quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Palavra se fez carne - 14 de fevereiro, 4ª feira de Cinzas


14 de fevereiro, 4ª feira de Cinzas

- Hoje é dia 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas.

- Hoje iniciamos nosso caminho quaresmal. Nesta Quarta-Feira de Cinzas, a leitura do Evangelho nos apresenta uma contraposição entre fazer as coisas para que os homens vejam e fazer as coisas para que Deus veja. As três práticas que deveriam restabelecer as relações são retomadas: a esmola (o relacionamento com o outro), a oração (o relacionamento com Deus) e o jejum (o relacionamento comigo próprio, vendo o que não é essencial para viver). Peça ao Senhor que te ajude a viver bem este tempo de conversão que é a quaresma.

- Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 6, versículos de 1 a 6 e de 16 a 18.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 'Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.

- O Tempo Quaresmal nos sensibiliza a viver o verdadeiro sentido das conhecidas “práticas quaresmais”: jejum, esmola e oração. Essas práticas nos movem a sair do nosso “ego inflado” e entrar em sintonia com os outros, com a natureza e com o Criador; tal experiência ativa em nós a generosidade, o despojamento, o verdadeiro sentido da pobreza evangélica e, sobretudo, o sentir-nos irmão com o irmão. Quem sabe partilhar nunca se empobrece, pelo contrário, se enriquece infinitamente. Para que isto aconteça, a liturgia da Quarta-feira de Cinzas nos convida a “considerar” as nossas relações vitais: com Deus, conosco, com os outros e com o mundo.

- Como você tem vivido a esmola e o relacionamento com os outros? Como tem vivido a oração? E como tem praticado o jejum?

- "Ficai atentos” nos diz Jesus. Quaresma é um tempo para nos deixar olhar por Deus, para descobrir o olhar em cada irmão e aprender a olhar como Deus olha, porque um olhar Seu, bastará para nos fazer “converter e crer no evangelho”. Quaresma é um convite a começar outra vida, a concentrar nossas energias e a nos deslocar em outra direção, a direção do amor e da fraternidade, como nos pede a Campanha da Fraternidade, cuja oração diz assim:

Deus Pai, vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade. Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso filho Jesus Cristo e os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito! Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da amizade social e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências num caminho de verdadeira penitência e conversão. Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz! Conforme a Boa-Nova do Evangelho! Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária sem exclusão, indiferença, violência e guerras! E que Maria, vossa serva e nossa mãe, eduque-nos para fazermos vossa santa vontade! Amém.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário