sexta-feira, 28 de julho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 13,10-17 - 27/07/2023


Acolha, em seu coração, a Palavra de Deus

“Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: ‘Por que tu falas ao povo em parábolas?’ Jesus respondeu: ‘Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’”. (Mateus 13,10-11.14-15)



O termo “parábola” (do grego) quer dizer aquele instrumento que Jesus utilizou, através de comparações e de analogias, para transmitir a mensagem do Evangelho. Por isso que para a parábola é necessária a sensibilidade. Tanto que Jesus destacou, no Evangelho, que os corações daqueles que eram os destinatários da mensagem tinham se tornado insensível.
E Jesus destacou: “A má vontade”, “Olhos fechados” e “Ouvidos fechados”. Má vontade de ouvir a Palavra de Deus. Que chamada de atenção para nós que, muitas vezes, não damos a verdadeira importância que a Palavra de Deus merece! Quando estamos ouvindo, por exemplo, a homilia, na Santa Missa, ou a proclamação das Leituras, muitas vezes, temos no coração essa insensibilidade.
Depois, “olhos fechados” não é só porque, às vezes, cochilamos na missa, no momento da homilia. Mas, aqui são os “olhos da fé”, aquela indisposição de acolher aquela mensagem, a indisposição de enxergar a verdade que aquela Palavra ilumina em nós, no nosso coração.

O nosso coração precisa estar disposto a acolher essa mensagem

E, depois, os “ouvidos fechados”, não querermos nos converter, não querermos deixar que aquela Palavra toque a nossa consciência, toque o nosso jeito de pensar, de raciocinar, mudando muitas vezes a lógica da nossa vida. O resultado: não nos convertemos nem somos curados.
Uma consequência drástica que Jesus apresenta. Por quê? Porque não houve comunicação. Não houve comunicação, porque não existiu recepção desta Palavra proclamada.
Os discípulos ficaram espantados, mas Jesus foi constatando que muitos daqueles que eram os destinatários da mensagem do Evangelho não a recebiam no seu coração.
A gente sabe, pela linguagem da comunicação, que uma comunicação perfeita é feita de emissor, mensagem e receptor. Tem que existir esses três elementos para uma boa comunicação. Jesus era o pregador, a parábola era o meio, mas faltava o coração.
Jesus estava disposto a comunicar as verdades do Reino — como Ele está disposto hoje a falar no nosso coração. Deus nos fala, e precisamos crer nisso! Deus se utiliza de diversas formas para nos comunicar a Sua Palavra, seja na Liturgia como também nos nossos momentos de oração, através de uma pregação, através de um ensinamento, de uma catequese. Deus quer falar com o Seu povo!
Essa mensagem é capaz de transformar a nossa vida, é uma mensagem salvadora, é uma mensagem de esperança, é uma mensagem iluminadora das nossas consciências. Mas o receptor sou eu e você; o nosso coração precisa estar disposto a acolher essa mensagem. O coração precisa estar ligado ao coração do Cristo para receber essa mensagem. Por isso peçamos ao Senhor que converta os nossos corações.
Sobre vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário