sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Palavra se fez carne - 7 de outubro, 6ª feira, Memória de Nossa Senhora do Rosário


7 de outubro, 6ª feira, Memória de Nossa Senhora do Rosário


- Hoje é dia 7 de outubro, 6ª feira da 27ª Semana do Tempo Comum - Memória de Nossa Senhora do Rosário.

- Estamos vivendo o mês missionário e a presença de Maria nos motiva para viver o nosso sim de cada dia à missão que o Senhor nos confia. Hoje a Igreja faz memória a Nossa Senhora do Rosário e o Evangelho nos apresenta o SIM de Maria ao projeto de Deus. Maria é a mulher da escuta atenta da Palavra, ao dizer seu sim a Deus; diz sim à humanidade. Ela acolhe a mensagem de Deus no diálogo com o anjo Gabriel. Assim como Deus visita Maria através do anjo Gabriel, visita cada um de nós no lugar onde nos encontramos. Peça ao Senhor a graça de ficar mais atento (a) à visita de Deus em sua vida.

- Com o coração aberto, acolha o Evangelho de Lucas, Capitulo 1, versículos 26 a 38.

Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. O nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo,” Ela perturbou-se com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria a saudação. O anjo, então, disse: “Não temas, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás a luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.”Maria, então, perguntou ao anjo: “como acontecerá isso, se não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “ O Espírito Santo descerá descerá sobre ti o Senhor , e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso aquele que vai nascer é santo e será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice: já está no sexto mês aquele que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível. Então Maria disse: “ Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a sua Palavra”. E o anjo saiu da sua presença.

- O anjo Gabriel é o enviado de Deus para ir até a casa de Maria, uma jovem simples que morava num pequeno vilarejo. A Palavra de Deus chega no ambiente do seu cotidiano, na sua vida concreta, na pequenez de Nazaré; não chega através de um texto, mas por meio de um mensageiro que dialoga com Maria. Nesta visita feita pelo anjo Maria procura saber o significado da saudação e da proposta que o Senhor lhe faz. Ela é realista, quer entender, não aceita qualquer aparição ou inspiração; ela tem consciência da importante missão que está recebendo, porém não se deixa conduzir sem olhar a sua condição de serva na certeza que a ação é de Deus, por isso diz o seu SIM. Peça ao Senhor que te ensine a dizer SIM ao seu chamado.

- Você tem estado atento (a) à visita de Deus em sua vida? Como tem sido o seu Sim ao que Deus lhe pede? Percebe que a ação é de Deus naquilo que muitas vezes você não se sente apto para realizar?

- Maria na confiança diz o seu SIM ao que Deus está lhe pedindo: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua Palavra”. Acompanhemos a letra do canto de Mary Cecilia, Maria do Sim, ensina-me a viver meu SIM!

Maria do Sim, ensina-me a viver meu SIM!
Um dia Maria deu o seu SIM,
Mudou-se a face da terra,
Porque pelo SIM nasceu o Senhor
E veio morar entre nós o Amor.
Um dia eu dei também o meu SIM,
Um SIM que mudou minha vida,
Porque dar um SIM é igual a morrer,
A fim de que DEUS possa em nós viver.
Ensina-me a ser fiel como Tu
Vivendo o meu SIM cada dia
Que eu possa no mundo ser o Sinal
Da tua humildade Maria.

- Termina a sua oração agradecendo a Deus pelo sim de Maria que nos trouxe o Salvador e peça a graça de viver com alegria o sim que o Senhor lhe pede todos os dias.

- Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário