quinta-feira, 23 de maio de 2013

O Papa Francisco irá a Assis em 4 de outubro


VATICANO, 23 Mai. 13 / 11:30 am (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco irá como peregrino a Assis (Itália) no próximo dia 4 de outubro. É a terra natal de São Francisco de Assis de quem tomou o nome que tem agora como Pontífice.
Em uma carta com data de hoje, 23 de maio de 2013, e dirigida ao Bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, e assinada pelo substituto da Secretaria de Estado, Arcebispo Angelo Becciu, o Papa expressa sua aceitação do pedido do Prelado, expressa em comunhão com os bispos da região italiana de Umbría.
A data, 4 de outubro, é o dia em que Igreja celebra a São Francisco de Assis.
A Diocese de São Francisco, assinala a nota, "exulta por esta expressão de atenção e benevolência". "Junto com as outras dioceses que participam do caminho regional para acender a vela votiva ao Padroeiro da Itália, e interpretando os sentimentos dos filhos de Francisco das diferentes ordens, assim como das autoridades municipais e regionais, agradecem ao Santo Padre esta mostra de afeto e o esperam ferventemente em Assis. Deste modo confiam à intercessão do Santo de Assis, o ministério do Santo Padre Francisco e o caminho moral e civil da nação italiana".
Em 16 de março, três dias depois de ter sido eleito Papa, o Santo Padre explicou as razões pelas que elegeu o nome Francisco.
Ante 6 mil jornalistas de todo o mundo reunidos na Sala Paulo VI, o Papa contou que "durante as eleições, tinha ao lado o Arcebispo Emérito do São Paulo, e também Prefeito Emérito da Congregação para o Clero, o cardeal Claudio Hummes: um grande amigo. Quando a coisa ficava um pouco perigosa, ele me confortava"..
O Papa assinalou que "quando os votos aumentaram para dois terços, houve o acostumado aplauso, porque tinha sido eleito. E ele me abraçou, beijou-me, e me disse: ‘Não se esqueça dos pobres’".
"E esta palavra entrou aqui: os pobres, os pobres. Imediatamente, em relação com os pobres, pensei em Francisco de Assis. Depois pensei nas guerras, enquanto prosseguia o escrutínio até terminar todos os votos".
O Santo Padre assinalou que "Francisco é o homem da paz. E assim, o nome entrou no meu coração: Francisco de Assis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário