segunda-feira, 31 de julho de 2023

Palavra se fez carne - 31 de julho, 2ª feira, Memória de Santo Inácio de Loyola


31 de julho, 2ª feira, Memória de Santo Inácio de Loyola


- Hoje é dia 31 de julho, 2ª feira, Memória de Santo Inácio de Loyola.

- Hoje Jesus nos fala sobre o Reino do Céu através das duas parábolas: a do grão de mostarda e a do fermento. Jesus nos faz ver e sentir Deus em nosso cotidiano, nas pequenas situações diárias da vida. Se algo te impede, peça a graça a Deus para que o Reino chegue à sua vida. Permita-se reconhecer quantas coisas Deus já operou em você e agradeça. Se você está se sentindo limitado, lembre-se que Deus chama os fracos e os fortalece.

- Escute o Evangelho de Mateus, capítulo 13, versículos 24 a 30:

Naquele tempo, Jesus contou outra parábola à multidão: "O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: 'Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?' O dono respondeu: 'Foi algum inimigo que fez isso'. Os empregados lhe perguntaram: 'Queres que vamos arrancar o joio?' O dono respondeu: 'Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!'".

- O grão da mostarda é comparado ao Reino do Céu, que iniciado de forma tão pequena, sua hospitalidade seja universal. Há grande impacto do fermento na massa, assim como nós podemos causar impacto em qualquer lugar onde estivermos, seja no trabalho, nas instituições de ensino, em nossos lares. Não é fácil do Reino ser conquistado, uma vez que precisamos ter humildade e esperança nas dificuldades para não perecermos, ou seja, a disseminação do Reino do Céu está dentro de cada um de nós e expressamos através de nossa vivência. O grão de mostarda é quase imperceptível, porém, uma vez plantado em nossos corações, vai crescendo e transforma-se em uma hortaliça, um arbusto, muito bem cultivado pelo agricultor Jesus. Mas sabemos que o terreno precisa ser fértil para germinar essa semente, necessitando que nosso coração esteja totalmente aberto para o amor de Jesus Cristo.

- Como você se sente agora? Um terreno fértil para o grão de mostarda, um fermento que deseja ardentemente ajudar na construção do Reino?

- “Deixai crescer um e outro até a colheita!”, nos lembra o evangelho de hoje. Se algo te impede, peça a graça a Deus para que o Reino chegue à sua vida. E, com Santo Inácio de Loyola rezemos:

Tomai, Senhor, e recebei
Toda a minha liberdade, a minha memória também.
O meu entendimento e toda a minha vontade
Tudo o que tenho e possuo, vós me destes com amor.
Todos os dons que me destes, com gratidão vos devolvo
Disponde deles, Senhor, segundo a vossa vontade.
Dai-me somente, o vosso amor, vossa graça
Isto me basta, nada mais quero pedir.

- Termina sua oração pedindo ao Senhor, por intercessão de Santo Inácio de Loyola, que ele te ajude a mais amar e servir.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário