sexta-feira, 28 de julho de 2023

Palavra se fez carne - 28 de julho, 6ª feira, 16ª Semana do Tempo Comum


28 de julho, 6ª feira, 16ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 28 de julho, 6ª feira, 16ª Semana do Tempo Comum.

- O evangelho de hoje narra a parábola de Jesus sobre um semeador que saiu pelo campo lançando sementes; algumas caem à beira do caminho, em meio às pedras, no meio de espinhos e não conseguem se desenvolver; mas outras caem em terra boa e dão muito fruto. É na vida de cada um de nós que Jesus pede para entrar com a sua Palavra, com a sua presença. Hoje o Senhor nos pede: deixe que a sua Palavra entrem na sua vida, e nela possam germinar e crescer.

- Escute o Evangelho de Mateus, capítulo 13, versículos 18 a 23:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Ouvi a parábola do semeador: Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo. A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto. A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta".

- Jesus nos diz que as sementes, que caíram à beira do caminho, em meio às pedras e em meio aos espinhos não deram fruto. Quem sabe se, às vezes, somos como o caminho: escutamos o Senhor, mas na vida não muda nada, pois nos deixamos aturdir por tantos apelos superficiais que escutamos; ou como o terreno pedregoso: acolhemos Jesus com entusiasmo, mas somos inconstantes e diante das dificuldades não temos a coragem de ir contra a corrente; ou somos como o terreno com os espinhos: as coisas, as paixões negativas sufocam em nós as palavras do Senhor. Cada um de nós é o campo onde o Senhor quer semear sua Palavra para que encontremos novo sentido, novo caminho para vida.

- Qual tipo de terreno você é ou quer ser?

- "A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende.”, nos diz Jesus. Durante a Jornada Mundial da Juventude há 10 anos no Rio de Janeiro disse o Papa Francisco sobre este evangelho:

“Quando o nosso coração é uma terra boa que acolhe a Palavra de Deus, quando se “sua a camisa” procurando viver como cristãos, nós experimentamos algo maravilhoso: nunca estamos sozinhos, fazemos parte de uma família de irmãos que percorrem o mesmo caminho; somos parte da Igreja, mais ainda, tornamo-nos construtores da Igreja e protagonistas da história. São Pedro nos diz que somos pedras vivas que formam um edifício espiritual.”

- Termina sua oração dizendo ao Senhor, como Maria disse: faça-se em mim segundo a Tua Palavra.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário