quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 6,1-6.16-18 - 14/02/2024


Abra-se à conversão que Deus quer realizar em sua vida

“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.” (Marcos 6,1)



Hoje, iniciamos a Quaresma, um tempo riquíssimo da nossa espiritualidade, onde vivemos um verdadeiro retiro de 40 dias, em preparação para a grande Solenidade da Ressurreição de Jesus, a grande Solenidade da Páscoa.
A Quaresma, de fato, apresenta-se a nós como este momento favorável da graça de Deus, é um tempo forte, um tempo favorável da graça de Deus, tempo onde somos chamados por Deus, convocados pelo Espírito Santo, a uma profunda conversão e revisão de vida.
A Quarta-feira de Cinzas marca, justamente, o início deste tempo favorável, neste momento favorável para voltarmos para Deus. Somos chamados a nos voltarmos inteiramente para Deus.
As leituras escolhidas para iniciar este tempo forte são um grande incentivo para assumir este compromisso quaresmal de maneira autêntica, é um compromisso que assumimos de adentrarmos na Quaresma de forma autêntica.

A conversão acontece a partir da nossa disponibilidade de nos deixarmos reconciliar com Deus

O difícil movimento da conversão é, antes de tudo, algo que Deus deseja que nós vivamos, então, precisamos nos abrir a este convite, o principal convite da Quaresma é esse: convertei-vos, mudai de vida — “Voltai para mim de todo o coração” —, diz-nos o Senhor.
A conversão acontece a partir da nossa disponibilidade de nos deixarmos reconciliar com Deus. O nosso coração que, muitas vezes, desvia-se da vontade de Deus, que erra o alvo, precisa voltar, precisa acertar a direção novamente. Por isso, as Escrituras nos recordam que na Quaresma é necessário rezar.
A partir da nossa oração, usar as armas que temos para treinar a nossa alma — a esmola, o jejum. Precisamos assumir essa disciplina dos nossos gestos concretos, o nosso coração pode descobrir essa alegria, a alegria de nos doarmos aos outros, a importância absoluta de dar primazia à escuta da Palavra de Deus, a urgência de nos desapegarmos um pouco dos nossos próprios apetites e dos nossos próprios interesses.
Então, o tempo da Quaresma marca esse dinamismo da conversão. Na medida em que estivermos dispostos a nos reconhecermos como pecadores, a admitirmos com sinceridade que somos pecadores, Deus vai nos concedendo a graça de nos voltarmos para Ele.  Devemos dar espaço para Deus fazer uma grande revolução na nossa vida!
Somos pecadores, isso é real! Somos pó, isso é verdade! Mas, somos um pó habitado pelo Espírito do Ressuscitado; somos lugar santo, onde habita a misericórdia de Deus.
Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antonio
Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário