terça-feira, 25 de dezembro de 2012

LITURGIA DIÁRIA - 25/12/2012




Tema do Dia

Natal do Senhor: Um Filho nos foi dado!

O povo que andava nas trevas viu uma grande luz. Porque nasceu para nós um menino, um filho nos foi dado: sobre o seu ombro está o manto real, e ele se chama «Conselheiro Maravilhoso», «Deus Forte», «Pai para sempre», «Príncipe da Paz». (Is 9,1-6)
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/

Oração para antes de ler a Bíblia

orkut e hi5, Religiosos, palavras do Senhor Jesus, imagens de biblia, recados de Jesus, gifs de religião para orkut

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda 

e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame

 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por

 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores

se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos 

a vida eterna. Amém.


Branco. Natal do Senhor - Missa do dia Natal


Primeira leitura (Isaías 52,7-10)
Terça-Feira, 25 de Dezembro de 2012 
Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo - Missa do Dia


Livro do Profeta Isaías: 

7Como são belos, andando sobre os montes, os pés de quem anuncia e prega a paz, de quem anuncia o bem e prega a salvação, e diz a Sião: “Reina teu Deus!”
8Ouve-se a voz de teus vigias, eles levantam a voz, estão exultantes de alegria, sabem que verão com os próprios olhos o Senhor voltar a Sião.
9Alegrai-vos e exultai ao mesmo tempo, ó ruínas de Jerusalém, o Senhor consolou seu povo e resgatou Jerusalém.
10O Senhor desnudou seu santo braço aos olhos de todas as nações; todos os confins da terra hão de ver a salvação que vem do nosso Deus.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

OU

Primeira leitura (Isaías 9,1-6)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. 2Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que oprimia o povo — a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais —, tu os abateste como na jornada de Madiã.
4Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas. 5Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz.
6Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar estas coisas.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 97)
Terça-Feira, 25 de Dezembro de 2012 
Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo - Missa do Dia


— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!/ Sua mão e o seu braço forte e santo/ alcançaram-lhe a vitória.
— O Senhor fez conhecer a salvação,/ e às nações, sua justiça;/ recordou o seu amor sempre fiel/ pela casa de Israel.
— Os confins do universo contemplaram/ a salvação do nosso Deus./ Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,/ alegrai-vos e exultai!
— Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa/ e da cítara suave!/ Aclamai, com os clarins e as trombetas,/ ao Senhor, o nosso Rei!

OU

Salmo - Salmos 95(96)

Alegrem-se os céus, exulte a terra!

Cantem para Javé um cântico novo! Cantem para Javé, bendigam o seu nome! Que o céu se alegre e a terra exulte, estronde o mar, e tudo o que ele contém. Que o campo festeje, e tudo o que nele existe, e as árvores da selva gritem de alegria diante de Javé, pois ele vem. Ele vem para governar a terra: governará o mundo com justiça e com fidelidade. (Sl 96,1-3.11-13)


Segunda leitura (Hebreus 1,1-6)
Terça-Feira, 25 de Dezembro de 2012 
Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo - Missa do Dia


Carta aos Hebreus: 

1Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais, pelos profetas;2nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também ele criou o universo.
3Este é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra. Tendo feito a purificação dos pecados, ele sentou-se à direita da majestade divina, nas alturas. 4Ele foi colocado tanto acima dos anjos quanto o nome que ele herdou supera o nome deles.
5De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei?” Ou ainda: “Eu serei para ele um Pai e ele será para mim um Filho?”
6Mas, quando faz entrar o Primogênito no mundo, Deus diz: “Todos os anjos devem adorá-lo!”

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

OU

Segunda leitura (Tito 2,11-14)

Leitura da Carta de São Paulo a Tito:

Caríssimo: 11A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. 12Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, 13aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.
14Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Evangelho (João 1,1-18)
Terça-Feira, 25 de Dezembro de 2012 
Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo - Missa do Dia


— O Senhor esteja convosco. 
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito.
4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. 6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João.7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.
10A Palavra estava no mundo — e o mundo foi feito por meio dela — mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram.
12Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.
14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

OU

Evangelho (Lucas 2,1-14)



Deus nasce como um pobre 

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

1Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra.
2Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria.
3Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal.
4Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, 5para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
6Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, 7e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.
8Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu 
rebanho.
9Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”.
13E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da coorte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia

orkut e hi5, Religiosos, mensagem religiosa, imagem da biblia, recados de religião, scraps religioso para orkut

Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém.

O CONVITE


:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:

Dei-me conta, ontem, que o Seu Aniversário é hoje.
Não que eu tivesse anotado no calendário.
Lembrei da data, por causa do tumulto das lojas.

Todo ano é assim. As pessoas ficam muito
preocupadas em comprar muitos presentes
e coisas novas.

O mais estranho é que eles não são para Você.
São para si mesmos, para parentes, amigos,
clientes, conhecidos.

Este ano, pensei em convidar Você para
comemorar o seu aniversário lá em casa.

Como sua família é a humanidade, é possível
que Você tenha muitos convites.

É possível que muitas pessoas, no mundo
todo, queiram que Você esteja com elas,
nesse seu dia tão especial.

Sabe, como existe a questão do fuso horário,
criando diferentes horas em diversos locais
do globo, creio que Você não terá muitas
dificuldades.

Você poderá vir à hora que quiser.
Estarei esperando.
Minha casa não é muito grande.
Aliás, é bem pequena.
Tenho certeza que Você não se importará.

E também creio que não se importará de
andar em estrada de chão, porque o bairro
onde moro é dos mais distantes.
Quase ao final da cidade.

Porém, como Você andou muito pelas estradas,
e pelos campos, não creio que terá
dificuldades em enfrentar esse pequeno trecho.

Se vier durante o dia, Você reconhecerá
minha casa, pelas rosas que enfeitam a cerca.
Estarão todas desabrochadas, no dia do seu Natal.

Elas costumam se debruçar, pendendo para o
lado de fora, espiando a rua.
Tenho certeza que nesse dia, mais do que nunca,
elas estarão alongando suas hastes para vê-Lo
desde longe.

E quando o virem, exalarão tal perfume que
me dirá que Você está chegando.

Deixarei a luz acesa, caso Você decida vir
após o cair da tarde. E a porta entreaberta.

A mesa estará posta. Tenho guardado uma
toalha para ocasiões especiais.
Estará cobrindo a velha mesa.

Assarei pão. Possivelmente não será tão
saboroso como o de sua mãe. Entretanto,
tenha certeza que farei a massa com
todo o carinho.

Colherei frutas das árvores do quintal e
farei um bolo. Como sei que Você aprecia
convidar os que andam pelas ruas, os que
andam sozinhos, para a comemoração do seu
aniversário, colocarei alguns pratos extras.

Só peço que Você não convide muita gente,
Jesus. Afinal, minha casa é pequena e meus
recursos são poucos.

Mas, repartirei com prazer o que tiver.

Talvez Você não possa ficar muito tempo.
Sei que Você é muito ocupado.
Contudo, mesmo que Você parta,
os seus amigos poderão ficar.

Continuaremos a conversar sobre a grandeza
dos Seus feitos e a sublimidade dos Seus
ensinos. Preciso muito relembrar essas
questões tão esquecidas.

Se Você vier, Jesus, talvez possa esse
ser o Natal da minha redenção.

É que me sinto um tanto perdido, entre as
coisas do mundo. Ando esquecido de orar.
Por vezes, quase esqueço que sou filho de
Deus. E herdeiro do universo.

Sinto-me tão só que esqueço que posso
encontrar irmãos em toda parte.

Esqueço de tantas coisas.
Por isso, Jesus, a sua presença, no Seu
aniversário, será tão importante.

Desejo, sinceramente, Jesus, que Você
possa vir à minha casa para encher de
luz meu coração e minha vida.

Eu lhe direi feliz aniversário.
Você me dará o presente de sua presença.
E, então, será verdadeiramente
um Natal Feliz.

FELIZ NATAL PARA TODOS VOCÊS !!!

-:¦:- E -:¦:-

UM ANO NOVO Abençoado para todos!!

:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:

FONTE: http://mensagensdiariaspravc.blogspot.com.br/

UMA LINDA TERÇA-FEIRA

BOA NOITE

SOLENE VIGÍLIA DE NATAL - 24 de dezembro


A Igreja também comemora hoje Santas Tarsila e Emiliana, São Sharbel MakhlufSão Delfim e Santa Irmina

Na Vigília de Natal os fiéis preparam-se liturgicamente  para o nascimento do Salvador. O Santo Natal, que  é uma  das festas  mais  antigas  e solenes  da Igreja, desde os tempos apostólicos.  O presépio em que foi reclinado o Salvador Menino e  a gruta onde nasceu, foram  sempre objetos  de  suprema  veneração da parte dos cristãos. Para afastar estes do Lugar venerável, os pagãos erigiram  no mesmo  sítio um templo aos deus  Adônis, que foi  destruído depois, e no mesmo lugar se ergueu uma igreja magnífica. Ao redor de Belém surgiram  também muitos  conventos. Em um deles viveu São Jerônimo, durante muitos  anos. Mais  tarde, o  santo presépio foi transportado  para Roma.  A igreja de Santa Maria  Maggiore guarda esta preciosa  relíquia.
Os sacerdotes, facultativamente, tem o privilégio de celebrarem  três  Missas no dia de  Natal, uso este também antiquíssimo na Igreja. Originou esta praxe o costume antigo de  os Papas no dia  de  Natal celebrarem  três Missas, em diversas Igrejas de Roma. A primeira Missa  era celebrada na Basílica tiberiana, a segunda  na Igreja de  Santa Anastácia, e  a terceira  no Vaticano. Este  uso foi conservado e  imitado pelos  bispos e sacerdotes, sem que houvesse  obrigação de  celebrar três Missas.  As três  Missas  no dia de Natal simbolizam o tríplice nascimento de  Jesus Cristo:  Sua origem do Pai desde a  eternidade, seu nascimento da Santíssima Virgem e  seu renascimento místico nos  corações dos fiéis.
A comemoração do nascimento de Jesus  sempre marca o início de uma nova era e seu significado foi tão decisivo que a contagem dos  tempos históricos no mundo,  passou a ser feita  a partir do nascimento de  Cristo.  A história foi dividida  em dois  grandes períodos:  antes de Cristo, representado pela  sigla a.C. ,  e depois  de Cristo, representado  pela  sigla d.C. .
O Natal  sempre modifica  algo nos corações das pessoas e, em cada comemoração natalina  a união entre Deus e  o homem está representada pelo desejo de paz e a humanidade se torna  uma imensa família universal.  É portanto, uma  oportunidade  para manifestações de  afeto, tanto no âmbito familiar como  fora dele, tornando-se, assim, a festa da paz e fraternidade. É tempo também de, apesar de envolvidos  nesse clima festivo, avaliar  nossa própria  caminhada na construção do Reino de Deus.
Eis  o que o Menino Jesus  nos ensina ao nascer: desprezar  os bens  do mundo, para alcançar os bens  eternos.

Fonte: Página Oriente em 2017

São Viator - 24 de dezembro

Existe uma comunidade de religiosos educadores que têm como santo protetor a São Viator, quem dá este mesmo nome a seus colégios. Quando era menino sua mãe o apresentou ao bispo São Justo e lhe pediu que o instruísse na religião. Logo foi um excelente catequista, e aprendeu muito bem a arte de escrever em belas letras chegando a fazer cópias da S. Bíblia e de outros livros religiosos para uso do templo.

Santa Adélia ou Adele de Pfalzel - 24 de dezembro

Santa Adélia ou Adele de Pfalzel
+ 734
A tradição oral germânica nos conta que Adélia ou Adele era a irmã mais nova de Ermina, ambas princesas, filhas do rei da Austrásia, Dagoberto II, o Bom. Hoje, todos são venerados nos altares como santos da Igreja, ainda que esse parentesco seja motivo de controvérsias, sendo, por isso, pesquisado. 
Adélia foi identificada, também, como a abadessa Adola, a quem Elfrida, abadessa do Mosteiro de Streaneshalch, teria enviado uma carta. Também como Adula, "religiosa matrona nobilis", que se hospedou no Mosteiro de Nivelles em 17 de março de 691, com um filho pequeno. 

Santa Ermina ou Irmina ou Irma - 24 de dezembro

Santa Ermina ou Irmina ou Irma
+710

Escultura do Hospital de Tries,
mantido pelas beneditinas da
abadia de Ohren - Alemanha
Os nomes Ermina, Irmina ou Irma nos reportam a uma única personalidade, a de uma santa germânica. A tradição dessa região conta que ela era a irmã mais velha de Adélia, a abadessa do mosteiro que fundara em Pfalzel, depois santa da Igreja.

Santa Tarsila e Emiliana - 24 de dezembro

Santa Tarsila
Século VI
A família romana Anícia teve a graça de enviar para a Igreja aquele que foi um dos grandes doutores da Igreja do Ocidente, o papa Gregório Magno, depois também santo. Era um homem de estatura pequena e de saúde frágil, mas um gigante na administração e uma fortaleza espiritual. Entre seus antepassados paternos estão o imperador Olívio, o papa são Félix III e o senador Jordão, que era seu pai.
A formação intelectual, religiosa e moral do menino Gregório ficou sob a orientação e cuidado de sua mãe, a futura santa Sílvia, e de suas tias, Tarsila, Emiliana, também santas, e de Jordana, irmãs de seu pai, que faleceu cedo. 

Santa Paula Isabel Cerioli - 24 de dezembro

Santa Paula Isabel Cerioli
1816-1865

Fundou os Institutos:
Irmãs da Sagrada Família e dos
Irmãos da Sagrada Família
Batizada como Costanza Cerioli, nasceu na família dos nobres e ricos Francisco Cerioli e Francisca Corniani, no dia 28 de janeiro de 1816, em Soncino, Cremona, Itália.
Delicada, inteligente e sensível, dona de um físico frágil, aprendeu cedo a lidar com o sofrimento, alertada pela sabedoria cristã da mãe, que lhe mostrava a miséria presente nas famílias dos camponeses. Aos onze anos, foi entregue às Irmãs da Visitação da cidade de Alzano, para completar sua formação religiosa e cultural, com as quais ficou até os dezesseis anos, destacando-se pela bondade e caridade. 

São Charbel Makhlouf - 24 de Dezembro


São Charbel Makhlouf nasceu a 8 de maio de 1828, em BiqáKafra, aldeia montanhosa do norte, ao pé dos cedros do Líbano. Seu nome de batismo: José Zaroun Makhlouf. Com 23 anos ele toma o nome de Charbel em memória do mártir do século segundo, foge de casa e refugia-se no mosteiro de Nossa Senhora de Mayfoug, da Ordem libanesa maronita. Um ano depois, transfere-se para o mosteiro de S. Maron de Annayam, da província de Jbail, verdadeiro oásis de oração e fé, a 1300 metros de altitude. Depois de seis anos de estudos teológicos, em Klifan, é ordenado sacerdote. Exerce, então, com muita edificação, as funções do seu ministério sagrado, juntamente com toda a sorte de trabalhos manuais. Após dezesseis anos de vida ascética, Charbel obtém autorização, em 1875, para se retirar ao eremitério dos Santos Pedro e Paulo, de Annaya. Durante 23 anos (1875-1898), S. Charbel entrega-se com todas as forças da alma, à busca de Deus, na bem-aventurada e total solidão. Deus recompensa o seu fiel servidor, dando-lhe o dom de operar milagres, já em vida: afirma-se que os realizou não somente com cristãos, mas, também, com muitos muçulmanos.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 24/12/2012

24 de Dezembro de 2012

Ano C

 

missa matutina

Lucas 1, 67-79

Comentário do Evangelho

João Batista abre caminho para Deus

A partir de alguns textos do Primeiro Testamento, Lucas compõe este cântico de Zacarias, bem como o anterior cântico de Maria ("Magnifícat"), como instrução teológica para suas comunidades. O núcleo da mensagem é a origem divina de Jesus, o qual vem promover a libertação e comunicar a vida divina e eterna aos homens e mulheres, tendo como precursor João Batista. 
Zacarias, sacerdote idoso no Templo de Jerusalém, de início é incapaz de compreender a novidade do anúncio do anjo, e fica mudo. É a expressão do judaísmo, incapaz de abrir-se à mudança. Agora, como pai e em casa, diante do recém-nascido que é vida nova, recupera a fala e profetiza. Após proclamar o cumprimento da promessa de Deus em enviar um salvador, retoma as palavras do anjo, reconhecendo em seu filho "um profeta do altíssimo".

José Raimundo Oliva

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx

Vivendo a Palavra

Dois meninos nos são dados: João Batista e Jesus. Sigamos hoje o primeiro, tornando-nos, com João Batista, profetas do Altíssimo e anunciando, com o testemunho da nossa vida, a salvação, o perdão, a paz e a graça que nos chegam do Pai através do Filho encarnado, o Cristo Jesus.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. Fatos Importantes
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Mateus narra de maneira bem simples, á seus conterrâneos os fatos extraordinários que precederam o nascimento de Jesus, trata-se de uma ação Divina, não tanto para mostrar quanto Deus é Poderoso, pois ele não está preocupado em demonstrar a sua força e poder, mas sim mostrar aos Judeus, para os quais é destinado esse evangelho, que a Salvação provém de Deus, é puro Dom e total iniciativa dele. Não se trata, portanto de algum projeto humano, ou dos planos de alguma instituição religiosa.

Então Deus fez tudo sozinho? José e Maria não precisaram coabitar, e Deus foi falando a ambos o que era para ser feito? De modo algum, para fazer a Salvação acontecer, Deus em nenhum momento tirou do homem o seu livre arbítrio, a sua capacidade de discernir, escolher e tomar uma decisão. Foi um risco que Deus correu, pois tanto Maria como José era livres para aceitar na Fé esses acontecimentos em suas vidas.

Mas o m ais importante, a Fé no Deus dos Patriarcas, lhes deram essa visão diferente, sobre esses acontecimentos. Porque corremos o risco de pensar que para eles tudo estava muito claro, sabiam que era Deus que estava agindo... e nos perguntamos: mas com nós não é desse jeito, a gente tem dúvidas e incertezas, sobre certos acontecimentos da nossa vida. Esse é um modo errado de se viver a Fé...

José e Maria não tinham certeza de nada, fizeram perguntas a Deus, intuíram alguns fatos, como José, que não queria difamar a noiva e preferiu se retirar. Maria chegou a perguntar como iria acontecer o que o anjo lhe anunciara pois nem era casada....José e Maria fizeram uma profunda experiência de Fé em todos os dias de suas vidas e não só naquele momento, pois as dúvidas e incertezas sempre estavam presentes, mas a Fé inabalável na ação Divina acabava  prevalecendo. Seria um engano pensarmos que esse acontecimento se deu em um determinado momento e que depois disso tudo foi tranquilo para o casal....A Fé é confirmada no dia a dia, diante de acontecimentos que muitas vezes não temos a exata compreensão.

Toda essa experiência de Fé, de São José, Mateus sintetizou nessas poucas palavras, ditas em um sonho pelo anjo do Senhor. Como José e Maria temos hoje essa missão importante de gerá-lo para o mundo. Na família, no trabalho, na escola, na fila de um banco, no trânsito, na relação conjugal. Em cada uma dessas situações, nem sempre tão claras, Deus continua a nos revelar o modo como ele vai agir...José e Maria não desperdiçaram o momento de graça inefável e toparam fazer parte do Plano de Deus.  O jeito de Deus continua sendo esse, é pegar ou largar...

2. João Batista abre caminho para Deus
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)
VIDE ACIMA
Oração
Pai, coloca-me, como João Batista, a serviço de teu Messias, Jesus Cristo, tornando-me teu profeta, anunciador da libertação a ser realizada em favor da humanidade.


3. PROFETA DO ALTÍSSIMO
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Zacarias, em seu canto de louvor, sintetizou a missão profética do filho recém-nascido, explicitando sua correlação com Deus Pai e com o Salvador a ser enviado.

A missão do Batista consistiria em ser profeta do Altíssimo, título aplicável tanto a Deus quanto a seu Messias, posteriormente identificado com Jesus. Portanto, a existência do Precursor estaria ligada, simultaneamente, a Deus altíssimo e ao povo, junto ao qual seu profetismo seria exercido.

A glorificação de Zacarias centra-se no desígnio libertador de Deus que defende seu povo da sanha de seus inimigos e de quantos o odeiam. Ele não suporta que seu povo padeça a opressão do inimigo. Por isso, vem libertá-lo. Dele Deus exige apenas que o "sirva em santidade e justiça", sem se apartar de seus caminhos nem um só dia da vida.

O desígnio libertador de Deus expressa sua misericórdia, que jamais poderá faltar, pois a relação com Israel está selada com uma Aliança santa, a ser observada com fidelidade. Por conseguinte, quando o seu povo é oprimido, Deus suscita-lhe um poderoso Salvador.

O maior de todos eles será seu próprio Filho. A missão fundamental do Batista consistiu em preparar-lhe os caminhos, anunciando ao povo que a salvação e a remissão dos pecados jorrariam do "amor do coração de nosso Deus", por meio da ação do Messias.

Zacarias não estava em condições de identificar Jesus com o "poderoso Salvador", suscitado pelo Senhor, Deus de Israel. Caberia a João reconhecê-lo como aquele que tira o pecado do mundo, levando a cabo a obra divina da libertação.
Oração
Pai, coloca-me, como João Batista, a serviço de teu Messias, Jesus Cristo, tornando-me teu profeta, anunciador da libertação a ser realizada em favor da humanidade.

http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm#d2

LEITURA ORANTE 


Lc 1,67-79 - O cântico de Zacarias



Em união com todos que se encontram neste ambiente virtual, iniciamos nossa Leitura Orante do Advento, com a
Canção do Advento
Ó vem, Senhor, não tardes mais! 
Vem saciar nossa sede de Paz!
1.   Ó vem, como chega a brisa do vento, 
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo!
2.   Ó vem, como chega a chuva no chão   
Trazendo fartura de vida e de pão!
3.   Ó vem, como chega a luz que faltou   
Só tua palavra nos salva Senhor!
4.   Ó vem, como chega a carta querida   
Bendito carteiro do Reino da Vida!
5.   Ó vem, como chega o filho esperado   
Caminha conosco Jesus Bem amado!
6.   Ó vem, como chega o Libertador   
Das mãos do inimigo nos salva Senhor
Veja a melodia desta canção ao lado

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia ? 
Leio na minha Bíblia, Lc 1,67-79:
Zacarias, o pai de João, cheio do Espírito Santo, começou a profetizar. Ele disse:
- Louvemos o Senhor, o Deus de Israel, pois ele veio ajudar o seu povo e lhe dar a liberdade.
Enviou para nós um poderoso Salvador, aquele que é descendente do seu servo Davi.
Faz muito tempo que Deus disse isso por meio dos seus santos profetas.
Ele prometeu nos salvar dos nossos inimigos e nos livrar do poder de todos os que nos odeiam.
Disse que ia mostrar a sua bondade aos nossos antepassados e lembrar da sua santa aliança.
Ele fez um juramento ao nosso antepassado Abraão; prometeu que nos livraria dos nossos inimigos
e que ia nos deixar servi-lo sem medo, para que sejamos somente dele e façamos o que ele quer em todos os dias da nossa vida.
E você, menino, será chamado de profeta do Deus Altíssimo e irá adiante do Senhor a fim de preparar o caminho para ele.
Você anunciará ao povo de Deus a salvação que virá por meio do perdão dos pecados deles.
Pois o nosso Deus é misericordioso e bondoso.
Ele fará brilhar sobre nós a sua luz e do céu iluminará todos os que vivem na escuridão da sombra da morte, para guiar os nossos passos no caminho da paz.
Este cântico de Zacarias é louvor e profecia. Começa com uma aclamação litúrgica: “Louvemos o Senhor”. O hino divide-se em duas partes: a primeira recorda a ação de Deus na história do povo. A segunda parte anuncia o destino do menino João que será profeta de Deus Altíssimo. Zacarias recorda as promessas de Deus por meio dos profetas, da aliança e do juramento feito com Abraão. Diz também que o objetivo disto tudo é “que sejamos somente dele e façamos o que ele quer.

2. Meditação (Caminho) 
O que o texto diz para mim, hoje?
Também eu devo reconhecer a grande graça de ser cristão e discípulo de Jesus Cristo. Nos ajudam neste reconhecimento os bispos em Aparecida:
“Queremos expressar a alegria de sermos discípulos do Senhor e de termos sido enviados com o tesouro do Evangelho. Ser cristão não é uma carga, mas um dom: Deus Pai nos abençoou em Jesus Cristo seu Filho, Salvador do mundo” (DAp 23).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
 
Rezo, com os bispos da América Latina que também fazem uma oração de louvor por Deus que nos amor por primeiro:
“ Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
que nos abençoou com toda sorte de bênçãos na pessoa de Cristo
(cf. Ef 1,3).
O Deus da Aliança,
rico em misericórdia,
nos amou primeiro;
imerecidamente amou a cada um de nós;
por isso o bendizemos,
animados pelo Espírito Santo, Espírito vivificador,
alma e vida da Igreja.
Ele, que foi derramado em nossos corações,
geme e intercede por nós e,
com seus dons nos fortalece
em nosso caminho de discípulos e missionários”
(DAp 24).

4.Contemplação (Vida e Missão) 
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
 
“Somos chamados a encarnar o Evangelho no coração do mundo”(DGAE 2008-2009, no 21). Meu novo olhar é de ação de graças
pela vinda de Deus em nosso meio.

Bênção Natalina
Jesus Menino coloque a sua mãozinha 
sobre tua cabeça
 
e derrame sobre ti
 
a sua luz, conforto e alegria.
 
Amém!
 
- Abençoe-nos Deus misericordioso,
 
Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
 
(bem-aventurado Alberione)


Ir. Patrícia Silva,
fsp
http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx
Oração Final
Pai Santo, que o encantamento e a gratidão que Zacarias demonstrou em sua belíssima oração pelo nascimento de seu filho, João Batista, sejam as nossas atitudes diante do grande dom que nos ofereces, o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão, Ele que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php
Missa da Vigília Natal

Lucas 2,1-14

Postado por: homilia

dezembro 24th, 2012


O Evangelho de Jesus nos diz que sua vida e morte testemunham a natureza inigualável de sua realeza e Reino. Mas o que seu nascimento nos diz? Jesus é o único qualificado para ser Rei.
Mateus traça a linhagem de Jesus através de José (Mt 1,1-17), um descendente de Davi (Mt 1,6), uma vez que somente um filho de Davi poderia reinar como Messias (Salmo 89,3-4). Lucas traça do mesmo modo a linhagem de Maria até Davi (Lc 3,23-31), assim qualificando duplamente Jesus para ser o Messias. Contudo, o Messias precisa também ser o Filho do Céu (Salmo 2,7). Pela virgindade de sua mãe, Jesus nasceria como o único Filho de Deus. O anjo Gabriel assegurou a Maria que o “poder do Altíssimo” (Lc 1,35) lhe daria a capacidade de conceber sendo virgem (Mt 1,20). E, “por isso, o ente santo” poderia ser “chamado Filho de Deus” (Lc 1,35).
O nascimento de Jesus demonstra Sua divindade. Anjos disseram a Maria (Lc 1,26-38) e a José (Mt 1,18-23) que seu “Filho do Altíssimo” era mais do que apenas um filho. Antes, ele seria o Filho unigênito de Deus (Jo 3,16), chamado apropriadamente “Emanuel”, ou seja, “Deus-conosco” (Is 7,14; Jo 1,14).
E Jesus reinaria sobre a casa de Jacó reconstruída (Lc 1,33; At 15,16-18). Desde que Ele receberia quem quer que o temesse e fizesse o que é reto (At 10,35), essa casa consistiria de judeus e de gentios. Ele concederia a todos os seus cidadãos uma igualdade e comunhão que o mundo jamais tinha conhecido (Gl 3,28), pois Ele seria boa nova “para todo o povo” (Lc 2,10).
Todavia, Jesus não reinaria como um tirano, mas como Salvador. Ele salvaria “seu povo dos pecados deles” (Mt 1,21), trazendo a eles a maior paz de todas: a paz com Deus (Rm 5,1). Ele salvaria, não subjugaria. Desde que seu Reino também traz salvação (At 2,23-24), Ele não poderia ser Rei se não fosse Salvador (Zc 6,12-13; Hb 1,3). Portanto, desde que Ele salva, Ele na verdade tem que reinar (At 2,33-36).
O modo de Seu nascimento mostra como Ele é inigualável. A maioria dos reis nascem no luxo e na riqueza. Porém, não este. Suas faixas não foram de fina púrpura nem seu berço de ouro. Em vez disso, uma manjedoura serviu como sua cama. Esse Rei humilde fez uma entrada quieta e não pretenciosa para aquelas pessoas de humildade incomum que seriam Seus cidadãos.
Os anjos não anunciaram o nascimento d’Ele aos poderosos e prestigiados, mas aos pastores. Eles, humildemente, vieram “apressadamente” para encontrar “a criança deitada na manjedoura”. Encontrando-o, eles glorificaram e louvaram a Deus. Para os corações que respondem, como os desses pastores, em fé confiante nas Palavras de Deus, Jesus seria Rei.
Entretanto, esse Rei seria tanto “para ruína como para levantamento” (Lc 2,34). Porque a maioria rejeita Sua mensagem (Jo 1,11), eles caem enquanto outros sobem a “lugares celestiais, em Cristo Jesus” (Ef 2,6) pela obediência à Sua vontade (Mt 5,19). Até mesmo seus pais representam o tipo de cidadãos que pertenceriam ao seu Reino: justos, amorosos, puros e obedientes.
Seguindo a estrela até Herodes, homens sábios do Oriente aprenderam com o profeta Miquéias que o Messias nasceria em Belém. Eles entraram na casa (não estábulo) e viram o menino (não o recém-nascido) (cf. Mt 2,11). Portanto, esses homens possivelmente viram Jesus antes de Seu segundo ano de idade, em vez de vê-Lo na manjedoura, porque Herodes informou-se com os homens sábios “quanto ao tempo em que a estrela aparecera” (Mt 2,7) e, mais tarde, matou crianças de dois anos para baixo (Mt 2,16).
Até mesmo os visitantes do Oriente tipificam os cidadãos do Reino. Dispostos a fazer uma viagem longa e árdua só para vê-lo, eles O adoraram (Mt 2,11). Eles trouxeram dádivas adequadas a um rei: ouro, uma dádiva comum à realeza (1 Rs 10,14-22); incenso, frequentemente ligado com adoração a Deus (Lv 2,1-16); e mirra, uma especiaria tipicamente cara usada na adoração (Êx 30,23-33), na aromaterapia (Salmo 45,8) e no embalsamamento (Jo 19,39).
Nós também precisamos chegar alegremente ao nosso Rei e oferecer nossos corpos “por sacrifício vivo, santo, que é o vosso culto racional” (Rm 12,1). Seu nascimento valida Seu direito ao trono de Davi, Sua divindade, Seu domínio internacional e até a natureza de Seu Reino. Mas o que os pais, os pastores e os homens sábios demonstram é que nada menos do que corações submissos e vidas obedientes são suficientes para esse Rei, que eleva corações humildes à glória, no Reino dos Céus.
Pai, dá-me um coração de pobre que me permita contemplar o nascimento de Seu Filho Jesus, que viveu pobre para ser solidário com os pobres.
Padre Bantu Mendonça
http://blog.cancaonova.com/homilia/2012/12/24/

   

QUE O MENINO JESUS NASÇA
TODOS OS DIAS EM SEU CORAÇÃO.