quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Palavra se fez carne - 31 de agosto, 4ª feira, 22ª semana do tempo comum


31 de agosto, 4ª feira, 22ª semana do tempo comum


- Hoje é 31 de agosto, quarta-feira, da 22ª semana do tempo comum.

- Hoje somos convidados a contemplar o mestre Jesus curando as enfermidades de toda humanidade. Sobremaneira, daqueles que estão se sentindo sucumbidos pela depressão e sofrimento. Suplique ao Senhor a capacidade de ouvir atentamente sua palavra e colocá-la em prática, sendo você também um mensageiro da esperança, desejando a todos e todas saúde e paz.

- Escuta o Evangelho Segundo Lucas 4, versículo 38 a 44:

Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los. Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus colocava as mãos em cada um deles e os curava. De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: "Tu és o Filho de Deus". Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias. Ao raiar do dia, Jesus saiu, e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo que os deixasse. Mas Jesus disse: "Eu devo anunciar a boa-nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado". E pregava nas sinagogas da Judeia.

- Jesus nos convida a experimentar o dom da cura, que nos liberta para o serviço aos irmãos e irmãs na comunidade dos fiéis. Sua ação vem para libertar o mundo que está nas trevas do sofrimento. Peçamos ao Senhor que nos livre e liberte de nossas enfermidades e que curados possamos sair a servir os irmãos e irmãs, como fez a sogra de Simão Pedro.

- Você confia plenamente na mensagem libertadora de Jesus ou estou ainda preso às minhas enfermidades e aos meus traumas? Você é capaz de sair ao encontro das pessoas para servi-las minimizando um pouco mais seus sofrimentos e sendo capaz de olhar para a agonia do próximo?

- “Eu devo anunciar a boa-nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”, diz o evangelho. Jesus compreende muito bem a essência de sua missão: vir salvar o mundo decaído. Para Jesus, ir ao encontro das pessoas é indispensável como cumprimento da vontade do Pai. Sua mensagem chega aos confins da terra e somos hoje seus colaboradores nessa tarefa. Diz o poema de Jim Brown:

Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro,
depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente
de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro.
E vivem como se nunca fossem morrer...
e morrem como se nunca tivessem vivido.

- Encerre tua oração suplicando ao Senhor que te conceda a capacidade de sair de si mesmo, como Igreja em saída e samaritana. Suplica ao Senhor o dom da cura aos enfermos. Oremos pelos que sofrem.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário