quinta-feira, 23 de maio de 2013

Abrir-se ao Espírito Santo para evangelizar sobretudo com a vida!, exorta o Papa


VATICANO, 22 Mai. 13 / 01:21 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco dedicou sua catequese de hoje a meditar sobre a relação entre o Espírito Santo e a Igreja, e alentou a não fechar-se nunca a sua ação que alenta a Nova Evangelização, através do fervor apostólico, a paz e a alegria no coração de cada um.
Ante milhares de fiéis presentes na Praça de São Pedro, o Papa explicou que "sem a presença e a ação incessante do Espírito Santo, a Igreja não poderia viver e não poderia realizar a missão que Jesus ressuscitado lhe confiou, de ir e fazer discípulos todas as nações".
"Evangelizar é a missão da Igreja e não apenas de alguns, mas a minha, a sua, a nossa missão.?O apóstolo Paulo exclamou: ‘Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho’. Todos devem ser evangelizadores, especialmente com a vida! Paulo VI destacou que ‘Evangelizar… é a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar’".
O Papa ressaltou que "para evangelizar, então, é necessário se abrir ao horizonte do Espírito de Deus, sem medo do que ele vai nos pedir ou onde nos levará.?Confiemo-nos a Ele! Ele nos fará capazes de viver e testemunhar a nossa fé e iluminará o coração daqueles com quem nos encontrarmos", a exemplo dos apóstolos ePentecostes.
"O Espírito Santo ao descer sobre os Apóstolos, os fez sair da sala em que estavam fechados por medo, os fez sair de si e os transformou em anunciadores e testemunhas das ‘grandes obras de Deus’. E essa transformação operada pelo Espírito Santo se reflete na multidão vinda ‘de todas as nações debaixo do céu’, de modo que cada um ouvia as palavras dos Apóstolos como se fossem em sua própria língua".
O Papa exortou a questionar-se: "como me deixo ser guiado pelo Espírito Santo a fim de que a minha vida e meu testemunho de fé sejam de unidade e comunhão? Levo a mensagem de reconciliação e de amor, que é o Evangelho nos lugares onde moro??Às vezes parece que hoje se repete o que aconteceu em Babel: divisões, incapacidade de compreender o outro, rivalidade, inveja, egoísmo".
"O que eu faço com a minha vida? Promovo a unidade próximo a mim? Ou divido com conversa fiada, críticas, inveja? O que eu faço? Pense nisso.?Levar o Evangelho é proclamar e vivermos nós primeiro: a reconciliação, o perdão, a paz, a unidade e o amor que o Espírito Santo nos dá".
O Santo Padre disse também que "pelo fogo de Pentecostes, pela ação do Espírito Santo, se desenvolvem sempre novas iniciativas de missão, novas maneiras de proclamar a mensagem de salvação, uma nova coragem para evangelizar".
"Não nos fechemos nunca a esta ação! Vivamos com humildade e coragem o Evangelho!?Testemunhemos a novidade, a esperança, a alegria que o Senhor traz para a vida. Sintamos em nós ‘a doce e reconfortante alegria de evangelizar’. Porque evangelizar, proclamar Jesus, nos traz alegria, enquanto o egoísmo nos traz amargura, tristeza, nos deixa para baixo, evangelizar nos eleva.".
Francisco disse também que um elemento fundamental para a evangelização é a oração, sem a qual "nossas ações tornam-se vazias e nosso anúncio não tem alma, não é animado pelo Espírito".
"Renovemos a cada dia a confiança na ação do Espírito Santo, confiança de que Ele age em nós, Ele está dentro de nós, que nos dá o fervor apostólico, a paz, a alegria.?Deixemo-nos guiar por Ele, sejamos homens e mulheres de oração, que testemunham o Evangelho com coragem, tornando-se instrumentos de unidade e de comunhão com Deus", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário