por Leão XIII 1888.
 “Se não me fizer santo enquanto jovem, nunca o serei”.

São João Berchemans

NascimentoNo ano de 1599
Local nascimentoDiest (Bélgica)
OrdemJesuíta
Local vidaRoma
EspiritualidadeSão João era de família simples, seu pai, curtidor de peles e sapateiro. João teve que trabalhar como criado de estudantes ricos para pagar seus estudos. Viveu a vida toda sob o império da santidade e todos seus atos, mesmo os mais comuns, procurava faze-los com perfeição. Era considerado como o Mestre dos detalhes, exigindo sempre de si, o melhor. Foi considerado um exemplo de amor filial a Nossa Senhora, assim como os outros dois jovens jesuítas: Estanislau de Kostka, Luis Gonzaga. Esgotado por tão tremendo esforço interior, faleceu aos 22 anos de idade, com tuberculose. Tornou-se santo praticando exercício de executar da melhor forma possível os atos mais comuns.
Local morteRoma
MorteNo ano de 1621, aos 22 anos
Fonte informaçãoWebcatólica e Dicionário dos Santos
OraçãoÓ Deus, concedei-nos pelas preces de São João Berchmans, a quem destes perseverar na imitação do Cristo pobre e humilde, seguir a nossa vocação com fidelidade e chegar àquela perfeição que nos propusestes em vosso Filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.
DevoçãoÀ vida cotidiana realizada com santidade
PadroeiroDos coroínhas
Outros Santos do diaSilvestre(ab. E fund.); Sirício (papa); Leonardo de Porto Maurício (cf); Fausto, Marcelo (presbs.); Pedro (bispo); Filéias, Esíquio, Pacômio, Teodoro, Belino (bispos); Dídio, Anmônio (márts.); Amador, Conrado (bispos); Gonçalo, Básolo, Alípio, Estilita.
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário