segunda-feira, 10 de julho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 11,25-30 - 10/07/2023


Com a intervenção de Jesus, vença os obstáculos da sua vida

“Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: ‘Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá’. Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. Ela pensava consigo: ‘Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada’. Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: ‘Coragem, filha! A tua fé te salvou’. E a mulher ficou curada a partir daquele instante. Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou”. (Mateus 9,18-22.25)



Meus irmãos e minhas irmãs, o padre leu sinteticamente esse relato de hoje, porque ele é bem mais rico de detalhes. Mas são dois relatos que aparecem no texto: a filha de um chefe que está morta, e uma mulher que sofria de hemorragia. Uma menina que não poderia se tornar mulher, e uma mulher que não poderia se tornar mãe. São dois dramas aqui, são duas fases que se apresentam para nós.
Na verdade, a vida dessas duas está entrelaçada pelo poder transformador de Jesus. Duas fases da vida que estavam impedidas de ir adiante: a menina que não poderia se tornar mulher e a mulher que não poderia se tornar mãe.
Às vezes, Jesus chega na nossa vida justamente para tirar os obstáculos que nos impedem de ir adiante, de superar alguma coisa, de entrar numa nova fase da nossa vida, de realizar uma vocação. Jesus aparece na nossa vida e a intervenção d’Ele tira esses obstáculos.

Jesus, com a Sua mão poderosa e com a força da Sua Palavra, arranca esses obstáculos e nos faz livres para Deus

Por isso nós contemplamos, hoje, quantas meninas são feridas na infância e que se tornam depois bloqueadas afetivamente por muitos e muitos anos. Quantas experimentaram a morte nos abusos, nas explorações, na violência, nos estupros, no abandono dos seus pais! É o drama de uma menina que está morta.
Do outro lado, quantas mulheres impedidas de viver o dom da maternidade! Oprimidas por uma cultura de morte, do aborto, do feminismo, da doença, da infertilidade, de um problema físico no seu aparelho reprodutor, e essas mulheres vivem determinados dramas.
Jesus encontra esses dois obstáculos. E, por muitas vezes, Ele foi ridicularizado, foi debochado e desacreditado. Quando chegou na casa da menina dizendo que iria ressuscitá-la, Ele foi debochado e desacreditado, mas Ele passou por muitas vidas e devolveu a vida a muitas pessoas.
Jesus passou, tocou, curou, salvou e deu a vida, e é isso que Ele quer fazer conosco nesse dia de hoje também! Porque também, nas nossas vidas, existem esses obstáculos para que a graça de Deus atue em nós. Hoje, Jesus, com a Sua mão poderosa e com a força da Sua Palavra, arranca esses obstáculos e nos faz livres para Deus.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário