quinta-feira, 24 de abril de 2014

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 25/04/2014

25 de Abril de 2014

ANO A


Jo 21,1-14

Comentário do Evangelho

A presença do Ressuscitado só é percebida pela fé

Trata-se da terceira aparição de Jesus ressuscitado aos seus discípulos (Jo 20,19-25.26-29). O mar de Tiberíades está repleto de recordações de Jesus: o chamado dos primeiros discípulos, tantos ensinamentos, a tempestade acalmada, a casa de Simão e de André, onde Jesus costumava ficar. Nesse lugar de tantos encontros, é que os discípulos, retomando a vida depois da morte de Jesus, encontram-se com o Senhor, agora, ressuscitado. A presença do Senhor ressuscitado é de outra natureza, bem diferente da que os discípulos estavam acostumados, quando do tempo da vida terrestre de Jesus. Trata-se de um modo de presença que se faz sentir sem deixar marcas na areia. Com e como a luz do dia aparece o Senhor. Os discípulos, no entanto, diz o nosso texto, não sabiam que era Jesus. Essa observação nos sugere que a presença do Cristo ressuscitado é bem outra que a física; ela só é percebida pela fé. Ante a palavra eficaz do Senhor (v. 6), o discípulo amado, símbolo do homem de fé, capaz de ler os acontecimentos à luz da fé, poderá proclamar: “É o Senhor!”.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, que a presença do Ressuscitado reforce a comunhão com meus irmãos e minhas irmãs de fé, a fim de podermos atrair para ele muitas outras pessoas de boa vontade.

Vivendo a Palavra

Por muito natural que Jesus quisesse parecer - «Rapazes, vocês têm alguma coisa para comer?» - os apóstolos não conseguiram identificar o Ressuscitado. As chaves para o reconhecimento foram a pesca – farta e inesperada – e o gesto da partilha do pão e do peixe. O Mestre deixava mais uma lição para seus discípulos: o cuidado com o próximo e o desapego de qualquer posse.

Reflexão

Diante das dificuldades, muitas vezes temos a tendência de enfraquecer, de voltar à vida de antes, parece que perdemos o rumo e a motivação. Pedro e os demais discípulos desanimaram e quiseram voltar à vida de pescadores de peixes, como muitas vezes queremos voltar à vida da imaturidade na fé. Jesus realiza mais uma vez o milagre da pesca milagrosa, para que os apóstolos se recordem que não são pescadores de peixes. Assim também, ele atua em nossas vidas, para que o Mistério Pascal não seja apenas celebração, mas processo de maturação, a fim de que possamos crescer cada vez mais na fé, e um dia atingir a estatura de Cristo.

Recadinho



Você reza às refeições? - Não reza por respeito humano ou por esquecimento? - Ou reza no silêncio de seu coração? - E ao se levantar e ao se deitar? - Você oferece seus trabalhos, suas atividades a Deus? - Você faz alguma coisa pelas vocações sacerdotais e religiosas?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

Comentário do Evangelho

COMEÇAR DE NOVO

A aparição do Ressuscitado junto ao mar de Tiberíades evoca o primeiro encontro dos discípulos com Jesus, quando foram chamados a deixar tudo para se tornarem pescadores de homens. É como se tudo começasse de novo, e fossem chamados a retomar o caminho de serviço ao Reino, abandonado após a decepção diante da morte de Jesus na cruz.
O Evangelho apresenta-nos a profissão de alguns dos discípulos do Mestre: pescadores. Depois de uma noite de trabalho infrutífero, o Senhor apareceu-lhes para mostrar-lhes como se pesca de maneira proveitosa. E esta pesca foi deveras abundante! Mas a última, naquele lago, dando início aos tempos novos.
Depois de ter ceado com o Ressuscitado, a vida dos discípulos tomaria um rumo diferente. Doravante, deveriam lançar-se à missão de enviados do Senhor, pelos caminhos do mundo. Sua condição de apóstolos estava para se concretizar.
A novidade da experiência consistia em não mais contar com a presença física do Mestre. Ele se faria presente, na condição de Ressuscitado, onde quer que estivessem os seus apóstolos, animando-os na missão.
A rede superlotada de peixes simbolizava a humanidade toda à qual eles deveriam apresentar a proposta do Reino. No mar do mundo, muitos seriam os atraídos pela mensagem de Jesus.
Oração
Espírito de renovação, faze-me, cada dia de minha vida, retomar o serviço ao Reino a que sou chamado.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Deus eterno e todo-poderoso, que no sacramento pascal restaurastes vossa aliança, reconciliando convosco a humanidade, concedei-nos realizar em nossa vida o mistério que celebramos na fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

REFLEXÕES DE HOJE


DIA 25 DE ABRIL – SEXTA

HOMILIA
A PESCA COMO SÍMBOLO DA MISSÃO Jo 21,1-14
O capítulo 21 do evangelho de João apresenta a retomada da missão pelos discípulos, na Galiléia, agora com a presença de Jesus ressuscitado. A narrativa é semelhante à pesca milagrosa, no evangelho de Lucas, quando Jesus chama os primeiros discípulos. Agora é a retomada da missão, com a presença do ressuscitado. A pesca é símbolo da missão. A presença e a palavra de Jesus são necessárias para o seu sucesso, e a comunidade missionária se une em torno da refeição eucarística partilhada com Jesus.
Minha irmã, e meu irmão. Deus lhe chama. Será que o caminho que você está tentando seguir e que não está dando muito certo é o caminho de Jesus? Você já descobriu para que missão Jesus lhe está chamando? Olha que aquele que disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, está conosco. Ele nos convida a lançar a rede para o outro lado da barca. Você se preocupa com o seu sustento! Não se preocupe com dinheiro! Alias a Campanha da Fraternidade deste ano foi: Não podeis servir à Deus e ao dinheiro! Assim, os Bispos do Brasil querem insistentemente dizer que somente como cristãos devemos ter um único Deus. Aquele que está no Céu! Que tudo vê.
Pois Ele cuidará de tudo. É só confiar e jogar a sua rede do outro lado. Converter é mudar de rumo, de caminho. Converta-se, mude agora o seu caminho para Deus, e será uma pessoa nova como o Cristo ressuscitado!
Juntos, peçamos ao Senhor nosso Deus para que Seu Filho Ressuscitado nos auxilie em tudo. E como apareceu aos discípulos.
Meu Senhor e meu Deus auxiliam-nos, a saber, ver-Te a nosso lado, acompanhando-nos em todos os momentos da nossa vida, de tal modo que o nosso coração inflamado por Ti consiga transmitir a Tua constante presença, a fim de que saibamos, com ardor, comunicá-la a todos aqueles que nos rodeiam.
Senhor Jesus, ajuda-nos a estarmos atentos à tua presença nos diversos momentos da nossa vida. Quando escutamos a Tua Palavra, que ela nos alegre, pois é a Tua presença; quando entramos na intimidade através da Eucaristia, que ela nos consiga a paz, quando Te conseguimos descobrir nos outros, que nos estimule o espírito missionário e de serviço.
Muitas vezes a canseira do dia a dia nos torna quebrados e sem rumo para a nossa vida. Sem a Vossa presença o barco da nossa vida regressa do mar vazio, sem peixe. A nossa vida fica sem sabor e razão de viver. Só com a Tua presença. Tudo ganha sentido como foi para os dois discípulos no mar de Tiberíades. Por isso, Senhor fortalece-nos na nossa missão de pescadores de homens. Temos a certeza de que convosco a canseira de uma noite inteira na faina de pescar resultara inútil. Pois à indicação da Vossa palavra, que se encontra na margem do nosso desespero, faz abundar de peixe as redes da nossa vida a ponto de quase se rebentarem.
É verdade, Senhor, eu creio! Sem Ti por perto, nada conseguiremos. A nossa sabedoria, a nossa habilidade, os nossos conhecimentos, nada conseguem se a Tua presença não informar a nossa ação.
Por isso, insistentemente Te suplico, Senhor Jesus, não nos deixes separar de Ti. Que a Tua presença sempre se faça sentir na nossa ação quotidiana e que nós jamais empreendamos qualquer atividade sem Te ter presente como guia, conselheiro e distribuidor providente de todo o nosso alimento que fortifica e dá sentido à nossa vida.
Pai, que a presença do Ressuscitado reforce a comunhão com meus irmãos e minhas irmãs de fé, a fim de podermos permanecer firmes na nossa missão e atrair para Jesus muitas outras pessoas de boa vontade.

Fonte Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
HOMILIA DIÁRIA
O único nome que pode nos salvar é o de Jesus!
E não há nenhum outro nome debaixo do céu que pode nos salvar, nos remir, nos purificar e nos conceder uma vida nova. O único nome que nos salva é Jesus!
”Jesus é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular. Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos”(Apóstolos 4,11-12).


Essa é a pregação que sai do coração de Pedro, cheio do Espírito Santo, ele diz: ”Jesus é a pedra angular”, ou seja, Cristo é a pedra necessária, a pedra fundamental para que o edifício fique de pé, para que o edifício fique bem fundamentado. Essa pedra angular foi rejeitada, mas agora ela está no meio de nós: viva, plena, ressuscitada! E não há nenhum outro nome debaixo do céu que possa nos salvar, que possa nos remir, que possa nos purificar, que possa nos conceder uma vida nova.
Nós precisamos tomar posse dessa verdade saborosa e maravilhosa. Nós precisamos tomar posse do santo nome de Jesus, da autoridade d’Ele, de tudo aquilo que Ele significa para nós, para a nossa vida e para a vida da humanidade. Quando nós tomamos posse dessa verdade, nós passamos a ter a vida em nome de Jesus!
Algumas vezes, nós achamos maravilhoso quando a pessoa diz: ”Olha, eu estou aqui em nome de fulano, de sicrano, estou aqui em nome da autoridade tal, do cantor tal, do esportista tal, ou, eu sou primo, sou parente desse ou daquele”. São nomes humanos, nenhum desses nomes, nenhum desses cantores, nenhum desses artistas, nenhum desses poetas, nenhum deles pode nos salvar!
A autoridade que qualquer homem recebe é uma autoridade momentânea, que vai embora, que passa mais cedo ou mais tarde. A única autoridade que nos salva é a de Jesus, o único nome que nos salva é o de Jesus!
Pode ser que o nosso nome nem seja conhecido, nem valorizado, mas não é o nosso nome o mais importante. O importante é que o nosso nome esteja vinculado, ligado pela vida, pelos exemplos, pela confiança e pela entrega ao santíssimo nome de Jesus. O mais importante não é saber de quem eu sou parente, filho deste ou daquele, porque, no final das contas, a única coisa que vai importar é que nós somos discípulos de Jesus, nós somos Seus seguidores, nós levamos a vida em Seu nome.
É no nome de Jesus que nós precisamos agir! É no nome de Jesus que nós precisamos orar uns pelos outros. É no nome de Jesus que nós devemos levar a esperança para as pessoas. É no nome de Jesus que nós devemos levar salvação aos corações. É no nome de Jesus que nós devemos proclamar a esperança e o tempo novo para o coração dos homens e das mulheres.
Que a nossa vida seja levada em nome de Jesus, que nós não sejamos aqueles que rejeitam o nome de Jesus, mas que nós tomemos posse desse único nome que pode nos salvar!
Uma feliz e santa Páscoa para você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.Facebook Twitter
 LEITURA ORANTE

Jo 21,1-14 - Jesus está vivo!



Preparo-me para a Leitura Orante:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo-
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.

1. Leitura (Verdade)
O que a Palavra diz?
Fixo o meu olhar em Deus, através da Palavra.
Faço a leitura lenta e atenta do texto da Palavra do dia, na Bíblia: Jo 21,1-14.
Depois disso, Jesus apareceu outra vez aos seus discípulos, na beira do lago da Galileia. Foi assim que aconteceu: 
Estavam juntos Simão Pedro e Tomé, chamado "o Gêmeo"; Natanael, que era de Caná da Galiléia; os filhos de Zebedeu e mais dois discípulos. Simão Pedro disse aos outros:

- Eu vou pescar.

- Nós também vamos pescar com você! - disseram eles.

Então foram todos e subiram no barco, mas naquela noite não pescaram nada. De manhã, quando começava a clarear, Jesus estava na praia. Porém eles não sabiam que era ele. Então Jesus perguntou:

- Moços, vocês pescaram algum
a coisa?

- Nada! - respondera
m eles.

- Joguem a rede do lado direito do barco, que vocês acharão peixe! - disse Jesus.

Eles jogaram a rede e logo depois já não conseguiam puxá-la para dentro do barco, por causa da grande quantidade de peixes que havia nela. Aí o discípulo que Jesus amava disse a Pedro:

- É o Senhor Jesus!

Quando Simão Pedro ouviu dizer que era o Senhor, vestiu a capa, pois havia tirado a roupa, e se jogou na água. Os outros discípulos foram no barco, puxando a rede com os peixes, pois estavam somente a uns cem metros da praia. Quando saíram do barco, viram ali uma pequena fogueira, com alguns peixes em cima das brasas. E também havia pão. Então Jesus disse:

- Tragam alguns desses peixes que vocês acabaram de pescar.

Aí Simão Pedro subiu no barco e arrastou a rede para a terra. Ela estava cheia, com cento e cinqüenta e três peixes grandes, e mesmo assim não se rebentou. Jesus disse:

- Venham comer!

Nenhum deles tinha coragem de perguntar quem ele era, pois sabiam que era o Senhor. Então Jesus veio, pegou o pão e deu a eles. E fez a mesma coisa com os peixes.

Foi esta a terceira vez que Jesus, depois de ter sido ressuscitado, apareceu aos seus discípulos.
É a terceira vez que Jesus ressuscitado aparece aos discípulos. O Mestre diz aos seis discípulos que estavam juntos, que jogassem a rede do lado direito do barco. Eles haviam passado a noite toda sem nada pescar. Eles tentaram e fizeram como Jesus lhes disse. Foi grande a quantidade de peixes que pescaram. Quem percebeu que era Jesus que lhes dera a ordem foi João: “É o Senhor!” disse ele a Pedro. Chegando à margem, os discípulos encontraram uma pequena fogueira e alguns peixes em cima da brasa. E Jesus lhes faz o convite para virem comer. Deu-lhes peixes e pão. Ele está vivo! Ele aparece na praia, entrando no quotidiano dos apóstolos: estavam trabalhando. Começava a clarear. À noite não pescaram nada. Quando Jesus chega, “começa a clarear”. Quer dizer, as coisas melhoram e melhoram muito: a pesca foi grande – 153 peixes grandes! Sem Jesus não podemos muito ou nada. Com ele, tudo! Inclusive, Jesus os convida para comer. Ele quer ser alimento, providência na vida deles.

2. Meditação (Caminho)
O que a Palavra diz para mim?
Sob a luz da verdade – Jesus está vivo! – e participa do nosso quotidiano, de nossas
dificuldades e conquistas, medito a Palavra, ligando-a à minha vida. Jesus também alimenta e multiplica infinitamente o nosso nada, nossa “pescaria” às vezes sem resultados.
E nós, como vivemos tudo isto?
Temos fé?
Percebemos logo a ação de Deus?
Vejamos o que nos dizem os bispos, em Aparecida: “O Espírito Santo, com o qual o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus-Caminho, abrindo-nos a seu mistério de salvação para que sejamos seus filhos e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade, ensinando-nos a renunciar a nossas mentiras e ambições pessoais, e nos identifica com Jesus-Vida, permitindo-nos abraçar seu plano de amor e nos entregar para que outros “tenham vida n’Ele” (DAp 137).

3. Oração (Vida)
O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Meu coração já está em sintonia com o coração de Jesus.
Vivo este momento em silêncio, agradecendo a Jesus Vida que sempre me alimenta e multiplica minha “pescaria”. E rezo:
Creio, Senhor, mas aumenta a minha fé

4. Contemplação (Vida/Missão)
Vou passar o dia a olhar com mais fé cada acontecimento. Perceberei a ação de Jesus Ressuscitado em cada momento simples de meu dia.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. A
mém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filh
o e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp
Oração Final
Pai Santo, que ressuscitando teu Filho Unigênito quiseste firmar nossa certeza de que também nós ressuscitaremos com Ele, dá-nos fé, para crer, esperança, para viver, e amor para partilharmos com os irmãos peregrinos nosso encantamento com o Mistério do Cristo Jesus, nosso Irmão Maior, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário