quarta-feira, 31 de agosto de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 4,31-37 - 30/08/2022


Busque viver a autoridade que recebeu de Deus

“Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: ‘Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: Tu és o Santo de Deus!’ Jesus o ameaçou, dizendo: ‘Cala-te, e sai dele!’ Então, o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum” (Lucas 4,33-35).



Meus irmãos, este Evangelho narra este homem que estava na sinagoga. Embora estivesse na sinagoga, num templo de Deus, ele estava possuído por um espírito impuro. E Jesus libertou aquele homem daquele espírito impuro que ele tinha.
Estão vendo, meus irmãos? Não é porque nós estamos na igreja, até rezamos, que não há males em nós; ainda há muitos males em nós. Precisamos muito da purificação de Deus, da purificação que vem d’Aquele que é puro, que vem d’Aquele que é o Santo, de Cristo. E o Cristo visitou aquele homem, purificou aquele homem.
Olhemos para nós, olhemos para o nosso interior: quantas impurezas nós trazemos em nós? Impureza em nossa mente; impureza em nosso coração; impureza em nosso corpo… Precisamos da purificação. E a purificação vem através de Cristo, do encontro pessoal com o Nosso Senhor Jesus Cristo.
Jesus, ao libertar aquele homem, inaugura e apresenta realmente a presença d’Ele, do Messias. É a ação messiânica, a ação do Messias expulsa o mal, a ação do Messias trouxe um novo tempo para aquele homem; e trás um novo tempo também para cada um de nós.

Vivamos também a nossa autoridade de filhos de Deus e expulsemos os males que estão à nossa volta

Ele quer nos libertar; e Ele tem autoridade para nos libertar. A autoridade de Jesus, comentavam: “De onde vem essa autoridade?”; a autoridade de Cristo vem do Alto, veio do Alto, por isso, Ele ensinava, libertava, expulsava o mal.
Peçamos, hoje, que o Senhor nos encontre, que Ele encontre a nossa verdade, que Ele encontre as nossas impurezas e, por Ele, sejamos purificados: “Purifica, Senhor, a nossa mente; purifica, Senhor, o nosso coração. Purifica-nos, Senhor, para que possamos Te servir, Te seguir e Te amar”.
E, ao mesmo tempo, irmãos, ao recebermos a purificação de Deus, ao recebermos a graça de Deus — e nós a recebemos através do nosso batismo —, também temos uma autoridade.
Que você também seja e viva a autoridade de filho de Deus, de filha de Deus, para também expulsar os males que estão na sua casa, no seu trabalho. “Que autoridade é essa?”; “De onde vem?”; “Vem do conhecimento?”; “Vem do meu estudo?”. Não, a autoridade vem de Deus. Então, busquemos viver a autoridade que nós recebemos também de Deus.
Purificados por Ele, vivamos na liberdade; purificados por Ele, vivamos também a nossa autoridade de filhos de Deus e expulsemos os males que estão à nossa volta.
“Obrigada, Senhor, pela Sua autoridade na nossa vida e ajuda-nos a viver com autoridade o nosso batismo!”.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário