segunda-feira, 31 de julho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 13,31-35 - 31/07/2023


A Palavra de Deus pode transformar a sua vida

“Naquele tempo, Jesus contou-lhes outra parábola: ‘O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos.’” (Mateus 13,31-32)



Meus irmãos e minhas irmãs, nesta segunda-feira, 31 de julho, a Igreja celebra a memória de Santo Inácio de Loyola. Vamos falar sobre esse santo porque o Evangelho tem tudo a ver com a vida desse homem!
Quando Jesus contou a parábola do Reino dos Céus como essa semente de mostarda que é tão pequena, a menor de todas as sementes, mas quando cresce fica grande e torna-se uma árvore que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos.
O que se tornou a que nós chamamos “Companhia de Jesus” ou “Jesuítas” é justamente fruto da vida desse homem: Santo Inácio de Loyola. Ela era um militar que, numa das batalhas, foi atingido por um tiro de canhão. E, na experiência de convalescença no hospital, recebe um livro sobre a vida de Cristo, recebe os Evangelhos.
E, na leitura da vida de Cristo, esse homem faz uma experiência pessoal com o Senhor; faz uma experiência transformadora com a vida de Jesus Cristo.

Que tudo na nossa vida seja para honra e glória do nome de Jesus

A semente, como eu falei, que era aparentemente pequena — o que é, por exemplo, um livro que você dá para alguém? Você pega um livro, compra um livro espiritual de um pregador, é um livro que você fez uma experiência com ele e presenteia alguém. Não temos dimensão do que isso pode fazer na vida de alguém!
E, aqui, no caso, foi a Bíblia, foi a Palavra de Deus, foi a vida de Jesus Cristo. Mas, no coração de Santo Inácio, deu frutos abundantes. Ele fundou a Companhia de Jesus, como eu disse, onde o slogan dos Jesuítas é a “Ad maiorem Dei gloriam” (Para a maior glória de Deus).
A vida de um homem que teve um encontro pessoal com Cristo, através da leitura e da meditação da Palavra de Deus numa ocasião, numa situação peculiar da sua vida, foi atingido por um tiro de canhão. Muitas vezes, precisamos de uma parada, precisamos de uma realidade impactante na nossa vida para permitir que Cristo entre.
Talvez, você tenha experimentado isso num momento de dor, de sofrimento e de provação, em que, através daquela situação aparentemente triste e dramática, Jesus entrou na sua vida e você deu espaço para que essa semente tão pequena, aparentemente pequena, caindo no seu coração, pudesse dar muitos frutos e produzir a pessoa que você é; o homem de Deus que você é, a mulher de Deus que você é.
Então, hoje, ao celebrar a memória de Santo Inácio de Loyola, nós também queremos dizer: “Tudo para a maior glória de Deus”. Que tudo na nossa vida seja para honra e glória do nome de Jesus, acolhendo a Sua Palavra, acolhendo o Seu Reino dentro de nós.
Sobre vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário