terça-feira, 26 de novembro de 2013

São Sirício - 26 de Novembro

SÃO SIRÍCIO (384 à 399 d.C.)

Nasceu em Roma e foi eleito em 15 de dezembro de 384. Foi o primeiro depois de São Pedro a adotar o título de Papa, talvez derivado do anagrama da frase "Pedro-Apostoli-Potestatem-Accipens". Apoiou o celibato para os sacerdotes e diáconos. Foi nessa época que São Jerônimo partiu para Jerusalém, a fim de traduzir a Bíblia para o latim. Faleceu em 26 de novembro de 399.
São Sirício, Papa

São Sirício (Pontificado - 384 a 399)

Comemoração litúrgica: 26 de novembro

Também nesta data: São Leonardo; Santa Belina e São Conrado

São  Sirício,  foi o sucessor  de  São Dâmaso  I.   Seus  predecessores  haviam  deflagrado rigorosa  luta e resistência  às Heresias Ariana, Donatista,  além das heresias  levantadas por Macedônio e Apolinaris.  As duas primeiras foram reprimidas  através dos  concílios de  Nicéia  e  Arles durante o Pontificado do  Papa Silvestre I;  as duas segundas  condenadas pelo Concílio  de Constantinopla (Papa Dâmaso I).
Pode-se  dizer que o  período de  seu pontificado foi tranqüilo em decorrência  da paz   implantada nos   dois  pontificados  anteriores  por ocasião da conversão do imperador Constantino ao catolicismo, que deu plena  liberdade  aos  cristãos, marcando o fim da perseguição à Igreja. Paralelamente,  as heresias levantaram-se, mas foram  prontamente coibidas por São Silvestre e São Dâmaso.  Mesmo assim,  o pontificado de São Sirício ficou marcado brilhantemente na história pelo seu zelo da fé apostólica e  da disciplina canônica, dando exemplar  continuidade  aos novos  tempos de graças abundantes na Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário