quarta-feira, 31 de agosto de 2022

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 30/08/2022

ANO C


Lc 4,31-37

Comentário do Evangelho

Autoridade de Jesus

Lucas reproduz, com poucas diferenças, a semelhante narrativa de Marcos. Porém, ele a coloca antes da vocação dos primeiros discípulos, enquanto Marcos a coloca depois. O contexto é o do ensinamento com autoridade de Jesus. "Autoridade" significa competência, coerência e autenticidade. O gesto espantoso de exorcismo é uma expressão da força transformadora da sua palavra e de seu ensino, que liberta as mentes das ideologias religiosas que deformam a face de Deus. Em confronto com os ensinamentos de Jesus encontra-se na sinagoga um espírito impuro que o questiona: "Que queres de nós, Jesus de Nazaré? Viste para nos destruir?". É o espírito que reina na sinagoga e Jesus vem libertar os que ali estão submissos a este espírito. O anúncio da Palavra abala todo sistema religioso convencional e formal. A Palavra fecunda é a que renova as comunidades e a sociedade, promovendo a unidade em torno da justiça, da dignidade humana e da paz.
José Raimundo Oliva
Oração
Pai, faze-me forte para enfrentar e vencer as forças malignas que cruzam meu caminho, tentando afastar-me de ti. Como Jesus, quero abalar o poder do mal deste mundo.
Fonte: Paulinas em 04/09/2012

Comentário do Evangelho

A palavra de Jesus faz sentido e dá sentido a tudo.

Cafarnaum é uma cidade às margens do Mar da Galileia, lugar onde fica a casa de Simão Pedro e de seu irmão André; lugar, ao que tudo indica, que Jesus estabeleceu sua morada. O episódio na sinagoga de Nazaré havia antecipado os acontecimentos de Cafarnaum, o que dava ao discurso um caráter programático. No seu ensinamento, Jesus desperta a admiração de quem o ouve, pois a sua palavra tem autoridade, isto é, coerência, faz sentido e dá sentido a tudo. O seu ensinamento causa admiração porque sua palavra é sentida como um sopro que comunica o Espírito Santo. A presença de Jesus e o seu ensinamento comunicam a graça de Deus, ao mesmo tempo que revelam os males do coração humano. Definições filosóficas, aqui, não nos ajudam a compreender a realidade do mal. O mal é o que faz mal; é algo do ser humano que resiste e se opõe ao desígnio salvífico de Deus e desfigura o homem criado à imagem e semelhança de Deus. O texto é uma proclamação de fé na palavra de Jesus que vence o mal. Essa palavra eficaz, ao entrar no coração do ser humano, expulsa o mal.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, faze-me forte para enfrentar e vencer as forças malignas que cruzam meu caminho, tentando afastar-me de ti. Como Jesus, quero abalar o poder do mal deste mundo.
Fonte: Paulinas em 02/09/2014

Vivendo a Palavra

A missão de Jesus é a missão da Igreja e, portanto, a nossa missão: trazer, pela fé, a libertação aos irmãos que padecem de dores e doenças; que sofrem e estão possuídos por sentimentos que escravizam e entristecem o coração, como ódio, desejo de vingança, inveja, e egoísmo.
Fonte: Arquidiocese BH em 04/09/2012

VIVENDO A PALAVRA

A missão de Jesus é a missão da Igreja e, portanto, a nossa missão: trazer, pela fé, a libertação aos irmãos que padecem de dores e doenças; aos que estão possuídos por sentimentos que escravizam e entristecem o coração, como ódio, desejo de vingança, inveja e egoísmo.
Fonte: Arquidiocese BH em 04/09/2018

VIVENDO A PALAVRA

Desde o início da vida pública, Jesus demonstrava o seu poder diante do mal, da doença e das prisões. Aqui, Ele liberta um homem possuído por um espírito mau. No tempo que se chama hoje, Ele continua nos libertando das tentações que levam aos pecados: a riqueza ambiciosa que empobrece a todos, o poder que oprime o irmão e o gozo egoístico dos prazeres.
Fonte: Arquidiocese BH em 01/09/2020

Reflexão

As pessoas ficam admiradas com Jesus, porque ele ensina como quem tem autoridade. De onde vem a autoridade de Jesus? Não é uma autoridade política, pois Jesus não ocupava nenhum cargo importante na sociedade, e não é uma autoridade religiosa institucional, já que Jesus não tinha nenhuma função importante no templo ou na sinagoga. Podemos afirmar que a sua autoridade vem de si próprio, pois ele é Deus, mas o povo não sabia disso. O povo percebe a autoridade de Jesus a partir da coerência entre a sua pregação e a sua vida, compromissada com os pobres, necessitados e oprimidos, numa constante e vitoriosa luta contra todo tipo de mal.
Fonte: CNBB em 04/09/2012 e 02/09/2014

Reflexão

Onde está Jesus, não há lugar para as forças do mal. Justamente porque ele é o “Santo de Deus”, conforme expressão do anjo Gabriel a Maria (Lc 1,35). Ele “fala com autoridade”. Sua palavra é eficaz, realiza o que diz (v. 36). “Ele dá ordens aos espíritos impuros, e eles saem”. Diante da multidão maravilhada, Jesus expulsa o demônio impuro. Segundo a mentalidade da época, a doença era atribuída a um poder maligno personificado, o demônio. Como entender essa expulsão? “A principal ação do demônio é alienar as pessoas, impedindo-as de pensar e agir por si mesmas. Tudo aquilo que aliena as pessoas é mau e demoníaco, e então compreendemos que as ideologias, as propagandas mentirosas, os sistemas, as estruturas opressoras são agentes do demônio, enganando e manipulando o povo” (Ivo Storniolo).
(Dia a dia com o Evangelho 2018 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)
Fonte: Paulus em 04/09/2018

Reflexão

Onde está Jesus, não há lugar para as forças do mal. Justamente porque ele é o “Santo de Deus”, conforme expressão do anjo Gabriel a Maria (Lc 1,35). Ele “fala com autoridade”. Sua palavra é eficaz, realiza o que diz (v. 36). “Ele dá ordens aos espíritos impuros, e eles saem”. Diante da multidão maravilhada, Jesus expulsa o demônio impuro. Segundo a mentalidade da época, a doença era atribuída a um poder maligno personificado, o demônio. Como entender essa expulsão? “A principal ação do demônio é alienar as pessoas, impedindo-as de pensar e agir por si mesmas. Tudo aquilo que aliena as pessoas é mau e demoníaco, e então compreendemos que as ideologias, as propagandas mentirosas, os sistemas, as estruturas opressoras são agentes do demônio, enganando e manipulando o povo” (Ivo Storniolo).
Oração
Ó Jesus, “Santo de Deus”, despertas a admiração dos galileus porque, com autoridade, dás ordem aos espíritos maus, e eles te obedecem. As pessoas ficam libertadas, e o Reino de Deus se propaga. Queremos nos unir ao povo que te louva ao reconhecer teu poder divino e tua obra libertadora. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))
Fonte: Paulus em 01/09/2020

Reflexão

A região da Galileia pode ser comparada às nossas periferias de hoje. Para lá Jesus desce a fim de proclamar e realizar o bem. O papa Francisco tem insistido para que a Igreja esteja em saída para as periferias geográficas e existenciais. O homem possuído pelo espírito de um demônio impuro está dentro da sinagoga. Isso é uma evidente crítica à estrutura de uma comunidade que também está doente. Jesus é autêntico, sua autoridade ameaça as forças do mal. Uma comunidade que alimenta e vive a íntima relação com Deus promove a libertação das pessoas e não se conforma com os sistemas injustos do mundo e da religião. Que, a exemplo de Jesus, possamos ser portadores de libertação e vida nova para as pessoas de nosso tempo.
(Dia a dia com o Evangelho 2019 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)

Recadinho

Falar com autoridade significa falar com conhecimento e com vivência. Você age assim? - Procura colaborar para a valorização das pessoas ou espalha os defeitos dos outros? - Há muitas pessoas doentes que são marginalizadas pela sociedade. Sua comunidade se preocupa com elas? - Tem consciência de que Deus reserva para eles um lugar especial no reino? - Procura colaborar com os que cuidam destes nossos irmãos?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 – Santuário Nacional em 02/09/2014

Comentário do Evangelho

A RUÍNA DO ESPÍRITO MAU

A desarticulação dos esquemas do espírito mau fazia parte do ministério de Jesus. Vítima das forças demoníacas, o ser humano via-se privado de sua dignidade e reduzido à condição de inimigo de Deus. A libertação tornava-se uma exigência premente. Em todas as circunstâncias em que se defrontou com alguém subjugado pelo espírito mau, Jesus não se furtou em socorrê-lo.
Assim aconteceu com o homem possuído por um espírito impuro, encontrado na sinagoga de Cafarnaum.
Não deixa de ser contraditória a presença de um possesso na assembléia litúrgica sinagogal, em dia de sábado. Tem-se a impressão de que ele foi lá só para se defrontar com o "Santo de Deus". Foi é a maneira como se dirigiu a Jesus.
O demônio constatou a inexistência de pontos em comum entre ele e Jesus. Aliás, pensou que este nada teria a ver com ele. Enganou-se! Ele está na mira do "Santo de Deus" para ser arruinado e ser obrigado a pôr fim à opressão imposta aos seres humanos. Estava chegando ao fim sua liberdade de ação. Doravante, iria defrontar-se com o Messias, o qual se colocaria sempre na defesa da pessoa que estivesse fragilizada por sua ação maligna.
O Mestre agiu com severidade, servindo-se da autoridade e do poder recebidos do Pai. E o homem, livre da opressão demoníaca, pode finalmente associar-se à assembléia cultual.
Oração
Espírito que desarticula o poder do mal, liberta todos os que vivem subjugados pelas forças malignas e, assim, impedidos de reconhecer o amor de Deus, manifestado em Jesus.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Dom Total em 02/09/2014

Meditando o evangelho

DOIS PROJETOS INCOMPATÍVEIS

O empenho libertador de Jesus encontrou adversários ferrenhos, que agiam em sentido contrário. A possessão demoníaca era símbolo de um projeto incompatível com o de Jesus. Os demônios tinham-lhe aversão. Sua simples presença era suficiente para arruiná-los. O Mestre tornava-os incapazes de oprimir os seres humanos. Não lhes permitia exercer sua ação maligna sobre as pessoas. Antes, arrancava-as de suas mãos, devolvendo-lhes a liberdade e a capacidade de decidir-se pela razão iluminada por Deus.
A ação do mau espírito não se limita a determinados espaços, considerados profanos. Até mesmo numa assembléia litúrgica, como acontecia na sinagoga de Cafarnaum, encontra-se gente que não é movida pelo espírito de Deus. A simples presença física, num espaço tido como sagrado, não é suficiente para tornar a pessoa imune à ação do espírito inimigo de Jesus. O demônio lança seus tentáculos também aí.
A única maneira de o discípulo do Reino manter-se imune das investidas do demônio consiste em tomar Jesus como centro sua vida. Não mediante uma referência puramente teórica e abstrata, e sim, conformando-se com o projeto de vida do Mestre. Onde impera o amor e a prática da justiça - parâmetro da vida do discípulo -, não existe campo de ação para o mau espírito.
(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))

Oração
Senhor Jesus, que meu projeto de vida se conforme sempre mais com o teu, de modo que a ação do mau espírito não possa agir em mim.
Fonte: Dom Total em 04/09/2018 e 01/09/2020

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. O Bem e o Mal
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

A gente pode se perguntar como é possível na comunidade ter uma pessoa possessa do demônio, mas o texto desse evangelho está justamente mostrando que comunidade não é lugar de gente alienada mais de pessoas que livremente fizeram a opção de viver o seu discipulado. Há em Jesus e consequentemente na comunidade cristã, uma força libertadora que supera as Forças do Mal, aqui personificada em um demônio, que havia se apossado de um dos membros. Os ensinamentos de Jesus, suas palavras enchiam de admiração as multidões, que ficavam maravilhadas porque Jesus ensinava como quem tem autoridade.
Claro que Jesus tinha uma oratória eloquente, mas não é da forma de ensinar, que as pessoas se admiram, mas sim do conteúdo, suas palavras geram algo novo em quem as ouve, de modo que as liberta de qualquer Força alienadora.
Ouvir a palavra de Deus marca o início de um processo onde, ter fé será o próximo passo, mas é claro que não poderá ficar só nisso. Até o demônio conhecia Jesus e sabia muito bem quem ele era: o Santo de Deus, olha que bela profissão de Fé! Entretanto, saber quem é Jesus e dizer isso com palavras, não é suficiente para experimentar o processo de libertação, é necessário fazer uma firme e corajosa opção por ele, não dando assim nenhuma chance para o mal, que insiste em nos dominar, como esse demônio.
As palavras de Jesus são rigorosas e firmes "Cala-te e sai dele", e o Espírito maligno abandonou aquele homem, indo embora sem fazer-lhe mal algum. Que ninguém se iluda achando que na comunidade estará protegido da Força do Mal, pois ela age de maneira insistente, na vida dos que aderiram a Jesus, seu evangelho e sua igreja, sem dar trela, é preciso ter a mesma firmeza de Jesus, fazendo com que nossas pastorais e movimentos, possam ser lugar de encontro com Jesus Libertador, e nas celebrações o momento oportuno em que se realiza esse encontro, com a sua palavra, e com a Eucaristia, onde o Cristo presente em nossa vida, continua expulsando as forças do mal. No coração do cristão só pode haver lugar para uma Força, a graça e o poder, o Bem supremo que é Jesus.

2. Eu sei quem quem tu és: o Santo de Deus! - Lc 4,31-37
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Em Cafarnaum, à beira do lago de Genesaré, em dia de sábado, entramos na sinagoga e lá está Jesus, ensinando. Jesus ensina. Vamos aprender com ele, porque ele ensina com autoridade. De onde lhe vem a autoridade? Do Pai do Céu. O que ele ensina? O caminho para a vida. Ele é o verdadeiro caminho para a vida. Nós gostamos de viver e queremos viver para sempre. Ninguém quer ser destruído, nem o espírito impuro. Na sinagoga estava um homem possuído por um espírito impuro. Quando viu Jesus, o espírito, pela boca do homem que ele estava possuindo, gritou: “Vieste para nos destruir?”. O demônio introduziu no mundo o pecado e, com o pecado, a morte. Demônio, pecado e morte andam juntos. Agora veio Jesus para trazer a graça e a vida. Sim, ele veio destruir o poder do demônio, que paralisa o ser humano e tira-lhe a vida. O Verbo de Deus se fez homem e se pôs decididamente ao lado do ser humano. O demônio e seus agentes diminuem o ser humano e o neutralizam. Tiram-lhe o ânimo e impedem-no de agir. A palavra de Jesus, porém, é forte e tem autoridade: “Cala-te, sai dele”.
Fonte: NPD Brasil em 01/09/2020

HOMILIA DIÁRIA

A Casa de Deus está aberta a todos os homens

Postado por: homilia
setembro 4th, 2012

Como bom judeu num dia de sábado, Jesus entra na sinagoga de Cafarnaum e começa a ensinar os Seus discípulos que, por falta de conhecimento científico, – não só neles mas também para todas pessoas do seu tempo e a ignorância sobre o funcionamento do corpo humano – fazia com que se atribuísse aos demônios algumas enfermidades. Tal fenômeno acontecia, sobretudo, com os transtornos psíquicos, as enfermidades mentais, nas quais o modo de agir do enfermo – gritos, falta de controle dos movimentos, ataques – era o que mais chamava a atenção.
É neste ambiente que surge o homem que Lucas nos descreve como sendo possuído por demônio e que levantando a voz grita: “Ei, Jesus de Nazaré! O que você quer de nós? Você veio para nos destruir? Sei muito bem quem é você: é o Santo que Deus enviou!”
A palavra “louco” era o equivalente a dizer “endemoniado”. Passando a ser o mesmo que dizer “impuro”, ou seja, possuído por um espírito impuro, o diabo.
O impuro é o que está carregado de forças perigosas e desconhecidas, como o puro é o que tem poderes positivos. Quem se aproxima do impuro, não pode aproximar-se de Deus. E por isso todos fugiam deste homem segundo a lei latente no livro do Levítico.
À medida em que o povo foi evoluindo de uma religião mágica para uma religião de responsabilidades pessoais, essas ideias foram caindo em desuso. E Jesus abole de uma vez por todas esta lei. E o que prova isto é que a cerimônia do exorcismo acontece dentro da sinagoga para fazer entender que também o excluído do povo tinha direito de se salvar porque é filho de Deus. Também poderia participar da mesa dos filhos, e poderia falar com Deus na oração. É membro do corpo místico de Cristo, é membro da Igreja.
O fato da cena acontecer no interior da sinagoga é que é nela que se reunia todo o povo aos sábados para assistir a oração e escutar o rabino, ou qualquer outro que quisesse fazer o comentário dos textos da Escritura que se havia lido. Era um lugar familiar, mais popular e mais leigo, já que nela se podia falar livremente, interromper, e não era necessária a presença de nenhum ministro sagrado. O rabino era um mestre-catequista.
E Jesus aproveita esta familiaridade para incluir o irmão através da expulsão do demônio:“Cale a boca e saia deste homem!” Diante de todos, ao que o demônio obedece e sai.
Sem querer chegar ao conceito “puro-impuro” dos tempos antigos, muitos enfermos do tipo subnormais, drogados, adúlteros, alcoólatras etc, estão hoje marginalizados da comunidade. Os sadios se safam deles, querem escondê-los como uma vergonha familiar, não se lhes dão oportunidades de reabilitação para que possam contribuir para a sociedade. São verdadeiramente os “novos impuros”.
Qual tem sido a sua posição ante o seu parente que vive esta situação? Não se esqueça que o sinal de Jesus, neste Evangelho de hoje, é sinal de que a Casa de Deus, a comunidade cristã, está aberta também para esses homens e mulheres diminuídos. É sinal de Salvação: Deus valoriza e tem para eles um lugar e uma missão. Basta que você lance “mão à obra” e se converta em verdadeiro discípulo e missionário de Jesus Cristo. E a notícia de Jesus se espalhará por toda a parte, fazendo com que haja um só Pastor e um só rebanho no mundo inteiro.
Padre Bantu Mendonça
Fonte: Canção Nova em 04/09/2012

HOMILIA DIÁRIA

Expulse o maligno de sua vida com a autoridade do Espírito Santo

Precisamos agir com o poder e a autoridade do Espírito Santo de Deus para que os espíritos malignos não ajam em nossa vida, não ajam em nossa casa, em nossa família.

Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem” (Lucas 4, 36).

Nós estamos contemplando a ação do Espírito Santo na vida de Jesus. Assim como o Espírito Santo concede a Jesus a autoridade para ensinar e para proclamar a Palavra, o mesmo Espírito concede a Nosso Senhor a autoridade sobre os espíritos impuros, malignos. Ele toma posse dessa realidade e com poder e autoridade expulsa os espíritos do mal.
Quero dizer hoje uma coisa ao fundo do seu coração: eu e você precisamos tomar posse disso, precisamos respeitar a autoridade do Espírito Santo de Deus em nossa vida! Sim, o mesmo Espírito, que agia em Jesus, age também em nós. Precisamos agir com o poder e a autoridade d’Ele para que os espíritos impuros, para que os espíritos malignos não ajam em nossa vida, não ajam em nossa casa, em nossa família e não tomem conta do nosso lar.
Quando falamos dos espíritos impuros, nos referimos a todas as imundícies que o mal provoca no meio de nós, a todos aqueles sentimentos negativos e a todos os espíritos de acusação, de maledicência, de mentira, de fofoca, de intriga, de acusação, de nos colocarmos uns contra os outros. Referimo-nos a todos aqueles espíritos de gritaria, de discussão, de desentendimento, quando dentro da casa ninguém consegue se comunicar com ninguém e quando se comunicam – me desculpem a expressão – parece um inferno, porque é um bate-boca, um falando contra o outro, um jogando acusação contra o outro.
Na verdade, é assim que os espíritos impuros, que estão nos ares, agem no meio de nós, para que espalhemos acusações uns contra os outros; colocando irmão contra irmão; marido contra mulher; os filhos contra os pais; os pais contra os filhos.
Quantas discussões tolas, sem fundamentos, quantas brigas desnecessárias! Uma coisa é não nos entendermos, é termos pensamentos diferentes e ficarmos indignados com aquilo com qual não concordamos e não achamos correto. Outra coisa é a maledicência, é a acusação contra os outros; outra coisa muito perigosa é toda e qualquer gritaria.
Na autoridade de Jesus, tire a gritaria da sua vida, expulse esse espírito de acusação da sua casa, da sua família e do seu casamento! Humanamente, eu e você não podemos fazer isso. É no poder e na autoridade do Espírito de Deus que nós precisamos expulsar os espíritos que não são de Deus!
Que o bom Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

HOMILIA DIÁRIA

Cristo expulsa o mal da nossa vida

Precisamos conquistar a pureza das crianças, porque Jesus é aquele que expulsa o mal e as impurezas da nossa vida

“Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem” (Lucas 4,36).

Jesus estava na sinagoga e havia um homem possuído por um espírito impuro, que gritava em alta voz: “Quem és tu, Jesus de Nazaré? Vieste aqui para perder-nos”. É muito importante salientar que o espírito maligno é impuro, sujo, e a obra dele é sujar o mundo, torná-lo imundo e impuro, é deixar toda a humanidade suja.
Já deu para ver que é horrível uma casa suja, uma cidade suja, um mundo totalmente sujo e impuro, mas pense como é horrível uma alma impura, suja e imunda, e a obra dele é justamente essa.
Não fique pensando que possessão é o fato de uma pessoa começar a gritar ou falar palavras desordenadas. É óbvio que existem casos de possessões por todo o mundo, mas a grande possessão do mundo é a impureza.
O maligno não se conforma só com o coração, ele começa pela mente. Uma mente suja tem muitas maldades, ela vê tudo pela ótica do mal. Não é difícil ver quando as pessoas vão conversar, e logo no início da conversa alguém já traz o negativo e o maldoso. O problema é a maldade que já está na cabeça, depois do coração que fala por meio da boca e sai mais coisas maldosas e impuras que estragam a melhor coisa que queremos conversar, pensar ou fazer.
A forma de o inimigo agir no mundo em que estamos é para nos tornar pessoas impuras. E de que maneira isso acontece em nós? Somos uma mistura, o bem está em nós, a graça de Deus está em nós, as virtudes estão na nossa vida e no nosso coração, entretanto, deixamos misturar aquilo que é sujo e impuro, e então vem palavras, pensamentos e sentimentos. As coisas estão se misturando dentro de nós, e por isso precisamos da autoridade de Jesus.
Jesus tem autoridade e poder sobre os espíritos impuros. Em outras palavras, Jesus tem o poder de nos purificar e de expulsar aquilo que tira de nós o esplendor de sermos à imagem e semelhança do Senhor.
Não permitamos que os espíritos impuros dominem nossas casas, nossas famílias, relações familiares, amizades e tudo aquilo que fazemos, pois temos muitas discórdias, acusações, brigas, ciúmes, invejas, e prevalece, no nosso coração, o rancor, o ressentimento e a mágoa, porque isso tira a pureza de Deus em nós.
Olhe para uma criança ou pegue um bebê no colo. Neles não há nenhuma impureza, não há nenhum sentimento mal, não há a mistura do mal com o bem, por isso o Reino dos Céus é das crianças, e precisamos conquistar a pureza delas, porque Jesus é aquele que expulsa o mal e as impurezas da nossa vida.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 04/09/2018

HOMILIA DIÁRIA

A Palavra do Senhor expulsa os espíritos maus da nossa vida

“‘Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem’” (Lucas 4,36).

Estamos contemplando o poder da Palavra de Jesus; na verdade, Jesus é a Palavra viva e encarnada, a Palavra eterna do Pai. A Palavra de Deus tem poder e autoridade, e como devemos nos render à Palavra de Jesus, porque passamos por tantas situações inquietantes da vida que perturbam a nossa própria existência.
Quem é que pode acalmar os demônios que nos atormentam, as inquietações que fervem dentro do nosso ser? A Palavra de Jesus tem poder, e a Palavra d’Ele que é Ele, mesmo agindo, expulsa os espíritos impuros.
Esse homem que estava na sinagoga possuído por um espírito impuro viu que os espíritos impuros começaram a gritar quando viram Jesus, e eles mesmo disseram: “Você veio para nos destruir? Eu sei quem tu és: o Filho de Deus, o Santo de Deus”, e Jesus ameaçando-os disse: “Cala-te e sai dele”.

Os espíritos impuros estão aí com sentimentos impuros, com olhar impuro agindo e perturbando a nossa vida

A Palavra de Deus quer expulsar da nossa vida todos os espíritos impuros que estão gritando dentro de nós. E não são poucos, tem muito medo, rancor, ira, ressentimentos, mágoas, decepções e inquietações que estão gritando dentro de nós; as nossas vaidades que nos perturbam a cada dia, as maldades que entram em nós e, muitas vezes, não as percebemos.
Os espíritos impuros estão aí com sentimentos impuros, com olhar impuro agindo e perturbando a nossa vida e a nossa existência. Precisamos nos render ao poder de Jesus, ao poder da Palavra de Deus, porque a Palavra d’Ele não só cria, como fez lá no princípio criando todas as coisas, como cria um coração novo, um espírito novo dentro do nosso ser, mas a Palavra d’Ele expulsa o que é mau.
O mal foge, teme e não resiste à Palavra do Senhor nosso Deus. Por isso, é uma provocação e um questionamento a nossa vida: Qual é o lugar que a Palavra de Deus ocupa no nosso coração? Qual é o lugar que a Palavra de Deus ocupa em nosso ser?
Se os demônios temem, tremem e fogem da Palavra de Deus, não podemos fugir dela, temos que nos refugiar nela, encher-nos dela e nos colocarmos na sentinela da Palavra, para que ela esteja em nós, esteja nos nossos pensamentos e nos nossos sentimentos. Que a Palavra de Deus esteja no nosso coração a todo momento para que nenhum tormento tome conta da nossa alma. A Palavra de Jesus é poderosa, e a ela queremos nos render.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 01/09/2020

Oração Final
Pai Santo, infunde em nós os mesmos sentimentos que animavam os discípulos de Jesus em sua peregrinação. Dá-nos a alegria, a simplicidade, o desapego aos bens efêmeros que a ferrugem corrói. Ajuda-nos, Pai Amado, a sermos discípulos missionários do Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 04/09/2012

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, infunde em nós os mesmos sentimentos que animavam os discípulos de Jesus em sua peregrinação. Dá-nos a alegria, a simplicidade e o desapego aos bens efêmeros que a ferrugem corrói. Ajuda-nos, Pai querido, para que sejamos discípulos missionários do Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 04/09/2018

ORAÇÃO FINAL
Pai misericordioso, ensina-nos a admiração e o encantamento pela Palavra de teu Filho, como ensinaste àqueles ouvintes da sinagoga de Cafarnaum. Que a Palavra de Jesus penetre nos corações e se manifeste no nosso jeito de viver, mantendo-nos sempre atentos às necessidades dos companheiros de caminhada. Pelo mesmo Jesus, o Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 01/09/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário