segunda-feira, 31 de julho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 13,44-52 - 30/07/2023


Reconheça-se pertencente ao Reino dos Céus

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ‘O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus é também como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola. O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam’”. (Mateus 13,44-48)



Meus irmãos e minhas irmãs, hoje é dia 30 de julho, é domingo, dia do Senhor, e a Palavra de Deus quer nos falar sobre o Reino do Senhor. Esse Reino que Jesus escolheu aqui, hoje, tem algumas parábolas para tentar nos explicar a profundidade.
O Reino dos Céus explicado por Jesus, no Evangelho de hoje, apresenta o “tesouro escondido”, o “comprador de pérolas” e “uma rede lançada”. Três aspectos do Reino de Deus que são interessantes para a nossa meditação.
Primeiro, um tesouro escondido. Tesouro escondido que vale qualquer renúncia para comprá-lo; um tesouro escondido, é claro, que precisa ser descoberto em primeiro lugar, porque o Reino de Deus precisa ser buscado. Também precisamos descobrir o valor das coisas do Reino de Deus, precisamos descobrir o valor que é ser de Deus, que é ser cristão neste mundo. E, descobrindo, somos capazes de qualquer renúncia por causa desse tesouro escondido.

No Reino dos Céus não há lugar para a exclusão; todos são acolhidos nesse abraço de misericórdia

Quando uma pessoa, de fato, descobre a grandeza que é pertencer a Deus, a grandeza que é pertencer ao Reino de Deus, ela é capaz de qualquer renúncia, de qualquer sacrifício por causa desse Reino.
Depois, um comprador de pérolas, que compra por causa do valor, porque descobriu o quanto vale aquela pérola, ele sabe distinguir uma pérola preciosa de um outro objeto qualquer. Por isso que, ao nos colocar e descobrir o valor do Reino de Deus, sabemos: “Isso daqui é um valor”, “Esse daqui é um antivalor”, “Isso aqui vale a pena viver”, “Isso aqui não pertence ao Reino dos Céus”, também vamos sendo colecionadores das pérolas preciosas que o Reino de Deus nos apresenta. E são tantos valores, são coisas maravilhosas que nós podemos aprender do Reino.
E, por fim, uma rede lançada ao mar que apanha todo tipo de peixe. Ou seja, no Reino dos Céus tem lugar para todos; no Reino dos Céus não há lugar para a exclusão. Todos são acolhidos nesse abraço de misericórdia. Infelizmente, nem todos dão uma resposta de amor a esse Reino, nem todos aderem a esse Reino — e isso faz parte da liberdade humana —, porque Deus não obriga ninguém, mas o Reino dos Céus é para todos!
Todos precisam ser envolvidos nesse abraço de misericórdia, todos precisam saber e reconhecer-se amados dentro do Reino de Deus, para que, ao experimentarem esse amor, tenham também a capacidade de aderir a esse projeto e pertencerem ao número dos filhos de Deus, do Reino de Deus.
Sobre vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário