quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Palavra se fez carne - 15 de fevereiro, 5ª feira depois das Cinzas


15 de fevereiro, 5ª feira depois das Cinzas

- Hoje é dia 15 de fevereiro, 5ª feira depois das Cinzas da Quaresma.

- No evangelho de hoje, Jesus diz aos seus discípulos sobre a rejeição que sofrerá por parte das autoridades religiosas do seu tempo. Seguir Jesus é identificar-se com ele, renunciar a si mesmo, tomar a cruz de cada dia e segui-Lo. Na vida cristã o Seguimento de Jesus é questão de paixão, de atração, de coração. Isso significa que Jesus é de fato nosso amor primeiro. Peça ao Senhor a graça de não querer ganhar o mundo, não se iludir com aquilo que passa, mas confiar e seguir em frente em meio a cruz de cada dia.

- Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 9, versículos 22 a 25:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "É preciso que o Filho do Homem sofra muito, e seja rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos doutores da Lei. Terá de ser morto, mas ao terceiro dia ressuscitará." Depois disse a todos: "Se alguém me quiser acompanhar tem de se esquecer de si próprio e carregar com a sua cruz todos os dias, para vir comigo. Pois todo aquele que quiser salvar a sua vida, perde-a, mas aquele que perder a vida por causa de mim, salva-a. Que aproveita a alguém ganhar o mundo inteiro, se acabar por perder-se ou destruir-se?"

- Renunciar a si mesmo é colocar a vida inteira a serviço do outro, neste caso do Projeto de Jesus. A isso Jesus chama “perder a vida por sua causa”. É orientar a vida, os valores e energias para a construção do Reino que Ele iniciou. Tomar a cruz significa estar de prontidão, preparado, mobilizado, passar de uma vida suportada para uma vida escolhida. Carregar a cruz e transformá-la em sinal e fonte de amor e de entrega, isso é o que Jesus nos ensina. Peça ao Senhor que te ajude a confirmar ainda mais Nele, aprendendo a carregar a cruz de cada e transformar tudo em mais vida e amor.

- Você procura resolver as dificuldades ou tenta fugir a todo custo? Quais valores (bens, conforto) me impedem de seguir a Jesus livremente? Quais são as cruzes da sua vida? Como você pode transformá-las em sinal de amor e entrega?

- "É preciso que o Filho do Homem sofra muito, e seja rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos doutores da Lei. Terá de ser morto, mas ao terceiro dia ressuscitará", nos diz o evangelho de hoje. Caminhar com Cristo significa confiar e ter a certeza de que encontraremos força para enfrentar as dificuldades que vivemos. Carregar a cruz significa assumir a missão, com coragem e honestidade, sem indiferenças aos irmãos e semeando a paz e o amor. É preciso coragem para confiar plenamente em Cristo Senhor. Diz assim a escritora Clarice Lispector:

Que minha solidão me sirva de companhia.
que eu tenha a coragem de me enfrentar.
que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim me sentir
como se estivesse plena de tudo.

- Termina tua oração pedindo a Deus coragem e força para não desanimar! Coloque nas mãos Dele suas dores, sua cruz de cada dia e peça que Ele te ajude a transformar tudo em fonte de amor.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário