quinta-feira, 15 de março de 2012

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 15/03/2012

15 de Março de 2012  

Lucas 11,14-23

Comentário do Evangelho 

Sinais de libertação

Os sinais libertadores (curas e exorcismos) operados por Jesus suscitam a admiração de muitos nas multidões. Mas também suscitam o ódio de alguns que têm o poder religioso e econômico nas mãos e temem a libertação do povo. Assim, pretendem difamar Jesus diante do povo acusando-o de estar sob o poder de Beelzebu. Jesus responde que suas ações são feitas pelo dedo de Deus, libertando os possuídos pelo sistema opressor do Templo e das sinagogas, revelando a chegada do Reino de Deus. 
Somos libertados por Deus, em Jesus, para sermos agentes da transformação deste mundo em um mundo novo em que a ambição do dinheiro que promove o horror da guerra ceda lugar à fraternidade, à partilha e à paz. 

José Raimundo Oliva 



Vivendo a Palavra 

De um lado, o Galileu curando, expulsando demônios, fazendo bem a todos. Do outro, a desconfiança, a inveja, a injúria. O povo se dividia. Em qual dos grupos estarei eu? Sou capaz de dar graças a Deus pelo bem que acontece, sem me preocupar em rotular os companheiros de caminhada?



Reflexão
Estamos vivendo uma época em que as posições em relação a Satanás são contraditórias. Existem algumas pessoas que dizem que o demônio não existe, que é uma espécie de personificação das más tendências e inclinações das pessoas e que essa história de anjo decaído não passa de mitologia. Por outro lado, existem os que absolutizam a ação do demônio, de modo que tudo é o inimigo agindo, é fruto do maligno e outras coisas do gênero. A Igreja afirma a existência do demônio, mas também afirma que o poder de Deus é infinitamente superior ao dele. No Evangelho de hoje, Jesus nos mostra o seu poder sobre o maligno, poder que se manifesta na totalidade no Mistério Pascal, que é a derrota definitiva do antigo inimigo.



COMENTÁRIOS DO EVANGELHO


FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL... 



1. "Quando o Mal se camufla de Bem..."
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Lembrando meus tempos de repórter, tinha um conhecido que traficava drogas, gente boa, não bebia e nem fumava, mas de vez em quando era pego com a boca na botija e permanecia 5 a 10 anos "engaiolado". Certa ocasião, em respeito a nossa amizade ele quis ajudar-me e me falou "Olha, se algum malandro entrar na sua casa ou tentar te assaltar ou fazer algum mal a alguém da sua família, diga pro sujeito que você é meu amigo e ele vai se borrar de medo deixando você em paz..."

Alguém que me dá segurança e proteção, só pode estar do lado do Bem, nada disso! É impossível navegar com o pé em duas canoas, ou eu pratico o Bem ou então o Mal. Não tem como fazer os dois ao mesmo tempo. Nesse caso do meu amigo "Vida Torta" a segurança que ele me oferecia era fruto da violência que ele cometia contra as Vidas dos Viciados e quem destrói a Vida do outro em benefício próprio está comprometido com o Mal e não com o Bem.

As ações de Jesus todas elas são libertadoras, resgatando ao ser humano a sua dignidade, ele tem poder sobre todas as forças que oprimem e escravizam o homem e por isso as multidões ficam admiradas quando vêem a total transformação de quem foi por ele liberto e curado. Mas há um grupo de pessoas que Jesus não consegue convencer, elas estão sempre por perto, prontas para o acusar, buscando argumentos para condená-lo á morte e chegam ao absurdo de desvirtuarem a ação libertadora, vendo nela uma força opressora, pois o demônio jamais liberta, ele só oprime e escraviza.

A ação libertadora de Jesus é a prova incontestável de que o Reino chegou e nele devem engajar-se todos os que desejam a salvação e a libertação de tudo quanto oprime e escraviza. Afirmar que se está do lado de Jesus, mas não mover uma agulha para que a ação libertadora aconteça na vida do outro, é certamente uma grande incoerência. Cristão que não busca a valorização da Vida, a preservação da dignidade humana, e o respeito pelo ser humano, pode até participar comunidade, mas pertence ao outro "time". Nesta lista entram também todos os que se omitem e até na comunidade ficam de boca calada, preferindo não dar sua opinião, para não ser criticado. Estes também estão possessos do demônio que os torna mudos e omissos.

Na comunidade, no mundo do trabalho, na política, nas instituições governamentais, está "assim ó" de mudos e mudas, omissos e omissas, que em fins de semana, da boca prá fora dizem o seu amém ao receberem uma Eucaristia que não vivem...

2. Sinais de libertação
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração

Pai, transforma-me em instrumento de teu amor misericordioso, a exemplo de Jesus. Por onde eu passar, possa ser testemunha de que teu Reino já chegou para nós.

3. ADMIRAÇÃO E SUSPEITA
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Embora agisse com absoluta boa-fé, a ação de Jesus foi alvo de interpretações desencontradas. As multidões ficavam maravilhadas diante de seus gestos poderosos. O caso da libertação de um homem mantido escravo pelo demônio, que o impedia de falar, era um, entre tantos. O povo começava a perceber algo de extraordinário, presente na ação de Jesus. Sem dúvida, a mão de Deus estava agindo por meio dele. Esta percepção constituia o primeiro passo para a fé.

Outros, porém, viam as coisas de modo diferente, e acusavam o Mestre de estar agindo em conluio com Belzebu. Por isso, colocavam-no sob suspeita. Na visão deles, os milagres de Jesus eram só aparentes; quem acreditava neles, corria o risco de afastar-se de Deus. A beleza desses milagres era como que uma capa que impedia as pessoas de se darem conta das reais intenções do Mestre. Por trás dessa capa bonita, ocultava-se um inimigo de Deus, que só buscava fazer adeptos.

Jesus não ficava indiferente, quando seu ministério era objeto de falsas interpretações. Afinal, os que o colocavam sob suspeita, estavam questionando o núcleo de sua ação: a obediência e a submissão ao Pai. Sem elas, toda a vida de Mestre não teria mais sentido, e sua condição de Messias, Filho de Deus, não passaria de uma impostura.

Ao maravilhar-se da ação de Jesus, o discípulo reconhece Deus agindo por meio dele, e se abre para acolhê-lo na fé.

Oração 

Espírito de compreensão, coloca-me, cava vez mais, em sintonia com Jesus, para eu poder perceber o verdadeiro sentido do seu agir.



Jesus nos liberta de todo o poder do mal


Postado por: homilia

março 15th, 2012 


“Jesus estava expulsando um demônio que era mudo” (Lucas 11,14). Diante disso, testemunhas oculares habituadas às  práticas ocultas se questionaram sobre “em nome e poder de quem” Jesus estaria atuando.
Cristo acabara de libertar aquele homem do poder de satanás. Vendo agora o homem curado e liberto, uma parte da multidão – impávida e pasmada – exclamava: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios” (Lucas 11,15).
Outros, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, pediram que Ele fizesse um milagre para mostrar que o Seu poder vinha de Deus.
A atitude de Jesus, como sempre, é oportuna. Ele age na hora e no momento certo. Portanto, “Jesus, conhecendo-lhes os pensamentos, afirma: ‘Todo o reino dividido acaba por se arruinar a si mesmo; a família que se divide em grupos que lutam entre si também acaba por ser destruída. Se o reino de Satanás tem grupos que lutam entre si, como continuará a existir? Se vós dizeis é por Belzebu que eu expulso demônios. Por quem os expulsam os vossos mestres. Assim, os vossos seguidores provam que vós estais completamente enganados. Na verdade, é pelo poder de Deus que eu expulso demônios. O que prova que o Reino de Deus está no meio de vós’” (Lucas 11,17-20).
E Jesus ainda acrescenta: “Quando um homem forte e bem armado guarda a sua própria casa, tudo o que ele tem está seguro. Mas, quando um homem mais forte o ataca e vence, leva todas as armas em que o outro confiava e reparte tudo o que tomou dele. Quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a ajuntar está espalhando” (Lucas 11,21-23).
A prática libertadora de Jesus, restaurando a dignidade das pessoas, suscita, por um lado, a admiração das multidões; por outro, a repressão dos chefes religiosos de Israel.
Jesus afirma que veio para libertar todos que estão retidos sob o poder do maligno, pois é preciso que todos saibam que é em nome e no poder de Deus que Jesus veio, tornando presente o Reino de Seu Pai entre nós.
Padre Bantu Mendonça


Leitura Orante 

Preparo-me para a Leitura Orante rezando, 
com todos os internautas: 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo. 
Espírito Santo, 
tu que habitas, pela fé, nos nossos corações, 
abre-nos à Palavra! 
Seja a nossa inteligência e a nossa vontade, 
terreno bom, 
onde tu possas trabalhar com liberdade, 
de modo que a nossa vida 
seja sinal da tua caridade. 
Amém. 

1. Leitura (Verdade)

 O que diz o texto do dia? 

Leio atentamente, na Bíblia, o texto: 
Lc 11,14-23 , 
e observo pessoas, o que pensam e o que esperam de Jesus. 
Um exorcismo e a expulsão de um demônio que era mudo causou admiração na multidão. A admiração era frequente diante dos milagres, mas não significava ainda, atitude de fé. Alguns até atribuem o exorcismo a um pacto com Belzebu! São os que têm reservas fundamentadas em dois aspectos: a dificuldade em compreender a origem e o poder de Jesus e a necessidade do sinal. Conhecendo seus pensamentos, Jesus fala da destruição da família e do país dividido. Diz ainda que quem não é a seu favor é contra ele e quem não o ajuda a reunir, ajuntar, está espalhando. Da pregação de Jesus, entendemos também que uniremos quando nos amamos e dividiremos quando nos apegamos a nós mesmos e não nos preocupamos com o próximo.

2. Meditação (Caminho) 

O que o texto diz para mim, hoje? 

Sinto que promovo a comunhão na minha família, no meu trabalho, na Igreja? 

Os bispos, em Aparecida, 
na V Conferência, falaram da comunhão entre os cristãos: 
"A vocação ao discipulado missionário é con-vocação à comunhão em sua Igreja. Não há discipulado sem comunhão. Diante da tentação, muito presente na cultura atual de ser cristãos sem Igreja e das novas buscas espirituais individualistas, afirmamos que a fé em Jesus Cristo nos chegou através da comunidade eclesial e ela "nos dá uma família, a família universal de Deus na Igreja Católica. A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão". Isto significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos viver uma experiência permanente de discipulado e de comunhão com os sucessores dos Apóstolos e com o Papa." 
(DAp 156). 

Tenho a tentação de contradizer, dividir, criticar, colocar obstáculos? 

Qual é a minha comunidade concreta? 

Como vivo nesta comunidade? 

3.Oração (Vida) 

O que o texto me leva a dizer a Deus? 

Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo, com a 

Oração da Campanha da Fraternidade 2012 

Senhor Deus de amor, 
Pai de bondade, 
nós vos louvamos e agradecemos 
pelo dom da vida, 
pelo amor com que cuidais de toda a criação. 
Vosso Filho Jesus Cristo, 
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos 
e de todos os sofredores, 
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude. 
Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. 
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão 
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo, 
e que a saúde se difunda sobre a terra. 
Amém. 

4.Contemplação (Vida e Missão) 

Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 

Meu novo olhar é de comunhão, de promoção da união de todos por onde passo. 

Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde. 
Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. 
Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. 
Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém. 

I. Patrícia Silva, fsp  

Oração Final 

Pai Santo, nós desejamos ser um povo unido em teu Nome. Ajuda-nos, Pai amado, a entender nossas diferenças como riquezas que nos completam e não como obstáculos que nos separam. Pois assim viveu e nos ensinou o Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.


 

LITURGIA DIÁRIA - 15/03/2012

 

 

Tema do Dia 

«E quem não recolhe comigo, dispersa.» 

Jeremias lembra que o Senhor está junto ao povo em toda sua história, como esteve na libertação do Egito, através dos profetas. Mas lamenta que não são ouvidos. O Evangelho mostra uma situação parecida no tempo de Jesus: a regra era a infidelidade.



Oração para antes de ler a Bíblia 


orkut e hi5, Religiosos, palavras do Senhor Jesus, imagens de biblia, recados de Jesus, gifs de religião para orkut


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda 

e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame

 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por

 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores

se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos 

a vida eterna. Amém.



ROXO – OFÍCIO DO DIA




Primeira leitura (Jeremias 7,23-28)

Quinta-Feira, 15 de Março de 2012
3ª Semana da Quaresma


Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

Assim fala o Senhor: 23“Dei esta ordem ao povo dizendo: Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes.
24Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para a frente, 25desde o dia em que seus pais saíram do Egito até o dia de hoje. A todos enviei meus servos, os profetas, e enviei-os cada dia, começando bem cedo; 26mas não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, obstinaram-se no erro, procedendo ainda pior que seus pais.
27Se falares todas essas coisas, eles não te escutarão, e, se os chamares, não te darão resposta. 28Dirás, então: Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus, e não aceitou correção. Sua fé morreu, foi arrancada de sua boca”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


 


Salmo (Salmos 94)

Quinta-Feira, 15 de Março de 2012
3ª Semana da Quaresma


— Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.
— Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.

— Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! A seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!
— Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.
— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras”.


 


Evangelho (Lucas 11,14-23)

Quinta-Feira, 15 de Março de 2012
3ª Semana da Quaresma




Jesus expulsa demônios 

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.
18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes.
20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou.
23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


 


Oração para depois de ler a Bíblia


orkut e hi5, Religiosos, mensagem religiosa, imagem da biblia, recados de religião, scraps religioso para orkut


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los
 em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da
minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém.



BOA TARDE

 

DIA DE ADORAÇÃO AO SENHOR





 


ORAÇÕES DIANTE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO.

Saúdo-Vos, Amor escondido, vida da minha alma!
Saúdo-Vos, Jesus, sob essas frágeis espécies do pão!
Saúdo-Vos, minha Misericórdia dulcíssima, que Vos derramais por todas as almas!
Saúdo-Vos, bondade infinita, que derramais à Vossa vol­ta torrentes de graças!
Saúdo-Vos, à Claridade velada, Luz das almas!
Saúdo-Vos, fonte de Misericórdia inesgotável manancial puríssimo de onde brota para nós a vida e santidade!
Saúdo-Vos, delícia dos corações puros!
Saúdo-Vos, esperança única para as almas pecadoras! (Diário nº 1733 da Santa Irmã Faustina).

Hóstia Santa, na qual está encerrado o testamento da Misericórdia Divina para nós, e especialmente para os pobres pecadores!
Hóstia Santa, na qual está encerrado o Corpo e o San­gue de Nosso Senhor, como testemunho de infinda Misericór­dia para conosco, e especialmente para com os pobres pecadores!
Hóstia Santa, na qual está encerrada a vida eterna e a infinita Misericórdia, concedida copiosamente a nós, e espe­cialmente aos pobres pecadores!
Hóstia Santa, na qual está encerrada a misericórdia do Pai, do Filho e   do Espírito Santo para conosco, e especialmente para com os pobres pecadores!
Hóstia Santa, na qual está encerrado o infinito preço da misericórdia, que pagará todas as nossas dívidas, e especial­mente as dos pobres pecadores!
Hóstia Santa, na qual está encerrada a fonte da água viva que brota da infinita misericórdia para conosco, e especi­almente para com os pobres pecadores!
Hóstia Santa, na qual está encerrado o fogo do amor mais puro, que arde no seio do Pai Eterno, como num abismo de infinita misericórdia para conosco, e especialmente para com os pobres pecadores!
Hóstia Santa, na qual está encerrado o remédio para to­das as nossas doenças, que flui da infinita misericórdia, como de uma fonte para nós, e especialmente para os pobres peca­dores!
Hóstia Santa, na qual está encerrada a união entre Deus e nós, pela infinita Misericórdia para conosco, e especialmen­te para com os pobres pecadores!
Hóstia Santa, na qual estão encerrados todos os senti­mentos do dulcíssimo Coração de Jesus para conosco, e es­pecialmente para com os pobres pecadores!
Hóstia Santa, nossa única esperança em todos os sofri­mentos e contrariedades da vida!
Hóstia Santa, nossa única esperança em meio das tre­vas e das tempestades interiores e exteriores!
Hóstia Santa, nossa única esperança na vida e na hora da morte!
Hóstia Santa, nossa única esperança em meio aos insucessos e às profundas incertezas!
Hóstia Santa, nossa única esperança em meio às falsi­dades e as traições!
Hóstia Santa, nossa única esperança entre trevas e a perversidade que cobre a Terra!
Hóstia Santa, nossa única esperança em meio a sauda­de e a dor, em que ninguém nos compreende!
Hóstia Santa, nossa única esperança em meio ao labor e a monotonia da vida cotidiana!
Hóstia Santa, nossa única esperança em meio à destrui­ção das nossas esperanças e dos nossos esforços!
Hóstia Santa, nossa única esperança em meio aos ata­ques do inimigo e aos esforços do Inferno!
Hóstia Santa, confio em Vós quando as dificuldades su­perarem as minhas forças, quando eu ver inúteis os meus esforços!
Hóstia Santa, confio em Vós quando as tempestades agitarem o meu coração e o espírito atemorizado inclinar-se para a dúvida!
Hóstia Santa, confio em Vós quando o meu coração tre­mer e quando o suor mortal cobrir a minha fronte!
Hóstia Santa, confio em Vós quando tudo conspirar con­tra mim e o negro desespero penetrar em minha alma!
Hóstia Santa, confio em Vós quando o meu olhar apa­gar-se para tudo que é terrestre, e o meu espírito ver pela primeira vez os mundos desconhecidos!
Hóstia Santa, confio em Vós quando os meus trabalhos superarem as minhas forças e quando o insucesso me acom­panhar continuamente!
Hóstia Santa, confio em Vós quando o cumprimento da virtude me parecer difícil e quando a natureza se revoltar!
Hóstia Santa, confio em Vós quando os golpes do inimi­go forem desferidos contra mim!
Hóstia Santa, confio em Vós quando meus trabalhos e os esforços forem condenados pelos homens!
Hóstia Santa, confio em Vós quando soar o vosso juízo sobre mim, então confio no oceano da vossa Misericórdia! (Diário, nº 356 da Santa Faustina).



Gratidão



Eu encontrei um amor perfeito
Um tesouro escondido diante desse altar
Seu valor é maior que tudo, nada poderá se igualar.

REFRÃO:
Te adorarei com todo meu ser
Quando estou mais perto de ti, fortaleces o meu viver.
Te exaltarei com meu coração
Majestade, estou aqui para te render meu amor, minha gratidão.

A quem irei se tua voz é vida, tua presença é tão clara, é tão forte como o sol.
Sou feliz porque sei que vivo estás, tudo que me resta é te amar.


REFRÃO

Levantarei minhas mãos
Minha adoração irá tocar o céu
Forte cantarei, te adorarei,
Pão da vida...
REFRÃO.


São João 4,23-24



 23.Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja. 24.Deus é espírito, e os seus adoradores devem adorá-lo em espírito e verdade.



 

BOM DIA

 

QUINTA-FEIRA