sexta-feira, 28 de julho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 13,18-23 - 28/07/2023


Deixe a Palavra de Deus tocar nas realidades da sua vida

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Ouvi a parábola do semeador: Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas ele não tem raiz em si mesmo. A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra. A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende’”. (Mateus 13,18-20.22-23)



Meus irmãos e minhas irmãs, neste Evangelho de hoje, Jesus está, na verdade, explicando para todos nós a parábola do semeador. E Ele apresenta todas as formas de terreno e todas as reações à recepção da Palavra de Deus.
Em primeiro lugar, sobre aquele terreno, aquela semente que caiu à beira do caminho. Ele diz que o maligno rouba a Palavra. Precisamos estar atentos a isso, porque o maligno é mestre em roubar, tanto que o Evangelho de São João o define assim: “Ele veio para roubar, matar e destruir” (João 10,10). Roubar é uma das atribuições do maligno, do inimigo de Deus.
Então, muita atenção, quando nós fazemos uma experiência de oração, quando nós ouvimos uma pregação ou participamos de um encontro, aquela palavra que foi semeada, o maligno fará de tudo para roubá-la do nosso coração.

Ao acolhermos a Palavra de Deus, vamos vivê-la em profundidade e aplicá-la na nossa vida

Depois, o segundo terreno é aquele que não tem raiz em si mesmo: o terreno pedregoso. A falta de consistência, a falta de perseverança, o modo de viver a Palavra de Deus na superficialidade diz deste terreno.
Quando nós acolhermos a Palavra de Deus, vamos vivê-la em profundidade, vamos vivê-la com seriedade e aplicá-la na nossa vida, para que essa Palavra dê frutos.
O terceiro terreno fala daquele terreno de espinhos, e aí a Palavra de Deus é sufocada pelas preocupações. O Reino de Deus em primeiro lugar, Deus em primeiro lugar na nossa vida. Cristo deve ocupar o primeiro lugar na nossa vida para que todas as coisas ocupem o seu devido lugar.
Por fim, o terreno bom produz muito fruto. São aqueles que ouvem a Palavra e a compreendem. Aqui, não é uma compreensão intelectual da Palavra de Deus. Podemos até nos dedicar a estudá-la, fazer um curso bíblico, nos informar, estudar as traduções, a exegese bíblica, tudo isso é muito louvável. Mas esse “compreender a Palavra” é assimilá-la na própria vida, é deixar que ela toque as realidades da nossa vida.
Compreender é experiencial, é experimentar o Cristo e o poder transformador da Sua Palavra. Que Ele semeie a Sua Palavra em nossos corações e encontre a acolhida da nossa parte!
Sobre vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário