sexta-feira, 28 de julho de 2023

Palavra se fez carne - 27 de Julho, 5ª feira, 16ª Semana do Tempo Comum


27 de Julho, 5ª feira, 16ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 27 de Julho, 5ª feira, 16ª Semana do Tempo Comum.

- Na narrativa do Evangelho de hoje, Jesus revela aos seus discípulos porque fala ao povo em parábolas. As parábolas são ensinamentos sobre o Reino dos Céus. Para os discípulos, as parábolas ajudam a ter acesso aos mistérios do Reino, mas quando ditas ao povo, elas não geram o mesmo efeito. Peça ao Senhor a graça de se manter firme no discipulado de Jesus e acolher o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus.

- Coloca-se, atento na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 13, versículos de 10-17:

“Aproximando-se, os discípulos disseram a Jesus: “Por que lhes falas em parábolas?” Ele respondeu: porque a vós foi dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não. Com efeito, a quem tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas a quem não tem, será tirado até o que tem. Por isso eu lhes falo em parábolas: porque quando olham, não veem, e quando ouvem, não escutam, nem entendem. Deste modo cumpre-se neles a profecia de Isaias: ‘Com os ouvidos, ouvireis e não entendereis; olhando, olhareis e não vereis, pois o coração desse povo se endureceu; eles ouviram com ouvido indisposto, e fecharam os seus olhos, para não verem com os olhos, nem escutarem com os ouvidos, nem entenderem com o coração, nem se converterem para que eu os cure’. Bem-aventurados, porém, são os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque escutam! Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que estais vendo, e não viram. Desejaram escutar o que estais escutando, e não escutaram”.

- Com o ensinamento de hoje, o evangelista Mateus nos faz recordar a passagem do capítulo 11,25 que diz: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e as revelaste aos pequeninos”. Isto porque os sábios não eram capazes de perceber um sinal do céu na ação de Jesus, mas os pobres viram em Jesus a realização de suas esperanças. Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria de perceber e distinguir os sinais do Céu que vem através dos ensinamentos de Jesus.

- Jesus acolhe a todos que dele aproximam e os convidam à abertura e leveza do coração para escutar e acolher os ensinamentos do Reino com fé e humildade para melhor entender e anunciar aos outros. Assim fizeram os discípulos de Jesus e assim podemos nós fazer: anunciar a Palavra a todos aqueles que se abrirem para a escuta.

- “Bem-aventurados, porém, são os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque escutam!”, diz Jesus. O Reino tem uma lógica que só se entende quando aderimos a Jesus. Caso contrário, perde-se tudo. Até o pouco que já possuíam. Ou seja, aqueles que tem o Espírito aberto à verdade receberão os tesouros do céu. Luiz Turra na letra da música Pela Palavra de Deus nos lembra o significado dela na nossa vida:

Pela Palavra de Deus
Saberemos por onde andar.
Ela é luz e verdade,
precisamos acreditar

Cristo me chama, ele é o pastor,
Sabe meu nome. Fala, Senhor!

Sei que a resposta vem do meu ser
Quero seguir-te para viver

Mãos estendidas pedem meu pão.
Devo parti-lo com meu irmão.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Espírito Santo, em sua vida. Alegre-se e confia, na certeza de que vale a pena se colocar na escuta da Palavra e anunciá-la aos outros. Coloque nas mãos do Senhor o seu dia, com suas dores e alegrias.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário